quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

GRUPO PARÁBOLA GRAVA DVD AO VIVO COM A PARTICIPAÇÃO DE GRANDES NOMES DO RAP NACIONAL

Em 14 de Novembro, o rap da melhor qualidade rolou até tarde na Comunidade Rocha Eterna, na Vila Carrão em São Paulo.
O motivo da grande festa foi o lançamento do CD "Além do Padrão" e também a gravação do primeiro DVD ao vivo do Grupo Parábola.


Desta noite de muita rima participaram:
Elly Pretoriginal, do grupo DMN, Marcelo da Banda Kadoshi, Fex Bandollero, Lakers e Pá, Daquebrada, L.Dias, Banca D´K, Unson, Eficaz, N.O.I.S., Magrão, Efeitos entre outros que esquentaram ainda mais o clima de união presente no local.
Para A2, DJ Lipe, Biofa e Maykon, a gravação confirma mais uma vez que o Parábola é só vitória.
"Ficamos muito felizes com a presença dos manos convidados e também com a interação do público que já acompanha o som do Parábola há muito tempo."
O DVD chega às lojas no primeiro semestre de 2010.

m! - Qual o nome dos componentes do Grupo?
O Parábola hoje é formado por DJ Lipe, Maykon, A2 e Biofa.

m! - Seu grupo iniciou em 2001 e nestes sete anos, qual foi a experiência que mais marcou em seu trabalho?
Nesses anos todos, as experiências foram varias graças a Deus, difícil falar mas as mais marcantes foram as apresentações na Febém e em presídios, onde encontramos pessoas de diversos lugares, de diversos pensamentos, e por ser em lugar de clima tenso, que ao mesmo tempo passa a ser um clima bom de paz.

m! - Foi muito difícil gravar o CD?
Por ser um trabalho independente sim.

m! - De quem são as composições?
As composições são do próprio grupo, somos três mc’s (Mestre de Cerimônia): Maykon, A2 e Biofa.

m! - Vocês têm por objetivo, levar mensagens de paz, esperança e verdade. Sendo assim, o que vocês pensam em relação aos grupos que fazem músicas com temas ofensivos e eróticos?
É complicado falar do que os outros gostam de ouvir ou de fazer, mas em nosso modo de pensar é “não quero pra mim, o que não quero para meu filho” não quero ver nossos filhos dançado esse tipo musica, com coreografias sensuais e etc., e muito menos se tratando da apologia ao crime.

m! - Vocês acreditam que o artista possui uma verdadeira missão de formar opinião? e o que vocês procuram fazer para despertar interesses positivos no seu público?
Sim acredito, porque quando você está ali na frente você se torna uma referência, em nosso caso, falamos em nossas letras o cotidiano urbano, elevando a auto-estima, passando a elas que nesse mundo que vivemos, passamos por apertos e problemas, mas apesar de tudo isso, conseguimos viver uma vida digna.

m! - Além da música, vocês desenvolvem outro tipo de atividade, profissão... qual?
Sim, todos os integrantes trabalham, por coincidência Biofa e Dj Lipe trabalham em áreas administrativas em dois Hospitais, Maikon e A2 na parte administrativa, na área do Comércio.

m! - O que vocês acham que deveria ser feito para melhorar a visibilidade do movimento rap?
Bom, achamos que o Parábola já esta nesta missão de passar uma forma de paz, como vários grupos já estão com esse propósito. Acho que o povo não quer saber de quem matou e quem morreu, tem muita coisa boa para se falar sem ser a criminalidade, mas sim da realidade sem
esquecer do cotidiano que existe.

m! - O seu trabalho foi influenciado por quem? (qual artista ou gênero)
Nossa influencia musical vem desde o R&B, Soul, Louvor & Adoração, Jazz, Reggae, Rock, musica Latina, , MPB, Bossa Nova, Samba, Rap Nacional, até o Rap feito em Los
Angeles, feito em New York e Dirty South e muitos outros. Dessa mistura é feito o Parábola.

m! - Quais são os seus ídolos?
Não temos ídolos gostamos de música boa, a cada dia tem um som novo para ouvir independente de gênero.

m! - Nesse ano vocês fizeram um clipe chamado "Itaquera de Boa" podem falar qual foi a repercussão desse trabalho?
Foi grande graças a Deus! Foi muito além do que esperávamos, lançamos o clipe primeiramente na internet através de um grande portal especializado em hip hop, chama-se Central Hip Hop “chegando a um grande número de acessos em 2 dias”, depois lançamos no Youtube “onde temos recebemos muitos comentários até hoje”; pouco tempo depois conseguimos chegar a MTV, entrando na programação do programa MTV Lab BR.

m! - Como foi a gravação do novo DVD em novembro desse ano?
Cada show é um momento único na vida de um artista ou banda, principalmente quando é registrado num DVD, no nosso caso este momento foi registrado na festa de lançamento do álbum “Além do Padrão”, um álbum feito com muito trabalho e suor, que recebemos muitos elogios do público e da crítica, este, onde contamos com muitas participações mais que especiais e que para esta ocasião conseguimos reuni-las para a gravação tornando esse DVD para em um momento muito especial em nossas vidas.

m! - Vocês estão concorrendo ao Hútuz 10 anos, correto? O que esperam desse grande evento?
Sim, temos trabalhado bastante nesses últimos anos, e estar concorrendo nos incentiva a trabalhar e crescer muito mais ainda; entendemos que estamos concorremos com outros grandes nomes do rap nacional, mas esperamos sim ficar em uma boa colocação.


m! - Quais os objetivos para 2010?
Bom, para o primeiro semestre vamos lançar o nosso DVD e vamos iniciar a produção do novo disco do Parábola, fora algumas colaborações já certas.

Foto: MR1
Entrevista: Claudia Souza
REVISTA MÚSICO! - N.4 - DEZEMBRO - PÁGINA 26
*
*
*
Publicidade: