terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PROJETO ORQUESTRA

Projeto musical mostra aspectos da história da música através de concertos clássicos e tributos a grandes compositores

O projeto Orquestra foi elaborado com o intuito de difundir a música clássica, e tornar este estilo musical acessível a todos os segmentos da sociedade.

O público em geral terá acesso a espetáculos inéditos que proporcionarão a apreciação de clássicos da música erudita.

O objetivo principal do projeto é dar acesso a uma opção cultural pouco disponível e explorada em nosso território, considerando que em nossa sociedade, as apresentações de música clássica são restritas a uma minoria.

Assim, o presente projeto irá oferecer um produto cultural de alto nível técnico e artístico, inteiramente gratuito, de forma a democratizar esse gênero musical, garantido acessibilidade a população, de menor poder aquisitivo.

O projeto oferecerá também a possibilidade de artistas brasileiros, atuantes no ciclo da música clássica, de demonstrar seu trabalho à população em geral.

Como é possível verificar, o projeto pretende contribuir para um maior enriquecimento da cultura brasileira, levando ao público manifestações da música clássica erudita, pouco explorada em nosso território.

Os concertos retratam importantes compositores e algumas de suas principais obras, objetivando uma amostragem prática da produção musical em nosso país.

Com curadoria de Anna Maria Kieffer, pesquisadora, cujo trabalho na divulgação da memória musical brasileira é reconhecido internacionalmente, o projeto apresentará, através de belos espetáculos, a riqueza da música erudita em tributo a importantes compositores, através de apresentações lideradas pelo conceituado maestro e arranjador Rodrigo Vitta e a Orquestra de Câmara Metropolitana.

O projeto “Orquestra” tem criação e produção da Dançar Marketing e Comunicações e conta com o apoio do Ministério da Cultura.


Rodrigo Vitta
Nasceu em São Paulo. fez mestrado em Semiótica na PUC e é bacharel em Composição pela FAAM, sob a orientação de Ricardo Rizek.
Em 2003, participou sob orientação do Maestro Johannes Schlaefli, do I Workshop Internacional de Regência Orquestral, com a Orquestra Sinfônica da USP e Departamento de Música da ECA-USP e do II Workshop Internacional de Regência Orquestral, sob orientação do Maestro Kurt Masur com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP.
Atualmente, aprimora seus estudos com o Maestro Gustavo Petri. Idealizador e criador da Camerata Vitta, o maestro é reconhecido por sua contemporaneidade metodológica para o desenvolvimento de jovens músicos profissionais. Seu projeto artístico "Série Concertante", realizado em vários Teatros de São Paulo, desde 2004, tornou parte de uma turnê internacional com a Camerata Vitta. Em 2007, se apresentou no Uruguai em três cidades Salto, Bella Union e Montevidéu.


Anna Maria Kieffer
A artista brasileira está ligada, como colaboradora, ao Studio de Recherches de Bruxelas, tendo realizado também trabalhos junto ao GRM-Groupe de Recherches Musicales, em Paris. É membro da EMF–Electronic Music Foundation (Albany, N. York) e do Instituto Brasileiro de Musicologia (São Paulo, SP).

Vem se apresentando como criadora em concertos e festivais como: Festival d’Automne, em Paris; Festival Ars Electronica de Linz, Áustria; Outono de Varsóvia; Semanas de Música Contemporânea de Budapest; Festival del LIM e do Centro Reina Sofia,em Madri; Festival Nuova Consonanza, em Roma; Festival de Bourges, na França; Ost Belgien Festival e Festival de Mons, na Bélgica; Palácio de Queluz, em Lisboa; Stedelijk Museum, em Amsterdam; Leighton House, em Londres; Maison de Radio France, em Paris; Völkerkunden Museum, em Munique e, no Brasil, nos Festivais Música Nova de Santos e São Paulo, nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro, no Festival de Música e Dança da Bahia, nos Festivais de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora e nos Festivais de Campos do Jordão.

Realiza atividades de curadoria e trilha sonora para cinema e exposições, como: 18ª e 19ª Bienal Internacional de São Paulo; no MASP e no Centro Cultural de Belém, em Lisboa; Exposição Rodin e Um Português Tal e Qual, na Pinacoteca do Estado de São Paulo; 3ª Bienal Internacional de Arquitetura, em São Paulo; Comédia Urbana, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo; Brasil Barroco, no Petit Palais, em Paris, Programação Musical de 1997, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo; São Paulo, Mapas e Relatos, no Museu Paulista, São Paulo; Niobe Xandó: a arte de subverter a ordem das coisas, na Pinacoteca do Estado, São Paulo; filmes e documentários de Paulo Pastorelo (O Vale e seus pertences), Sergio Bianchi (Quanto vale ou é por quilo?) Rodolfo Nanni (O Retorno).

Em 2008, concebeu, dirigiu e participou dos espetáculos: Vieira 400 Anos, na Igreja do Pátio do Colégio, em São Paulo, O Mundo Musical de Machado de Assis, no CCSP e A Moura Encantada em “De Rasgos Árabes” na Cinemateca Brasileira. Acaba de regressar de uma turnê européia, ao lado do pianista Fábio Luz, executando obras de Villa-Lobos.


Repertório Musical

Divertimento nº 1 – W. A. Mozart
Allegro
Andante
Presto

Sinfonia º 19 em Ré maior – Joseph Haydn
Allegro Molto
Andante
Presto

Sinfonia º 29 em La maior – W. A. Mozart
Allegro moderato
Andante
Minuetto
Allegro com spirito

SERVIÇO:
PROJETO “ORQUESTRA” - Período Clássico por Rodrigo Vitta e a Orquestra de Câmara Metropolitana
Data: 20/12/2009
Local: Praça Central de Ribeirão Pires – Vila Doce – Ribeirão Pires
Horário: 19h00
Censura: Livre para todos os públicos – Menores: somente acompanhados de pais ou responsáveis
ENTRADA GRATUITA
*
*
*
Publicidade: