domingo, 27 de dezembro de 2009

NOVO LIVRO DE POEMAS BRINDA MÚSICOS COM BELAS LETRAS


Toque de Letra, livro de estréia de Paulo César de Carvalho, professor, linguista, compositor, cantor e, acima de tudo, poeta, vem para ser mais uma prova de que a letra de música, quando trabalhada com sutileza e rigor, pode, sim, ser considerada poesia das mais fortes e impactantes. O lançamento aconteceu no dia 14 de dezembro, às 19h, na livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915).

Este Toque de Letra reúne poemas que foram originalmente compostos como letras de música. Com seu excitante grupo Os Babilaques, Carvalho dá som, vida e voz aos poemas. O livro tem como precursor famoso o volume Poesia pra tocar no rádio, publicado em 1999 por Alice Ruiz. A diferença é que o livro da poeta paranaense era uma proposta e um desafio aos amigos músicos: quem conseguiria musicar os poemas do livro? Muitos responderam e produziram algumas obras-primas da recente música popular brasileira. Já os poemas de Carvalho, em grande parte, foram musicados anteriormente por ele e por seus parceiros.

Estas letras de música se sustentam muito bem como poesia no papel. Apresentam características, como a repetição constante e a comunicação direta com o ouvinte/leitor, que não nos fazem esquecer que foram escritos para serem musicados, mas se caracterizam também pelos jogos de sonoridade e de sentido que formam a base de toda boa poesia. No primeiro texto, plural, temos um curioso jogo dos plurais de alguns substantivos, como falares, lugares, ares, mares, etc.; alguns verbos no imperativo negativo, como “não repares”, “não compares” e “não separes”, que culminam com a associação com o deus grego da guerra, Ares. Um achado linguístico mais digno de um grande poeta do que de um especialista em semiótica.

Alguns importantes poetas contemporâneos como Frederico Barbosa, vencedor de dois prêmios Jabutis, 1994 e 2005, e Alice Ruiz, ganhadora do Jabuti de 2009, dão dicas sobre o livro: “o meu toque: leia essas letras e saia assobiando um poema”, diz Frederico Barbosa. "Na velha discussão se letra de música é poesia ou não, cada vez mais, os poetas/letristas/ouvintes, só temos a ganhar. Sempre acho que é poesia se tiver trama de linguagem, se tem idéia e a idéia é clara e, principalmente, se a letra nos ganha mesmo no papel, independente da música. Paulo Carvalho consegue isso dezenas de vezes. Não é fácil", arremata Alice Ruiz.
*
*
*
Publicidade: