terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ARNALDINHO DO CAVACO - Por: Adauto Alves

Aos 13 anos de idade, Arnaldinho começou a participar das rodas de choro com seu pai, o músico Nelson Pacheco da Silva, [que toca violão, teclado e cavaquinho], a quem atribui o seu dom musical. Desde aquela época, estudava Música, mas só levou mesmo a sério, por volta dos 19 anos, quando finalmente se profissionalizou.

Teve vários incentivadores e professores. Aprendeu leitura com o Prof. Manuel Monteiro; violão clássico com o Prof. José de Oliveira e teoria musical com a Profª. Ondina Magalhães, da
Ordem dos Músicos do Brasil.

Ele considera que, de tudo o que aprendeu, o que ficou de mais agradável e útil foi “a capacidade de ler e escrever partituras e colocar nelas a harmonia”, confessou.

Arnaldinho do Cavaco ressalta que os personagens decisivos na sua formação musical foram: O cavaquista Zinomar Pereira, Evandro do Bandolim, o violonista clássico José de Oliveira e o bandolinista Izaias. Além, é claro, de Luizinho 7 Cordas.

Já acompanhou grandes nomes do choro, como Isaias, Milton de Mori, Ale Ferreira, João Macacão, Edmilson Capelupi, Zé Barbeiro e muitos outros. Era o violonista preferido do Mestre Jamelão e também tocou para Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho entre outros nomes importantes do samba.

Gravou “O melhor do choro (1997), editou uma vídeo-aula (1999) com releitura em vários países, gravou o ” Família Contemporânea” (2002); de 2003 a 2005, esteve na Califórnia Brazil Summer Camp, onde participou e deu palestras sobre o Choro Instrumental.

Atualmente, comanda aos sábados o “ Ponto de Encontro do Choro”, Fundado pelo Seu Miguel
(In Memorian), na Loja de instrumentos musicais Contemporânea, na Rua General Osório, 46 – Santa Ifigênia – SP. Maiores informações: Tel. 11 3221-8477.
*
*
*
Publicidade: