A CNCM incentiva a musicalidade de cada aluno; para as crianças isso é absolutamente maravilhoso.
Professora ALESSANDRA ANTOLINO BUENO é Pedagoga, formada
pela FMU e diplomada em Musicalização Infantil pelo CNCM — Conservatório Nacional de Cultura Musical http://www.cncmtatuape.com.br/ —cncmtatuape@hotmail.com - Tel: 11 2673 -8477
Foram desenvolvidas várias pesquisas sobre o efeito da Musicalização Infantil em Universidades Americanas e também em outros países como a Escócia e Suíça e foi provado que as crianças que estudavam música a partir dos três anos de idade aumentavam a habilidade espacial em 34% de sua eficiência na manipulação de imagens e informações.
Elas se tornaram mais sociáveis e tiveram um aproveitamento muito eficaz nas matérias como Matemática, Física e Química.
Cinqüenta anos de pesquisas testaram o efeito que a música exerce sobre as crianças mostrando que as mesmas reagem a estímulos sonoros na exposição mais prolongada.
O próprio feto pode ser atingido por sons ultra-uterinos, bem como, sons externos.
Quando aplicada em escola séria é uma ciência que vai desenvolver na criança os elementos musicais como meio de expressão, a fim de iniciar um processo de crescimento direcionado ao bem estar pessoal, proporcionando o equilíbrio da mente, do corpo e do mundo externo. É uma aliada importante na formação da personalidade infantil.
O professor poderá estimular o ego do aluno no sentido de adequação e segurança enfatizando a criatividade, valorização e o auto-conhecimento que se sustenta dentro de um propósito sério e organizado metodologicamente.
Não se aplica a Musicalização Infantil aleatoriamente, pois busca-se organização, um controle em nível de aprimoramento do aluno. Através do movimento corporal, maneira pela qual se percebe que as crianças adquirem uma melhora na auto-estima, tendo como conseqüência um maior aproveitamento na aprendizagem em que os resultados são os melhores possíveis.
Durante o estudo da Musicalização Infantil as crianças têm ao seu dispor vários instrumentos com os quais irão experimentando os seus sons e acabam escolhendo um deles, com o qual têm maior afinidade.
A partir daí, o professor começa a interagir com a criança através desses instrumentos, dando continuidade à metodologia aplicada de acordo com a necessidade, aumentando assim o seu poder de percepção e o resultado será o melhor possível.
REVISTA MÚSICO - N.2 - OUTUBRO/09 - PÁGINA 27
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