terça-feira, 8 de dezembro de 2009

DIA DO MÚSICO FOI COMEMORADO EM HOMENAGEM SOLENE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Em 23/11 às 9h30, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa de São
Paulo, o Deputado Estadual Rodolfo Costa e Silva (PSDB), reuniu aproximadamente 400
músicos para uma homenagem ao “Dia do Músico” que é comemorado no dia 22 de Novembro—Dia de Santa Cecília (Padroeira dos Músicos).
Junto ao Deputado, compuseram a mesa o Professor Roberto Bueno—Presidente da OMB/CRESP; José Aurélio Boranga—Conselheiro da ABES—Associação de Engenharia Sanitária e Ambiental; Mario Henrique de Oliveira [Marinho TP] - Presidente do Sindicato
Municipal dos Músicos Profissionais e Intérpretes; Robson Mendonça—Presidente do Movimento da População em Situação de rua; Capitão Músico da PM Ezequiel Alves;
Capitão Marcel Soffner—Departamento de Comunicação da PM e o 1º Tenente Músico
Antonio Menezes.
Após a abertura do evento com a execução do Hino Nacional, tocado pela Banda de Música do Corpo Musical da PM, sob regência do 2º Tenente Músico Jassen Feliciano, o Deputado Rodolfo Costa e Silva, relembrou a época em que havia música nas escolas e todos os benefícios que a matéria pode trazer para o desenvolvimento intelectual das crianças, atribuindo a música como elemento fundamental na concepção matemática que o levou a estudar engenharia.
Falou sobre o seu projeto de lei 793/03 que obriga a prática musical no currículo escolar até o ensino médio e da importância da matéria ser aplicada por músicos.
Manifestou o interesse em atuar em conjunto com a Ordem dos Músicos na implantação do Projeto Piloto da Lei e encorajou os músicos à lutarem pelos seus direitos ao exercício da profissão em âmbito profissional dizendo: “Temos que atuar em defesa do mercado de trabalho dos músicos”.
Marinho TP, lamentou a injustiça cometida pela gestão anterior da OMB/CRESP, que não lutou pelos direitos de aposentadoria dos músicos durante os 42 anos passados da antiga Administração e o desinteresse do Ministério do Trabalho em fiscalizar as arbitrariedades.
“Não temos nenhum músico aposentado pela profissão” disse. Referiu-se também aos benefícios da incorporação da nota contratual em cumprimento ao artigo 66 que obriga o recolhimento das contribuições de previdência social e do imposto sindical por parte dos contratantes.
Entre os pronunciamentos apresentaram-se: A Orquestra Sanfônica, regida pela Maestrina Renata Sbrighi; o Coral Mariano de Sant’Ana, regido pelo Maestro Ricardo Rossetto Mielli; o Grupo Violino & Shows do Maestro Valentin Bianchini; o Coral Mix regido pela Professora e Cantora Emily e os alunos de Musicoterapia em Braille da Professora Maria Cristina Bertevelli, que emocionou a todos mostrando a importância da inclusão dos deficientes visuais no ensino musical através do curso oferecido pela OMB/CRESP.
O ponto alto das apresentações foi quando a cantora Emily, acompanhada por Alexandre Dias (guitarra), Laércio de Jesus (contrabaixo) e Ribas Martins (teclado), ao cantar a música “Como é grande o meu amor por você” de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, convidou todos para uma improvisação.
No início estavam tímidos e aos poucos, os instrumentos foram entrando, em seguida as vozes e num passe de mágica, todos estavam cantando e tocando em harmonia.
O Professor Roberto Bueno, encerrou a Cerimônia com a dissertação de um poema e a entrega de diplomas e troféus de Santa Cecília à autoridades representativas e colaboradores.
No final, os músicos participantes foram recepcionados com um singelo café da manhã.



Reportagem: Claudia Souza
REVISTA MÚSICO! - N.4 - DEZEMBRO/09 - PÁGINA 8 E 9
*
*
*
Publicidade: