quarta-feira, 31 de março de 2010

SALVE O COMPOSITOR POPULAR - RECONHECIMENTO JÁ!!!

Em 09 de Dezembro último, integrantes da velha guarda do samba, cantoras consagradas da era de ouro do rádio, vozes conhecidas do cancioneiro sertanejo e antigos compositores de música popular brasileira foram homenageados pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), durante audiência pública em que se discutiu a difícil situação dos compositores populares na hora da aposentadoria e uma solução para o problema.

A audiência foi denominada "Salve o compositor popular!".
Estavam presentes: Nelson Sargento, Noca da Portela, Wilson Moreira, Adelaide Chiozzo, Ademilde Fonseca, Agenor Oliveira, Paulo De Bétio, Osvaldinho da Cuíca, Décio Carvalho, entre outros.
Todos esses artistas estavam no Senado para tratar de uma luta comum: as dificuldades financeiras de quem chegou à terceira idade sem as garantias de um emprego formal.
Algumas propostas estavam em pauta durante a reunião: a criação de uma aposentadoria especial para compositores, um projeto de seguro-desemprego para artistas (inspirado em política adotada na Bélgica), um prêmio em dinheiro para os homens e mulheres que, comprovadamente, contribuíram para o enriquecimento da cultura brasileira.
A audiência pública foi sugerida pelos senadores Ideli Salvatti (PT-SC) e Flávio Arns (PSDB-PR). No requerimento, versos.

Começou assim a justificação da iniciativa:

"Faz-se necessária uma sessão especial
Para homenagear
O nosso compositor popular.
Vamos louvar sua poesia e rima,
Seus cantos
E amores tantos.
Falemos da melodia e música
Que nos deleita
Noite e dia".

Ideli e Arns afirmam que falar em poesia é falar da vida, e que a vida dos compositores populares, trabalhadores e octogenários, tem sido difícil e, em muitos casos, injusta: "O que fazer ao fim de uma vida dedicada às nossas raízes, a decifrar os enigmas da alma de nossa gente, a colher as vozes que só se ouvem nas ruas e nas canções? Uma vida dedicada à cultura brasileira. O que fazer se, depois de tudo - sobra o reconhecimento, é verdade - faltam o pão, a saúde, o prazer de embalar a vida com um mínimo de conforto?" perguntam os autores do requerimento.

Os senadores dizem que se deve homenagear sempre o compositor popular e unir esforços para encontrar soluções justas para os seus dramas: "Que esta comissão faça do drama uma inspiração para uma obra definitiva dedicada aos nossos mestres da MPB".

Reconhecimento! Este foi o pedido que famosos compositores e cantores da música popular brasileira fizeram durante a audiência pública realizada na Comissão de Educação do Senado.

A Comissão de Educação premiou a participação dos compositores e cantores na audiência com uma placa, entregue pelos senadores que prestigiaram o evento.
A senadora Ideli Salvatti homenageou à cantora Ademilde Fonseca. Antes, porém, a senadora “cantarolou” o samba de Chico Buarque, “Salve o compositor popular”.

Lembrança

Para o cantor e compositor Délcio Carvalho, presente na audiência, a maioria dos compositores de sucesso são desconhecidos pela população. Os intérpretes são lembrados e premiados, mas “nós, compositores, precisamos ser reconhecidos”, reclamou Paulo Debétio, autor de “Olerê camará”. Ari Barroso teve músicas barradas no rádio, porque exigia que fosse citado o nome do compositor, lembrou Nelson Sargento, autor de músicas como “Falso moralista”, “Ciúme doentio” e “Muito tempo depois”.



O senador Osvaldo Sobrinho, durante audiência pública em homenagem aos compositores da Música Popular Brasileira, defendeu a categoria ao afirmar que "os músicos e compositores populares são os que trazem os sonhos e as utopias do País, precisam ser tratados de forma diferenciada, positivamente, com garantias de trabalho e regulamentação".

A pauta da audiência foi as reivindicações dos compositores por um regime de aposentadoria especial, além da regulamentação da profissão e do seguro desemprego. Os músicos pedem mais respeito aos direitos autorais e a garantia de divulgação de seus nomes após a veiculação de suas canções.

A audiência contou com compositores de sambas como Wilson Moreira, que cantarolou sua Senhora Liberdade - em parceria com Nei Lopes – e Noca da Portela, que cedeu a sua Virada - em parceria com Gilbert - para a campanha presidencial de Tancredo Neves.

O senador petebista ainda colocou em pauta na reunião, defendeu a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para analisar a "caixa preta" da distribuição de direitos autorais.

Sobrinho questionou a forma como a arrecadação dos direitos autorais vêm sendo feita pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) - sociedade civil, de natureza privada que recolhe a arrecadação e distribuição de direitos autorais decorrentes da execução pública de músicas nacionais e estrangeiras.

Ao final, Sobrinho entregou uma placa de homenagem ao compositor Délcio Carvalho - autor da canção Sonho Meu, hino pela anistia que compôs com Dona Ivone Lara.


Por: Amanda Toscano / Agencia Senado
Fotos: Jane de Araujo / Agencia Senado

Adaptação: Claudia Souza - Revista Músico!