quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE DA OMB/CRESP - REVISTA MÚSICO - NOVEMBRO

O que é a OMB do Brasil?

A Ordem dos Músicos do Brasil, foi criada com a finalidade de proteger e amparar a profissão do músico brasileiro. A lei foi sancionada pelo nosso querido Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, também músico.
Para quem não sabe, a OMB foi o sonho realizado por grandes músicos como:Villa Lobos, Pixinguinha, Joubert de Carvalho, Elizeth Cardoso, Francisco Braga , Walter Burle Max, Eleazar de Carvalho, Osmar Milani Neto e outros. Entre tantos talentos, vamos destacar um nome ímpar digno de nossas reverências, o grande maestro JOSÉ SIQUEIRA, criador e fundador da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Estudou musicologia no Conservatório de Paris aperfeiçoando-se em regência e composição. Apresentou-se nos Estados Unidos, Canadá, regeu a Orquestra de Florença – Itália e uma infinidade de concertos pelo mundo. Impressionava a todos com sua memória, pois regia complexas obras sem partituras. Viajou pela Europa em 1974 e gravou na União Soviética seu oratório denominado Candomblé. Fundou a Academia Brasileira de Músicos; foi autor do ante projeto de lei que criou a OMB e finalmente, tornou-se o Primeiro Presidente da Ordem dos Músicos do Brasil – Conselho Federal.

Certa vez, quando foi preso e acusado de comunista pela polícia, disse alto e em bom tom:
“- De fato estive na Rússia por algum tempo gravando minhas obras, mas também vou ao cemitério da minha família e nem por isso sou defunto.”
O Maestro JOSÉ SIQUEIRA, foi um brasileiro ilustre e defensor dos direitos do músico brasileiro.
Hoje rege suas obras no plano espiritual.

CAROS COLEGAS MÚSICOS

Por esta razão, hoje temos a oportunidade em nossas mãos, esta casa é sua, vamos nos unir e fortalecer nossa classe em busca de nossos sonhos, porque unidos venceremos e acabaremos com a mentira de que a OMB foi criada pela ditadura. A única verdade é que a ditadura calou a OMB por 42 anos. A OMB é nossa ferramenta para sermos dignamente reconhecidos como integrantes de uma classe que foi privilegiada por Deus.

Vamos nos orgulhar de sermos músicos.
Do menor os menores!

Professor Roberto Bueno
Presidente da OMB - CRESP

REVISTA MÚSICO - ED.3 - NOVEMBRO/09 - PÁGINA 7


*
*
*
Publicidade: