quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A MÚSICA VENCEU - Sertanejo e Clássico juntos

A Sala São Paulo recebeu em 08/11, um concerto inédito e histórico. De smoking, Chitãozinho & Xororó cantaram sob a regência do maestro João Carlos Martins e sua Orquestra Bachiana Filarmônica.
Casa lotada e público visivelmente entusiasmado e emocionado marcaram a estréia da união das músicas clássica e sertaneja, que também teve o prestígio dos familiares da dupla; as esposas, Noely e Márcia; os filhos, Sandy, Junior, Aline e Alisson, além dos amigos da Família Lima, os atores Marcos Frota e Lúcia Veríssimo, Andreas Kisser entre outros.
Recheado de novidades, o repertório levantou o público da mais nobre sala de concertos do país.
Sucessos como No Rancho Fundo, Fio de Cabelo, Evidências e a nova Se For Pra Ser Feliz ganharam toda elegância e imponência da música de orquestra. Enquanto clássicos como a Nona Sinfonia de Bethoven e Céu de Santo Amaro, popularizaram-se nas vozes de Chitãozinho & Xororó. De fato, a ‘noite de gala do sertanejo’ contou com a aprovação do público, que aplaudiu de pé e pediu bis. Visivelmente emocionados, os músicos voltaram com Fio de Cabelo para encerrar um dos espetáculos mais marcantes dos quarenta anos de carreira da dupla.
E, parafraseando o maestro João Carlos Martins, Chitãozinho despediu-se do caloroso público dizendo ‘a música venceu’.

João Carlos Martins

O pianista João Carlos Martins – considerado pela imprensa internacional como um dos maiores intérpretes de Bach – acumula grandes conquistas em sua carreira. Fez seu primeiro recital no Carnegie Hall, aos 21 anos, e tocou com as maiores orquestras americanas e européias. Uma série de problemas nas mãos fez com que Martins se despedisse da carreira de pianista. Mas a paixão pela música fez com que ele voltasse ao cenário como regente há cinco anos.
À frente da Orquestra Bachiana Filarmônica e da Orquestra Bachiana Jovem Sesi SP, o maestro tem trabalhado em prol da democratização da cultura, levando a música erudita para as mais diversas platéias em todo o país.

Chitãozinho & Xororó

Prestes a completar 40 anos na vida artística, José de Lima Sobrinho e Durval de Lima – nacionalmente conhecidos como “Chitãozinho & Xororó” – lançam, este mês, “Se for pra ser feliz”, 31º disco de inéditas da dupla. O CD, homônimo ao primeiro single, reafirma a sólida carreira dos irmãos, que transformaram-se em ícones da música sertaneja. Ao longo desta trajetória, acumularam a marca de 35 milhões de discos vendidos, 31 álbuns inéditos lançados, três DVDs, dois prêmios Grammy, centenas de discos de ouro, platina e diamante. Os irmãos de Astorga, no Paraná, foram os primeiros sertanejos a tocar em rádios FM no Brasil e a incluir guitarras elétricas neste estilo musical. Isso sem perder a essência da música de raiz sertaneja.
Fio de Cabelo, de 1982, foi o primeiro grande sucesso da dupla e tornou-se um marco da carreira.
Por: Fernanda Blotta/Novità

REVISTA MÚSICO - N.3 - OUTUBRO/09 - PÁGINA 17

*
*
*
Publicidade: