terça-feira, 8 de dezembro de 2009

RICARDO PRIMATA e o seu Espelho da Alma


Você já notou o seguinte: ao mesmo tempo em que ficou mais fácil lançar um disco hoje em dia, aumentou a responsabilidade em relação à obra. Ou seja, não basta apenas juntar um punhado de músicas e pronto. É preciso ter talento, fazer a coisa com competência e sensibilidade. E, se pararmos para pensar, é justamente isso o que diferencia os bons trabalhos dos demais.
Com Espelho da Alma, lançado pelo selo Visões do Infinito Discos, Ricardo Primata nos mostra o quão importante é se entregar a um projeto. Ele registrou 12 faixas instrumentais de rock/metal progressivo salpicadas por elementos da música brasileira – entre outros ingredientes, bastante tempero do nosso Nordeste.
Adicione ainda um traquejo acumulado em cerca de vinte anos de dedicação à música, seja estudando, dando aulas ou tocando com as bandas pelas quais passou ou então fazendo workshops e workshows pelo Brasil.
Este é o primeiro disco completo do guitarrista baiano em carreira-solo, e marca um amadurecimento importante de seu processo criativo.
“É um divisor de águas da minha trajetória”, completa Ricardo Primata, que além de marcar presença em algumas coletâneas, tem dois álbuns
lançados com banda – sendo um deles o Ritmia, seu primeiro projeto.

Quer saber como surgiu o disco?
Então, lá vai: “As músicas nasceram dos impulsos para externar meus pensamentos e idéias, principalmente usando as pesquisas que fiz sobre ritmos brasileiros, afinações alternativas para violão, experimentos de timbres, simetrias e sonoridades que me agradam”, conta Ricardo Primata, que co-produziu o disco ao lado de Jera Cravo.
Para viabilizar tamanha empreitada, foram convocados os competentes Gilmário Celso (baixo), Marcel Freire (bateria), Mariana Marin (percussão) e Joberson Macedo (teclado).
Além desse time, marcaram presença de maneira especial Jelber Oliveira (acordeom), Jamberê (tuba), Juninho Pereira (percussão), Bruno Costa (baixo) e dois grandes nomes, o repentista Bule-Bule e o mestre da guitarra baiana Armandinho Macêdo.
Por fim, está Daniel Dattoli, que traduziu toda música numa sublime arte gráfica para o disco.
Se público e mídia especializada já haviam reconhecido os predicados de Ricardo Primata há algum tempo, com Espelho da Alma a
impressão será melhor ainda. O guitarrista conseguiu se superar e nos presentear com uma miscelânea de muito sentimento.
Sua música evoluiu. Atingiu um nível acima, nitidamente rico e transparente em relação ao estado de espírito de seu criador.
“Estou ansioso para buscar novas possibilidades, não apenas como guitarrista, mas como músico”.

Site oficial: www.ricardoprimata.com.br
MySpace oficial: www.myspace.com/ricardoprimata
Por: Henrique Inglez de Souza

REVISTA MÚSICO! N.4 - DEZEMBRO/09 - PÁGINA 20
*
*
*
Publicidade: