domingo, 19 de junho de 2011

GILBERTO MONTEIRO

Gilberto Monteiro
Nascido no extremo sul do Brasil - em Santiago, no Rio Grande do Sul, GILBERTO MONTEIRO, desde menino, despontou como um músico de raro virtuosismo. Seus ancestrais familiares, também músicos, lhe transferiram as marcas importantes que sua arte deixa facilmente a mostra. Exibem o lado mais autentico do povo gaúcho. Nelas, Ele imprime uma execução que ao longo de quase meio século de carreira, não encontra similares.
Suas apresentações arrancam os mais emocionados aplausos de todo tipo de publico e anotações elogiosas da critica mais exigente. Esta tem sido uma constante, não apenas no Brasil, mas também nas Américas Latina e do Norte, ou ainda na Europa, onde ocorrem suas atuações espetaculares.
Músicos brasileiros e do exterior tem se valido de algumas destas suas composições para encorpar seus shows e gravações. Grandes orquestras européias acrescentaram em suas execuções, obras de Gilberto Monteiro. “Milonga Para as Missões”, “ Pra Ti Guria”, “De Lua e Sol” são apenas algumas, destas suas tão valorizadas criações.
O gracioso vôo dos pássaros, a quieta vastidão dos pampas, o murmurar das águas, a quietude das matarias ou o ímpeto selvagem dos cavalos – todas estas nuanças pintam o grande painel cujas cores saltam com leveza e determinação, pela força dos acordes da sua pequena, mas tão expressiva - " gaitinha diatônica ".
E´de fato impressionante vê-lo tocando ! Quem assiste jamais esquece sua figura. Rude o necessário, como para fundir-se, num de repente, em inimitável ternura. A resultante é única – arte da melhor qualidade.
A interação gaita-gaiteiro é tamanha, que modela indissociavelmente: gaita, corpo, alma e gaiteiro. Noutros momentos pensamos que Ele com seus gestos determinados, é quem brota de dentro do pequeníssimo acordeom. Pura resultante do milagre da arte!
Não há, por mais que se queira como traduzir aqui este enorme valor. Por isto busque conhecer mais deste cavaleiro andante da arte regional brasileira chamado Gilberto Monteiro!

Contato para shows: Tels. 51.3044.2093 / 51.9352.0812
www.gilbertomonteiro.art.br—gilbertomonteiro @ globo.com
Porto Alegre - RS - Brasil

Revista Músico n. 10 - Junho/11

Nenhum comentário: