quarta-feira, 31 de março de 2010

FESPSP promove curso de iniciação "Apreciação Musical

Enriquecimento cultural

FESPSP promove curso de iniciação "Apreciação Musical - Um Breve Olhar sobre a História da Música Erudita Ocidental"

O curso de Iniciação "Apreciação Musical - Um Breve Olhar sobre a História da Música Erudita Ocidental", integra a programação elaborada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) com o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica, atividades que colaborem com o enriquecimento e a formação pessoal dos participantes

Propiciar ao aluno uma visão global das características de cada uma das grandes épocas estilísticas que marcaram a história da música ocidental sem, entretanto, perder de vista o estreito entrelaçamento entre os diversos períodos, causado pela contínua e orgânica evolução das idéias e da prática musical através dos tempos. Ouvir e reconhecer o estilo dos diversos movimentos musicais e conhecer os principais compositores. São as propostas da atividade.

O curso é ideal para todos os aqueles que apreciam a música erudita e desejam conhecer melhor sua história e seus estilos. Aberta a músicos e interessados em geral, com mais de 16 anos. Não é exigido qualquer conhecimento musical anterior.

"A sólida formação da equipe nas áreas de Música e História possibilita a abrangente abordagem desta oficina que pretende expandir o horizonte da apreciação artística da música para o universo das influências históricas sobre o seu desenvolvimento" é o que declara a coordenadora do curso, Bia de Luca, que é Bacharel em Música - Habilitação em Composição e Regência e regente do Coral FESPSP.

Além de Bia, Cláudia Felisberto (Habilitação em Composição e Regência e Professora de canto) e Rodolfo Schwenger (Bacharel em Música - Habilitação em Composição e Regência e Professor de piano e teoria musical), também do Coral FESPSP completam o corpo docente responsável por ministrar as aulas.

O curso tem carga horária de 12 horas, ministrado do dia 10/04 a 08/05 (sempre aos sábados) das 09h00 às 12h00. Na unidade Cesário Mota Jr. - Rua Cesário Motta Jr, 262 - Vila Buarque - São Paulo - (Próximo à estação República do Metrô).
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo site www.fespsp.org.br ou pelo telefone (11) 3123-7800.

Intitulada "Cursos de extensão, iniciação, capacitação e qualificação", a programação da FESPSP, aborda temas, como a música, a oratória, o erotismo, assuntos voltados para a área profissional, como documentação jurídica, introdução à cooperação internacional, terceiro setor e também, acadêmicos, América Latina - processos culturais, pensamento político e novas constituições e introdução a estudos e pesquisas.

Confira também os outros cursos disponíveis:

-América Latina
- Bibliometria

- Como Falar em Público
- Documentação Jurídica
- Encadernação para preservação
- Erotismo, Violência e Sociedade
- Iniciação a Estudos e Pesquisas
- Introdução a Cooperação Internacional
- Terceiro Setor

FESPSP: 76 anos de tradição, pioneirismo e inovação

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, cujo fim é a manutenção de escolas voltadas ao ensino e à pesquisa em nível superior. Criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana, dentre as quais se destacam os dirigentes das principais entidades de ensino de São Paulo. A FESPSP é orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade.

Hoje, a FESPSP mantém a Escola de Sociologia e Política (ESP), a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI), a Faculdade de Administração (FAD) e a Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais (EPG). O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.