quinta-feira, 9 de junho de 2011

OMB VISITA O COLÉGIO DANTE ALIGHIERI

JOSE DE OLIVEIRA MESSINA
Presidente do Colégio Dante Alighieri

Advogado, Jornalista, Poeta, Compositor, Professor Universitário e escritor, ocupou vários cargos públicos entre eles: Procurador do Município de São Paulo, Procurador Geral do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, foi Presidente da Academia Paulista de Direito. Foi condecorado pelo governo italiano no grau de Cavallieri Ufficiale. Escreveu 11 livros publicados, entre eles: Temas Permanentes de Direto, Vivendo na Poesia e Pensamentos. Autor das músicas: Sol, Amar é Poetar, Hino da AEDA, Borboleta Azul e outras, em parceria com Nelson Dejane.

O Colégio esta comemorando 100 anos de existência e as comemorações irão até dezembro deste ano. No mês de junho haverá exposição de fotos na Assembléia Legislativa e no Conjunto Nacional, do dia 02 ao dia 14 de julho, entre outras atividades comemorativas para os alunos e professores.

Foto: Nelson Dejane representando a Revista Músico

O Maestro Salvatore Callia também estará sendo homenageado pelos 40 anos de dedicação ao colégio. Como parte das comemorações também foi gravado um CD com poesias do Poeta Dante Alighieri musicadas em italiano por Nelson Dejane com arranjos do Prof. Humberto Cortez, tendo como interpretes as professoras Suely Lerner e Kátia M.C.Villari , sendo que este CD foi anexado a um livro ao qual refere-se as obras do Poeta Dante Alighieri.






DEPARTAMENTO DE MÚSICA:
Coordenadora: SUELY LERNER

CURSOS LIVRES DE MÚSICA
Coordenadora de Cursos Livres: SONIA BATTELLA
Oficina de cordas – Curso de Violino
Objetivo final: formação da Camerata Jovem do Colégio Dante Alighieri

Instituto Fukuda de Música
Profs. Ricardo Fukuda, Paula A.Vazquez e Daisy Takahachi.
Violão – Orquestra e Popular - Prof. Marcus Vinicius S. R. M. De Almeida
Guitarra - Prof. Thiago Lima dos Santos
Teclado - Profa. Roseli Rinaldi

Outros cursos:
Teatro, dança, capoeira, artes marciais, yoga e língua Italiana

Foi agraciado, entre outros prêmios, pela Academia Internacional de Música com o segundo e terceiro lugar no segundo Concurso Internacional, e com a Medalha de Ouro da Casa Ricordi, uma de suas editoras.

O maestro Salvador Callia, chegou no Brasil em 1921, foi professor de Música do Dante por quase 40 anos, foi homenageado pela comunidade dantiana: a sala de música, que fica no edifício Michelangelo, ganhou uma placa com seu nome. A iniciativa partiu do presidente do Colégio, Dr. Messina. Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental abriram a homenagem cantando o hino da escola – de autoria do maestro.

Dr. Messina discursou, lembrando detalhes das aulas do maestro, que foi seu professor. “Ele não gostava da minha voz, e me disse certa vez: ‘não se preocupe – fique mudo e eu te dou dez’”, contou Dr. Messina.

O maestro Callia, faleceu em 1971 e viveu para a música. Compôs 500 peças das quais mais da metade de suas coleções musicais têm por temática a infância e a juventude. Recebeu homenagens também do governo do estado de São Paulo (que deu seu nome a um colégio), da prefeitura paulistana (que fez o mesmo a uma rua no bairro da Vila Mariana) e até mesmo da prefeitura de Polignano a Mare, sua cidade natal, na Itália, que o homenageou batizando uma praça de Via Maestro Callia.

Por: Nelson Dejane
Revista Músico! n. 10 - Junho/11

Nenhum comentário: