quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

MÚSICA VOCACIONAL

O QUE É O PROJETO MÚSICA VOCACIONAL?

É um projeto da Secretaria Municipal de Cultura diferenciado pela abertura a TODAS as manifestações musicais. Foi a partir de duas experiências vitoriosas, do teatro e da dança, que surgiu o projeto Música Vocacional, lançado em 2008. Assim como nos dois projetos iniciais, a ação é coordenada por artistas-orientadores selecionados por meio de edital público de chamamento. Os profissionais coordenam atividades que acontecem em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, como o Centro Cultural da Juventude e bibliotecas públicas e também nos 8 novos Centros Educacionais Unificados (CEUs, administrados pela Secretaria Municipal de Educação.
O Música Vocacional não privilegia determinados estilos ou maneiras de se fazer música, mas a própria diversidade das práticas existentes na cidade. Procura incentivar os grupos participantes a um percurso de investigação artística que leve à expressão de idéias, pensamentos e sentimentos, além de buscar espaços para a construção da autonomia.

O ARTISTA-ORIENTADOR
O profissional contratado para atuar como artista-orientador no Projeto Música Vocacional, além de possuir comprovada experiência artístico-pedagógica, precisa realmente identificar-se com o material de trabalho: a arte e a ação cultural. É justamente por isso que o Vocacional preza a pluralidade de formações musicais em grupos e/ou indivíduos de pesquisa continuada e experiências pedagógicas, para proporcionar aos artistas-vocacionados um diálogo amplo com a criação musical urbana contemporânea, auxiliando na ampliação dos olhares sobre o mundo.

PÚBLICO ALVO:
Grupos formados (ou em formação) interessados na prática musical maiores de 14 anos.

ONDE ACONTECE?
Em 2009, o Projeto Música Vocacional está acontecendo no Centro Cultural da Juventude, nas bibliotecas Alceu Amoroso Lima, Cassiano Ricardo e Vicente Paulo Guimarães, nos teatros Martins Penna e Paulo Eiró, no Centro de Memória e Convívio da Lapa e nos CEUs Cantos do Amanhecer, Guarapiranga, Lajeado, Quinta do Sol, Sapopemba, Três Pontes e Vila do Sol.

COMO PARTICIPAR?
Os interessados em participar do Projeto Música Vocacional poderão ser grupos ou pessoas com alguma experiência musical que ainda não tenham um grupo formado, mas desejam participar e criar um grupo para compartilhar experiências e conhecimentos. As inscrições são gratuitas. Informações sobre os dias e horários dos encontros
diretamente no local de interesse.

Mais informações: www.cultura.prefeitura.sp.gov.br—Tel: 11 3397-0166 e 3397- 0167
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=6135

REVISTA MÚSICO - N.2 - OUTUBRO/09 - PÁGINA 30
*
*
*
Publicidade: