quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

MÚSICOS DE FREVO E MARACATU SOFREM COM PERDA DE AUDIÇÃO

Pesquisa realizada com músicos de frevo e maracatu apontaram perda de audição

Uma pesquisa publicada pela revista Brasileira de Otorrinolaringologia (vol.68—nº 5—Outubro de 2002), revelou perda de audição em músicos de frevo e maracatu.
A pesquisa levantou os níveis mínimos de audição dos músicos, registrou seus hábitos auditivos e queixas correlatas e comparou os resultados entre os grupos.
A casuística constituiu-se de 19 músicos do grupo de frevo e 31 músicos do grupo de maracatu, de 12 a 71 anos de idade.
Os resultados mostraram que os hábitos mais citados foram os de freqüentar discotecas e o uso de walkman, e as principais queixas relatadas foram tontura e zumbido.
No grupo de frevo, a idade, o tempo de trabalho como músico e o tempo de exposição à música influenciaram a ocorrência das alterações auditivas.
Conclusão: É necessária a implantação de Programa de Conservação Auditiva, pela falta de consciência destes músicos aos riscos inerentes de instalação de perda auditiva decorrente da exposição à música intensa na cidade de Olinda-PE.
As mensurações dos níveis máximos de pressão sonora gerados durante a realização dos ensaios e apresentações carnavalescas, para o grupo de frevo revelaram 117 dB (A) e, para o de maracatu, 119 dB (A).
Dezenove (100%) músicos do grupo do frevo eram do sexo masculino, com idades entre 16 e 71 anos completos (média 36,47 anos). No grupo do maracatu, 27 (87%) músicos eram do sexo masculino e quatro (13%) do sexo feminino. As idades dos músicos de maracatu variaram entre 12 e 46 anos (média 21,80 anos). http://www.scielo.br/
*
*
*
Publicidade: