terça-feira, 30 de março de 2010

Orquestra Jovem apresentou El Niño Judio no Theatro São Pedro

Montagem representa o gênero de teatro zarzuela, que alterna cenas faladas, cantadas e coreografadas.

Fotos: Divulgação/PMG
A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta a ópera El Niño Judio, de Pablo de Luna, apresentou em 27 e 28/03 no Theatro São Pedro, em São Paulo, uma montagem zarzuela – gênero de teatro lírico-dramático espanhol, em que se alternam cenas faladas com outras cantadas e coreografias. O espetáculo teve duração de 90 minutos.
A montagem é dividida em dois atos e ambientada em três diferentes lugares: Madri (Espanha), Allepo (Síria) e Hindustão (Índia). A história começa em Madri no ano de 1917. Samuelito (o menino judeu) se apaixona por Concha, mas por ser humilde não pode se casar com ela. Até descobrir que ele é, na verdade, filho do judeu mais rico de Allepo, Barchilon.

No palco, os solistas Sérgio Weintraub, Sheila Minatti, Saulo Javan, Leonardo Pace, Eduardo Janho-Abumrad, Rachel Alonso, Magda Paino, Gisella Hendricks, José Negreiros e Marcelo Silva. O espetáculo foi produzido por Carlos Hamilton Feltrin e conta com a direção cênica de Mauro Wrona, direção musical do maestro Emiliano Patarra. São 40 músicos, 12 vozes e seis bailarinos em cena.



A Orquestra Jovem de Guarulhos

Criada em 2003, a Orquestra Jovem de Guarulhos conta com 75 músicos bolsistas, que recebem auxílio financeiro mensal da Prefeitura. A faixa etária para admissão é de 14 a 25 anos.

Em 2006, a Orquestra realizou a montagem da 1ª ópera em Guarulhos, L’Elisir d’Amore, de Gaetano Donizetti, produzida pela Cia. Ópera São Paulo, por meio da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte). Em 2007, o grupo apresentou a montagem de Lucia di Lammermoor, também de Donizetti, e gravou seu primeiro CD, o Viena.

Em 2008, o grupo participou de outras duas óperas: La Traviata, de Giuseppe Verdi; e Gianni Schicch, a ópera em um ato de Giácomo Puccini. Em 2009, a Orquestra apresentou no Theatro São Pedro, em São Paulo, as óperas Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, e O Barbeiro de Sevilla, de Gioachinno Rossini.