terça-feira, 3 de março de 2009

Campanha nacional da voz completa 10 anos

A Campanha Nacional da Voz, um programa de orientação e informação para os cuidados com a voz, completa este ano seu 10º aniversário. Os médicos ligados à Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), em todo o Brasil já começam a se organizar para promover atendimentos e palestras informativas sobre as realizações da Campanha e a preocupação com o aparelho vocal.
Até o ano de lançamento do programa, o câncer de laringe vitimava 15.000 brasileiros por ano, sendo 8.000 casos fatais. Em cada edição da Campanha são atendidas e orientadas cerca de 40.000 pessoas, número que se repete anualmente desde então. “Todos estes anos foram marcantes para nós, principalmente pelo fato de que cada vez tivemos mais colegas interessados na Campanha, crescente participação ativa da população como um todo, apoio de diversas entidades públicas e privadas, avanço do programa, além da notória receptividade do povo brasileiro”, declara Dr. Jeferson Sampaio D’Ávila, presidente da ABLV.
Durante a evolução da Campanha da Voz, um dos fatos mais marcantes foi a vitória da ABLV enquanto entidade médica. A ABLV lutou e em 2003 conseguiu, graças à parceria com diversas entidades internacionais, a promulgação do “Dia Mundial da Voz” comemorado oficialmente em todo o mundo no dia 16 de abril, passo que fez do Brasil o pioneiro na iniciativa. “Eu presidi a ABLV na época em que a Campanha Nacional da Voz atingiu nível mundial. Foi surpreendente ver como ela cresceu em apenas 4 anos, graças ao esforço de outros Presidentes que me antecederam, dos profissionais engajados e ao apoio da população. Tenho muito orgulho de ter participado de uma campanha que ajuda tantas vidas todos os anos”, afirma Dr. Domingos Tsuji.
Devido a sua relevância, a Campanha da Voz já contou com o apoio dos cantores Fagner e Xuxa, do craque Pelé e sua esposa Assíria, dos atores Edson Celulari, Cláudia Raia, Lima Duarte, Tarcísio Meira, e Glória Meneses, entre outras personalidades, e neste ano conta novamente com o apoio da cantora Claudia Leitte.
“O principal desafio sempre foi e será tornar, como durante esta gestão, a Campanha permanente e sempre viva em nosso meio e no mundo”, conclui Dr. D’Ávila.


Laís Jimenez
Sintonia Comunicação Empresarial