segunda-feira, 15 de março de 2010

LES RESPONSABLES - A banda gaúcha mais francesa de todos os tempos!



Em álbum de estréia, Les Responsables, a banda gaúcha mais francesa de todos os tempos,
belisca a bunda do conformismo e chuta pra longe a cartilha do politicamente correto.

Bah! Tá cansado de ouvir a mesma coisa o tempo inteiro, mon ami? Então abra os olhos e os ouvidos para o disco de estréia dos Les Responsables. La Vaporisation chega ao mercado pela Sol Discos. É rock visceral, sem frescuras, como há muito não se via.
São dez faixas, todas cantadas em francês. Detalhe: sem biquinhos, que, como se sabe, virou patente emo. O rock aqui pega pra capar. É movido à testosterona. E vem para lembrar à geração que perdeu o www da história como é fazer música sem fórmulas prontas. Esqueça a plástica, a firula, a asepsia sonora: o gol de placa aqui é saber que do pescoço pra baixo, tudo é canela. Por isso, o disco pega na veia.
A banda surgiu em 2006. Obra do vocalista parisiense Erwan Portier, que abandonou a Cidade Luz para fazer um doutorado na área de sociologia em Porto Alegre. Lá, Portier conheceu Felipe Faraco (baixo) Pedro Pastoriz (guitarra) e Luciano bolobang (bateria). Juntos, construíram uma ponte sonora entre o Rio Grande e o Rio Sena. Por ela, trafegam inebriados, entre cigarrilhas, cervejas e destilados, ecos de Tom Waits e John Zorn. Mas o caleidoscópio de influências e referências de Le Vaporisation vai além. Instiga mais que elucida. Duvida? Ouça Mirza. Tem pegada clássica, mas pode soar tão alternativo como o Creedence tocando Pixies. Há ainda Swamp rock com quebradas de jazz. E em La fille du père noël, o grupo incorpora um rápido The Doors.
Vivo como era, certamente seria o tipo de som que Jim Morrison estaria fazendo se continuasse a temporada parisiense.
Calejada em apresentações pelo “sul maravilha”, os Responsables repetiram o sucesso em shows em São Paulo. E começaram a aparecer na grande mídia em 2008, tendo sido alvo de uma reportagem da Rolling Stone. O próximo passo foi emplacar músicas na primeira e segunda temporadas da série 9mm, exibida no Brasil pela Fox. Enfim, gravaram o primeiro video-clipe Te Revoir, assumindo a estética trash, o video-clipe ganha um ar cômico que satiriza os clichês do cinema sem menosprezá-los.
Le Vaporisation acerta o alvo ao trazer música atual tocada à moda antiga. Pottier atualiza a massa, mostrando que a música francesa não se restringe a Piaf, Aznavour, Françoise Hardy e Daft Punk. De quebra, a banda reintroduz (opa!) Gainsbourg, Dutronc e Nino Ferrer para os iniciados. Ou, se preferir, apresenta e atualiza os bardos para a patuléia viciada em Guitar Hero. Mas atenção: os labirintos nas tramas de cordas aqui são reais. Junte-se isto a versos de inconformismo urdidos em canções de amor. Espasmos urgentes e dilacerantes de quem descobriu há tempos que a vida não tem Crtl Z. Ouça, comprove e comova-se.

Release por: Caroline Marchesini
Clique no link e baixe o hit “La Vaporisation”
www.danielaribeiro.com.br/01_lavaporisation.mp3

Faixas do CD:
1 – La vaporisation | 2’49”- (Erwan Pottier / Gabriel Guedes)
2 – Te revoir | 2’02” - (Erwan Pottier)
3 – Le mellotrón | 2’06” - (Erwan Pottier / Matheus Walter)
4 – L`affaire | 3’19” – (Erwan Pottier / Jean-Noél Bouet / Felipe Faraco)
5 - Monsieur Bouche | 1’59” – (Erwan Pottier / Matheus Walter)
6 – Mirza | 2’40” – (Nino Ferrer)
7 – Un homme différent | 2’03” - (Erwan Pottier / Luis Dalbem)
8 – La fille du père Noël | 2’53”- (Jacques Lanzmann / Jacques Dutronc)
9 – Je ne t’aime plus | 3’32” – (Erwan Pottier / Felipe Faraco – Erwan Pottier)
10 – Le cirque | 2’20” – (Erwan Pottier / Pedro Pastoriz)


Acesse:
www.myspace.com/lesresponsables
www.facebook.com/lesresponsables

Sol Discos

www.soldiscos.com.br
Telefones: 51 8425-9393 | 51 9118-6352