domingo, 19 de junho de 2011

ANTONIO AGUILLAR & THE CLEVERS

Fotográfo, jornalista, radialista e grande empresário artístico na área de entretenimento no Brasil.
www.antonioaguillar.com

História

Nos anos 60 a direção artística da Radio Excelsior e Nacional que pertenciam a Organização Victor Costa abriu um espaço na Radio Nacional de S.Paulo para a realização do programa RITMOS PARA A JUVENTUDE.

O sucesso foi tamanho que em pouco tempo já estava na televisão. A direção da TV Paulista Canal 5 sob o comando de Paulo de Gramound, abriu um espaço as 6as. Feiras à noite para uma apresentação ao vivo com conjuntos musicais e cantores da juventude.

Naquele tempo ainda não existiam os grupos musicais de guitarras. Eu utilizava o Atílio e Seu regional que era composto de um violão, cavaquinho, pandeiro para acompanhar os cantores que eram o Carlos Gonzaga que já fazia sucesso com Diana desde 1958, Nilton Cesar, Demétrius, Ronnie Cord, George Freedman, Celly Campello e Tony Campello.

Como esses cantores estariam melhor no ar com conjunto musical de guitarras elétricas, acabei formando o grupo The Jordans, com Aladim guitarra solo, Siwal guitarra base, Tony contra baixo e Foguinho bateria. Daí pra frente o programa ganhava grandes índices de audiência.

Como The Jordans ficou muito conhecido após gravar o seu primeiro LP na Som Copacabana, precisei lançar mais um grupo para acompanhar os artistas que cantavam no meu programa de televisão; Falei com o cantor Joe Primo e formamos Os Vampiros com a seguinte formação: Joe Primo, Boby Di Carlo, Zé Paulo, Jurandyr. Passado alguns meses, apareceu o guitarrista José Proveti cujo pseudônimo era GATO. Saíram Joe Primo e Boby Di Carlo e entrou o Gato mudando o nome para The Jet Blacks. Levado para a Chantecler pelas mãos de Miguel Vaccaro Neto, o grupo gravou um LP e também fez sucesso imediato, passando a viajar muito para a realização de shows, obrigando-me a formar outro grupo.

Através do meu programa da Radio Nacional de S.Paulo, Ritmos para a Juventude, (em 1963) acabei lançando The Clevers com Manito, sax, Risonho, guitarra solo, Mingo, guitarra base e voz, Neno contrabaixo e Netinho, bateria. O cantor Francisco Petrônio que era da Continental Discos, foi ao meu programa Ritmos para a Juventude e viu o grupo tocar algumas musicas e ficou impressionado com a rapaziada, que acabou levando os grupo The Clevers para gravar. Fomos para o estúdio e gravamos um 78 rpm, com as musicas Maria Cristina e El Relicário em ritmo de twist, já que esse gênero era moda na época.

O publico aderiu ao grupo comprando seus discos e o sucesso foi imediato. Depois de gravarem 4 LPs com o titulo Os Incríveis, The Clevers surgiu a oportunidade de uma viagem a Itália em companhia da cantora Rita Pavone.

Antonio Aguillar de posse do nome The Clevers que era sua patente, monta um novo grupo com Francis, Reno, Ringo, Betinho e Toni. Gravam na Copacabana Discos, No Replay versão de Norberto de Freitas SEM RESPOSTA como The News Clevers. Mais tarde foram contratados pelo BECO, uma casa noturna de São Paulo dirigida por Abelardo Figueiredo. Depois Antonio Aguillar trilhou seu caminhou na Radio Nacional de São Paulo por algum tempo e depois se transferiu para o Departamento de Jornalismo da Rede Globo de Radio e Televisão, como repórter trabalhando na cobertura de vários tipos de reportagens até chegar ao ano de 1981, quando se aposentou e mudou.

Em Rio Preto, Aguillar voltou para o Radio, trabalhando na Radio Independência AM com programas sertanejos. Depois de 14 anos em sua cidade, mudou-se para Santos trabalhando na Radio Clube de propriedade do Edson Arantes do Nascimento “Pelé”. Depois de 12 anos em Santos, retorna para São Paulo e volta a residir no bairro da Bela Vista. Atualmente trabalha na Radio Capital AM, com o programa FESTA DE ARROMBA, aos domingos das 12 as 13h30.



Voltando ao radio e fazendo o seu programa para os saudosistas dos anos 60, lança um livro pela Editora Globo, com o titulo Histórias da Jovem Guarda, escrito pela sua filha a jornalista da Rede TV, Débora Aguillar, com episódios acontecidos nos bastidores da televisão.






Revista Músico! n. 10 - Junho/11

Nenhum comentário: