terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CONCERTOS INSTRUMENTAIS

Projeto apresenta a fusão entre diferentes gêneros musicais e traz a Big Band Roberto Sion

Os Concertos Instrumentais foram elaborados com o intuito de difundir a música instrumental, desmistificando e tornando este estilo musical acessível a todas as classes da camada social.

O objetivo principal do projeto é dar a oportunidade ao público em geral, que terá acesso a uma opção cultural pouco disponível e explorada em nosso território, considerando que em nossa sociedade, muitas vezes as apresentações de músicas são restritas a uma minoria.

Desta forma, o projeto irá oferecer um produto cultural diferenciado, inteiramente gratuito, possibilitando o acesso de todos, bem como, disponibilizando ao público em geral uma programação cultural inédita e diferenciada, permitindo a apreciação do melhor da música instrumental.

O projeto tem criação e produção da Dançar Marketing e Comunicações, curadoria de Anna Maria Kieffer e conta com o apoio do Ministério da Cultura.


Big Band Roberto Sion
A Big Band Roberto Sion é uma das maiores forças do jazz instrumental no Brasil. Construiu sua história através de grandes músicos internacionais representantes dessa corrente estética.

Cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, piano, guitarra, contrabaixo e bateria. Todo este potencial sonoro passeia pela década de 30, a conhecida Era de Ouro das Big Bands.

O estilo swing, interpreta arranjos instrumentais mais modernos dos anos 60 e 70 e, finalmente, mostra ao público como esta formação essencialmente jazzística, permeou a música instrumental desde as grandes orquestras de baile até a contemporaneidade

Anna Maria Kieffer
A artista brasileira está ligada, como colaboradora, ao Studio de Recherches de Bruxelas, tendo realizado também trabalhos junto ao GRM-Groupe de Recherches Musicales, em Paris. É membro da EMF–Electronic Music Foundation (Albany, N. York) e do Instituto Brasileiro de Musicologia (São Paulo, SP).

Vem se apresentando como criadora em concertos e festivais como: Festival d’Automne, em Paris; Festival Ars Electronica de Linz, Áustria; Outono de Varsóvia; Semanas de Música Contemporânea de Budapest; Festival del LIM e do Centro Reina Sofia,em Madri; Festival Nuova Consonanza, em Roma; Festival de Bourges, na França; Ost Belgien Festival e Festival de Mons, na Bélgica; Palácio de Queluz, em Lisboa; Stedelijk Museum, em Amsterdam; Leighton House, em Londres; Maison de Radio France, em Paris; Völkerkunden Museum, em Munique e, no Brasil, nos Festivais Música Nova de Santos e São Paulo, nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro, no Festival de Música e Dança da Bahia, nos Festivais de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora e nos Festivais de Campos do Jordão.

Realiza atividades de curadoria e trilha sonora para cinema e exposições, como: 18ª e 19ª Bienal Internacional de São Paulo; no MASP e no Centro Cultural de Belém, em Lisboa; Exposição Rodin e Um Português Tal e Qual, na Pinacoteca do Estado de São Paulo; 3ª Bienal Internacional de Arquitetura, em São Paulo; Comédia Urbana, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo; Brasil Barroco, no Petit Palais, em Paris, Programação Musical de 1997, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo; São Paulo, Mapas e Relatos, no Museu Paulista, São Paulo; Niobe Xandó: a arte de subverter a ordem das coisas, na Pinacoteca do Estado, São Paulo; filmes e documentários de Paulo Pastorelo (O Vale e seus pertences), Sergio Bianchi (Quanto vale ou é por quilo?) Rodolfo Nanni (O Retorno).

Em 2008, concebeu, dirigiu e participou dos espetáculos: Vieira 400 Anos, na Igreja do Pátio do Colégio, em São Paulo, O Mundo Musical de Machado de Assis, no CCSP e A Moura Encantada em “De Rasgos Árabes” na Cinemateca Brasileira. Acaba de regressar de uma turnê de concertos europeus, ao lado do pianista Fábio Luz, executando obras de Villa-Lobos.


SERVIÇO:
Concertos Instrumentais - Big Band Roberto Sion
Data: 18/12/09
Local: MASP – Avenida Paulista, 1.578 – Cerqueira César
Horário: 20h30
Censura: Livre para todos os públicos – Menores: somente acompanhados de pais ou responsáveis
Capacidade: 374 lugares
*
*
*
Publicidade: