domingo, 19 de junho de 2011

CONSELHO DE CLASSE

Emerson Santos - agente de segurança OMB/CRESP
Por: Emerson Ap. F. Santos
Coordenador de Segurança da Ordem dos Músicos do Brasil - CRESP

Você precisa de alguém que te dê segurança
Senão você dança, senão você dança...

Como na música “Segurança” da Banda Engenheiros do Hawaii, a segurança pode ser comparada com outros conceitos: ética , transparência , responsabilidade, continuidade, confiabilidade e comprometimento. A segurança privada é o ramo que trata de medidas de proteção para as corporações e indivíduos. Para proteger a si, sua família, seus empregados, seus bens e seus interesses, nos limites permitidos pela lei.

Com o aumento da violência e a insegurança, ocorreu um grande crescimento no setor de segurança privada no Brasil, que em 2010 movimentou cerca de R$ 15 bilhões. De acordo com a Polícia Federal, existem 452 mil seguranças legalizados no país. O número é superior ao de policiais militares, com efetivo total de 411 mil. Este número também supera o efetivo total das Forças Armadas, que é de 320 mil. Um fenômeno ocorreu também na área musical. Em 1990, havia 50 mil músicos profissionais no Brasil, em 2010 esse número saltou para mais 360 mil.

Esses grandes números de profissionais, necessitam de um órgão representativo. Por isso a grande necessidade da área de segurança, é ter o seu próprio Conselho de Classe. Com ele, o exercício da atividade e a defesa da sociedade sob a ótica do exercício da profissão, seriam apenas por profissionais, devidamente habilitados.
Diferentemente da classe dos músicos que já possuem o seu órgão, a Ordem dos Músicos do Brasil; Lei Nº 3.857 de 22 De Dezembro De 1960.
Com os futuros eventos internacionais a serem sediados no Brasil, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas em 2016, a tendência é aumentar ainda mais os dois Setores.
Uma vertente do crescimento, tanto na música como na segurança é o aumento da clandestinidade. Curiosos mal preparados e sem talento, ocupando lugares de profissionais. Para se ter uma idéia: penas 10% dos músicos possuem emprego formal, já na segurança apenas 16% estão legalizados. Daí a vantagem de se ter um Conselho de Classe.

Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo.
Parabéns à todos os profissionais da música e da segurança.

Dia do Profissional de Segurança Privada—20/06
Dia do músico— 22/11.

Revista Músico! n. 10 - Junho/11

Nenhum comentário: