quarta-feira, 31 de março de 2010

PSICOACÚSTICA - Por Fernando Marques

Após minha estréia na revista, recebi inúmeros e-mails, portanto, fica aqui a minha gratidão a cada um deles, além do carinho das pessoas, fato no qual me deixou muito feliz e realizado. Diversas questões surgiram sobre o assunto, e com isso, sinto que realmente esse espaço será útil para esclarecer a linguagem do som para os leitores interessados no tema.
Conversando com as pessoas, independentemente da dúvida em relação ao universo do áudio, percebi em muitos casos a dificuldade de entender a realidade física do som, em relação à percepção que temos dele, já que o fenômeno físico se difere do que nosso cérebro percebe de fato, deste modo, abordarei nessa edição um assunto que chamamos de Psicoacústica. Essa ciência examina a percepção auditiva humana, em relação ao fenômeno acústico, como ele se difunde na fisiologia auditiva, e como se processa em nossa mente, interligado a nossa memória cultural, emocional e sensorial, criando diversas sensações a cada estímulo sonoro. Trata-se de um assunto vasto, curioso e intrigante. É fundamental o estudo da Psicoacústica na produção musical, para o melhor entendimento de como timbres, intervalos musicais, e texturas sonoras, podem influenciar no contorno emocional de uma música, e assim levar  intencionalmente o ouvinte as mais variadas sensações, tendo sempre em conta a variável de que, cada indivíduo possui concepções culturais e emocionais ligadas as suas experiências, que podem mudar a forma interpretativa sobre o que o mesmo ouve, por isso, uma música oriental que possui intervalos
sonoros com maior divisão do que o sistema ocidental no qual estamos familiarizados, e soa de forma estranha e muitas vezes incompreensível pela cultura ocidental.

A PROPAGAÇÃO FÍSICA DO SOM, O ASPECTO FISIOLÓGICO AUDITIVO, PSICO E CULTURAL.

Nossos ouvidos são verdadeiros transdutores, que transformam vibrações sonoras em impulsos nervosos levados a nosso cérebro, que por sua vez, decodifica as informações. Eles podem ser comparados a microfones omidirecionais, que captam em todas as direções, aliás, esses foram desenvolvidos com base na estrutura auricular.
A propagação sonora nada mais é que um processo físico de vibrações entre as moléculas, que causam compressão e descompressão no meio elástico em que ela se propaga, sua medida é o que chamamos de onda sonora, e é dada em Hertz, 1 Hertz significa que um ciclo dessa compressão e descompressão, é feita 1 vez por segundo, por sua vez, 440 HZ, são 440 vezes por segundo, e assim sucessivamente.
Sabemos que o ouvido humano, é capaz de perceber em média 10 oitavas, dos 20HZ até os 20.000 HZ (20kHZ), porém, isso é variável de acordo com cada indivíduo, com cada faixa etária, e com a perda auditiva, que possa ter sido provocada devido ao tempo excessivo a grandes pressões sonoras. Quando nascemos, somos capazes de ouvir todo o espectro, depois há uma perda gradual ao longo da vida, diminuindo a percepção dessa faixa sonora.
Abaixo dos 20 HZ denominamos infrasons e acima dos 20.000 HZ ultrasons. Todo som complexo que escutamos, ou seja, um som de um instrumento, por exemplo, possui nele, não somente uma onda sonora pura, porém, uma região delas, ou seja uma onda fundamental, e várias outras soando de forma secundária a partir da primeira vibração, isso explica, por exemplo, porque uma mesma nota tocada em um violão e em uma guitarra possuem um som diferente, já que a vibração da fundamental é a mesma, porém, a relação dos harmônicos ( vibrações secundárias ) são diferentes, e é o que denominamos de timbre.
Será que escutamos de forma linear a todo esse espectro? A resposta é não! Ouvimos com mais intensidade determinadas regiões do que outras, devido ao funcionamento fisiológico da nossa audição, e ao tamanho físico das ondas que incidem em nossos ouvidos, os graves (baixas freqüências) podem ter metros de tamanho, e a medida que a freqüência aumenta, o diâmetro da onda diminui, ondas agudas (altas freqüências) podem ter poucos centímetros, tudo isso, faz com que tenhamos necessidade de maior pressão sonora, nos graves e agudos extremos, já os médios, ouvimos com maior facilidade, e a medida que a pressão sonora aumenta, esse espectro tende a ficar cada vez mais linear aos nossos ouvidos.
Depois de todo o processo físico e fisiológico, nosso cérebro recebe as informações dos estímulos nervosos, e constrói uma imagem emocional, de forma conjunta á outras informações mentais. Ele acaba associando o impulso que recebeu a determinadas experiências e sensações, ligadas até mesmo com os outros sentidos, por isso, a interpretação sonora, não somente é algo relativo a audição, no final entra todo o conjunto sensorial, assim como o contexto cultural e psicológico armazenados ao longo do tempo em nossa memória. Tudo isso contribui de forma evidente nas reações emocionais que temos diante ao estímulo sonoro.

A APLICAÇÃO DA PSICOACÚSTICA NA PRODUÇÃO MUSICAL.

Por meio das informações anteriores, pudemos relacionar a Psicoacústica no universo da produção musical, quando uma canção é composta, os intervalos melódicos e construção harmônica, remetem a algum tipo de sensação, como por exemplo, na idade média, aonde o trítono, intervalo de quarta aumentada ou quinta diminuta, era chamado de “diabulos em musica”, porque possui uma sonoridade tensa, e era considerado pela igreja católica, como demoníaco, e quem tocasse era levado à fogueira. Quando manipulamos um trabalho de áudio, como uma mixagem, usamos diversas texturas sonoras, para remeter o ouvinte a determinados ambientes e climas, cada timbre usado e somados uns aos outros pode reagir de maneiras diferentes, e muitas vezes de forma subliminar. Há muitas coisas em uma mixagem que estão ocultas e conscientemente não são percebidas, contudo, se tirarmos com certeza muda toda a percepção da produção musical em si. Espero que tenha esclarecido muitas dúvidas de como percebemos uma estrutura sonora, ainda que tenha sido de forma superficial, mesmo porque a assunto é extremamente extenso.


Envie suas dúvidas e sugestões de temas para a coluna para os seguintes e-mails:

nandomarques76@hotmail.com
fernando@tudoaovivo.tv

Fernando Marques, 33, é profissional de áudio em estúdio e produtor, ministra cursos e palestras sobre áudio e produção musical, e estará lançando, em breve, seu site voltado a educação de áudio e produção ( www.audiobrazil.com.br ) . Além de ser um dos proprietários do Play Music Studio.(www.playmusicstudio.com.br ). Atualmente o seu estúdio é parceiro da Tudo ao Vivo (www.tudoaovivo.tv ),TV via web que instalou uma de suas bases de transmissão no local, tornando o estúdio também uma produtora de áudio e vídeo.