segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

BIRO DO CAVACO completa 20 anos de carreira

Proprietário da Biru’s Produções no bairro do Jabaquara em São Paulo, BIRO DO CAVACO nos recebeu carinhosamente para uma entrevista.
Quando chegamos, sem conhecê-lo pessoalmente, tínhamos em mente, fazer uma daquelas entrevistas com perguntas e respostas. Mas o seu jeito espontâneo e cativante nos conquistou. Em poucos minutos
estávamos nos sentindo como se nos conhecêssemos desde a infância. Ficamos felizes por estar com mais um expoente do samba da década de 90 que apesar de tanto sucesso, ao contrário de muitos, conserva até hoje o jeito alegre e simples de menino da zona sul.
Mostrou-nos sua escola de música, especializada em preparar a nova geração, no ensino de instrumentos de cordas (violão, cavaquinho e banjo) e o curso que criou em revista e DVDs há mais de quinze anos. Divididos em três séries (básico, intermediário e avançado) para cavaquinho e violão, são vendidos através de seu site e entregues em todo o Brasil.
Apesar da simplicidade nas instalações, o que chama atenção é a bela parede vermelha, repleta de Cd’s que cuidadosamente expostos, revelam o orgulho do artista em suas realizações.
Biro contou que viajou para Guatemala, Equador, Honduras, Japão, e vários outros países da América Central. Este ano, comemorando vinte anos de carreira, está fazendo uma curta temporada no Jabuca’s Bar, no mesmo bairro onde fica a sua escola.
Num bate papo descontraído, nos apresentou o seu sócio Zé Roberto [que estava fazendo
aniversário] e cantamos parabéns pra ele.
Aproveitando o clima, não resisti e pedi para que ele cantasse a música “aquarela” da versão de seu Cd ‘E ELE ATENDEU O MEU PEDIDO!’. Naquele momento, eu tenho que confessar: senti-me uma tiete...
Fomos até o memorial vermelho. Chegando lá, com o orgulho explícito no olhar, BIRO DO CAVACO mostrou o Cd que mudou a sua vida, com a música que só quem tem menos de um ano de idade não deve conhecer. JÉSSICA, foi cantada e tocada por praticamente todos os músicos da noite e bandas de baile. Se você perguntar por aí, vai descobrir milhares de histórias de amor que começaram ao som dessa canção e resultaram no batismo homônimo de meninas pelo mundo à fora.
“O NOME DELA É JÉSSICA, EU JÁ FALEI PRA VOCÊ, É A COISA MAIS LINDA, QUE DEUS PODE TRAZER...” tocou um trechinho com seu cavaquinho, despertando a saudades da época em que havia vida noturna na histórica ‘Bixiga’ em São Paulo.
Depois de Jéssica, vieram tantas outras que ele até teve dificuldades em lembrar a letra pra tocar um pedacinho pra gente [coisa de compositor famoso].
Momentaneamente se lembrou da faixa “Trocando olhares” e aí foram surgindo mais algumas, inclusive instrumentais.
Emocionado lembrou-se da época em que tinha um Bar na Vila Mariana chamado “Biru’s Bar” onde reunia os amigos que depois participaram do seu Cd ao Vivo. O mais recente, com o título “Amanhã tem pagode”, foi lançado há um ano e meio.
Incentivador de novos talentos, apadrinhou os Grupos Katinguelê, Arte Final, o cantor Belo, entre outros.
Seu próximo projeto é a gravação de um DVD com lançamento previsto para 2010.

Contato:
www.birodocavaco.com.br
Tel.: 11 5011-5710

Foto e Reportagem: Claudia Souza
REVISTA MÚSICO! - N.3 - NOVEMBRO/09 - PÁGINA 22
* * * Publicidade: