quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CICLO DA PROSPERIDADE ou da SOBREVIVÊNCIA: Em qual você está? - Por: Christian Barbosa

*Christian Barbosa

Maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo.
Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. Autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo, Estou em Reunião e co-autor do Mais Tempo, Mais Dinheiro.

http://www.triadedotempo.com.br/ e http://www.maistempo.com.br/


Os ciclos são as formas que escolhemos para viver, conduzir nossas escolhas e obter os resultados pessoais. Para entender melhor este conceito, é necessário imaginá-los em formato de espiral ascendente na prosperidade, descendente na frustração e circular na sobrevivência. Dessa forma, cada atitude tem uma conseqüência correspondente.

Assim, aqueles que prosperam, completam cada ciclo de sua vida num patamar mais elevado do que o inicial. Já os que estão frustrados terminam sua trajetória num nível mais baixo e aqueles que apenas sobrevivem jamais mudam.

No livro Mais Tempo, Mais Dinheiro, escrito por mim e pelo consultor financeiro Gustavo Cerbasi, há um teste capaz de identificar em que ciclo a pessoa está e quais atitudes ela deve tomar para ascender rumo à prosperidade, nível de equilíbrio entre dinheiro e tempo que traz consigo qualidade de vida e satisfação profissional.

Abaixo, explico melhor cada um deles.

Ciclo da Frustração - Nele, a pessoa faz muito mas não obtém resultados, por isso a frustração. Também é caracterizado como a fase em que não temos perspectivas de melhora no trabalho e as relações familiares não andam boas. Alguns outros itens:

- Falta tempo para se planejar;
- Falta de planejamento = tudo sai mais caro;
- Atividades se tornam urgentes;
- Falta de tempo e de dinheiro = estresse;
- Ansiedade e estresse prejudicam o trabalho;
- Ameaça de perder o emprego, saúde prejudicada, dívidas crescem;
- Horas extras para compensar = problemas pessoais.

Ciclo da Sobrevivência
Quem vive neste ciclo não “sai do lugar”.
Não aumenta seu consumo, não cresce na carreira. Está, enfim, estagnado num ponto e apenas sobrevive. Outras características deste momento:
- Se há tempo, não há vontade para se planejar;
- Colegas de trabalho são promovidos, mas continuamos na mesma;
- Termina o mês, contas em dia, mas nenhuma possibilidade de novos consumos;
- Falta poupança;
- Falta de qualidade de consumo;
- Trabalha-se muito, ganha-se bem, mas gasta-se tudo.

Ciclo da Prosperidade
É a evolução. O caminho ao qual devemos focar nossas atenções. Nele, o tempo e o dinheiro são usados de forma correta e equilibrada. Claro que os imprevistos também acometem os que vivem neste ciclo, a diferença é que aqui as pessoas sabem lidar com eles. Quem está no ciclo da prosperidade consegue atender a este tópicos:

- Dedicação de tempo para se planejar;
- Planos para ter mais tempo e mais dinheiro;
- Uso de tempo e dinheiro para se educar;
- Melhores condições de subir na carreira;
- Promoção e aumento de salário;
- Aumentam as condições de usar mais tempo e mais dinheiro;
- Educação + Qualidade de Vida = melhores condições de subir na carreira.

É fundamental salientar que as mudanças de patamar são possíveis e viáveis. Para isso, o primeiro passo é descobrir em que ciclo você está e, a partir daí, buscas novas atitudes e ferramentas que o ajudem a mudar.
*
*
*
Publicidade: