quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

MUSICOTERAPIA

Mercado de Trabalho em expansão aumenta a procura nas faculdades
Musicoterapia é a ciência que utiliza a música como auxiliar em tratamentos de ordem física, emocional ou mental.
Até onde se sabe, tudo começou no início do século XX na Europa e Estados Unidos durante a guerra, quando médicos que tratavam veteranos feridos, perceberam que após a visita de músicos voluntários que se apresentavam para os doentes, o quadro de saúde demonstrava uma melhora significativa.
Desde então, a música começou a ser utilizada e estudada como método de aplicação científica, até que em 1972 foi criado o primeiro curso de graduação que era aplicado somente no
Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.
Atualmente existem mais de 127 cursos, que vão da graduação ao doutorado. Segundo especialistas, a música atua positivamente nos hemisférios cerebrais. A melodia trabalha o emocional; a harmonia o racional e a inteligência; enquanto o ritmo atua na expressão corporal.
Percebeu-se ao longo do tempo, que os pacientes apresentavam um resultado diferente a cada ritmo produzido. Por isso, o musico terapeuta deve estudá-lo detalhadamente, aliando ao seu tratamento, as impressões dos demais profissionais envolvidos em cada caso, podendo utilizar além da música, os sons e suas freqüências.
Uma equipe da FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas desenvolveu um estudo nos hospitais Paulistano, TotalCor e Bezerra de Menezes, e chegou a conclusão de que a Musicoterapia melhora o humor e antecipa a alta médica dos hospitalizados.

Entrevistamos a Musico Terapeuta Juliana Domingues Pauletti, professora da
FPA – Faculdade Paulista de Artes de São Paulo:

M! O que é necessário para ser um musico terapeuta?
Juliana: É necessário formação acadêmica em faculdade e estágio obrigatório de quinhentas horas, para que seja aplicado na prática todos os conhecimentos adquiridos.
A Musicoterapia é uma matéria científica, do estudo do desenvolvimento humano, cerebral e teoria da psicologia. Entre as matérias aplicadas na faculdade estão: música, prática vocal, violão, teclado, flauta, percussão, prática de conjunto, teoria musical, percepção e teoria da musicoterapia. Abrangendo a área da saúde, o futuro musico terapeuta aprenderá: fisiologia, neurologia, psiquiatria, teoria psicológica, anatomia e até um pouco de farmacologia. Embora o profissional nunca irá medicar, é preciso ter o conhecimento do efeito que alguns remédios podem causar, que justifiquem possíveis alterações no comportamento dos pacientes durante o tratamento.
O estágio inicia no quarto semestre e pode ser feito em hospitais, clinicas particulares, escolas e empresas. Inicialmente o aluno vai aprender a observar o ambiente e o ser humano. Algum tempo depois, inicia-se a observação juntamente com um musico terapeuta, quando irá começar a entrar no campo clínico assistindo a sessão, no mínimo, durante sessenta horas. Neste estágio, ele começará a entender como funciona a Musicoterapia. Finalmente, passará por um estágio de co-terapia atuando junto com o musico terapeuta que está acima do seu semestre, antes de se tornar independente. Mesmo assim, ainda terá uma supervisão semanal na faculdade, específica para cada estágio que realizar.

M! E em relação ao mercado de trabalho?
Juliana: O campo de trabalho é bem amplo. Pode-se trabalhar em empresas, clínicas, consultórios particulares, escolas, hospitais, trabalhos de prevenção, desenvolvimento infantil, com mulheres grávidas, onde se atua durante a gestação com sessões que fortaleçam a relação entre mãe e filho; pessoas especiais e trabalhos de pesquisas.

M! Qual é o perfil do músico terapeuta?
Juliana: É necessário gostar de lidar com pessoas, mas não no sentido de ajudar. A Musicoterapia não é ajuda. O ‘ser terapeuta’ está num outro nível de ajuda, não basta ter somente boa vontade. Entre os alunos estão: músicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, arte terapeutas, médicos e curiosos. Quando eu descobri o curso, ainda não era tão divulgado. Eu já era musicista e estava procurando faculdade com a intenção de fazer psicologia ou medicina. A minha professora de filosofia no colégio, me contou que havia a faculdade de musicoterapia e foi assim que eu tomei conhecimento.

Informações sobre a profissão:
www.boasaude.uol.com.br
www.musicoterapiabrasil.org

Onde estudar:
FPA – SP – http://www.fpa.art.br/
FMU – SP – http://www.fmu.br/
FAP – Curitiba – http://www.fapr.br/
UFG – Goiania – http://www.musica.ufg.br/
CBM – Rio de Janeiro – http://www.cbm-musica.org.br/
EST – São Lourenço – http://www.est.com.br/
UBAM – http://www.ubam.mus.br/

ASSISTA O VÍDEO DA ENTREVISTA:


REVISTA MÚSICO! N.2 - OUTUBRO/09 - PÁGINAS 24 E 25

*
*
*
Publicidade: