terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ROLLING STONES - Lançamento editorial

The Rolling Stones gravações comentadas & discografia completa

Livro lista todas as gravações feitas pelos Stones

Obra apresenta descrições e história de todos os álbuns oficiais e
colaborações artísticas, com data de lançamento, resenhas, créditos,
tempos de duração, músicos e comentários sobre cada música.

Livro traz também os álbuns solo de cada integrante.

The Rolling Stones são a banda de rock mais longeva da história e, para muitos, a maior de todas. Formada em 1962, suas primeiras influências foram o blues, o rhythm and blues e o rock’n roll. Dois de seus integrantes, Mick Jagger e Keith Richards, acabaram por se tornar uma das mais importantes duplas de compositores da história da música pop, e a banda continua a superlotar estádios pelo mundo afora sempre que faz uma turnê.
Em The Rolling Stones gravações comentadas e discografia completa, mais recente lançamento da editora Larousse do Brasil, Alan Clayson – autor de diversos livros sobre música, entre os quais os best-sellers Backbeat e The Beatles Box, disseca todos os discos gravados pela banda desde a sua formação.
Assim como em The Beatles e Bob Dylan gravações comentadas e discografia completa, o The Rolling Stones obedece ao mesmo formato dos lançamentos anteriores: o livro lista todas as gravações feitas pelos Stones, com detalhes dos bastidores, créditos dos compositores, tempos de duração de cada faixa e comentários, informações de quem toca o que em cada faixa, além de outras informações que certamente interessarão a todos os fãs da banda.
Segundo Clayson, a discografia dos Stones é cronologicamente bagunçada em certos momentos, principalmente depois que deixaram a gravadora Decca em 1970. Para facilitar a organização das informações e a consulta, o autor dividiu o livro em sete seções, as primeiras delas tratam dos álbuns lançados no Reino Unido até 1967, quando as diferenças em relação aos mesmos discos lançados nos Estados Unidos passaram a ser mínimas. As próximas três seções apresentam a listagem completa dos álbuns britânicos e americanos lançados em 1967 até os dias de hoje, com resenhas de cada disco, comentários, análise das circunstâncias sob as quais cada música foi produzida e informações sobre as pessoas envolvidas em cada projeto. Alan Clayson buscou também esclarecer algumas incongruências, como a autoria de certas composições, e acabar com alguns mitos. E ainda, dado o grande volume de material à disposição do leitor, Clayson procurou evitar que as mesmas histórias antigas fossem recontadas mais uma vez. As demais seções tratam dos lançamentos exclusivos nos Estados Unidos, de coletâneas, bizarrices colecionáveis e trabalhos solo dos principais integrantes.

The Rolling Stones gravações comentadas e discografia completa abre com o álbum The Rolling Stones, lançado no dia 17 de abril de 1964. Na capa do disco os Stones são retratados com aparência hostil, mas, apesar disso, aqueles que esperavam ouvir algum ultraje musical ficaram desapontados, já que o disco estava recheado de interpretações rotineiras, ainda que vibrantes, de standards do rhythm and blues. O álbum foi gravado num intervalo entre viagens cansativas a cidades desconhecidas com alojamentos de segunda. A maioria das sessões desrespeitou as normas do sindicato dos músicos ao avançar noite adentro, quando tiveram liberdade para fazer experimentos como o de Watts, que recheou um bumbo com um sobretudo. A produção do disco ficou por conta de Andrew Loog Oldham e entre as canções estavam Route 66, Little by Little e Carol.


O autor:
Alan Clayson é autor de diversos livros sobre música, entre os quais os best-sellers Blackbeat, que isnpirou o filme Blackbeat: Os cinco rapazes de Liverpool, The Yardbirds e The Beatles Box. Clayson é também autor de pesquisas sobre lendas da música, como Roy Orbison e Jimi Hendrix, e atuou como jornalista em diversas publicações, entre elas The Guardian, Records Collector, Ink, Mojo, Medieval World, Folk Roots, Guitar, Hello!, Drummer, The Times e The Independent. Alan trabalhou ainda como o Yardbirds, The Pretty Things e com Screaming Lord Sutch, entre outros.


The Rolling Stones gravações comentadas & discografia completa
Autor: Alan Clayson
Tradução: Estúdio Candombá
Editora: Larousse do Brasil
Preço: R$ 59,90
Formato: 14X14
Pág: 470
Imprensa: Iara Filardi
imprensa@larousse.com.br
55 11 3855-2201 / 55 11 7746-2559
*
*
*
Publicidade: