quarta-feira, 31 de março de 2010

Prefeito sanciona lei do executivo que concede isenção de ISS às atividades culturais e de lazer

Fotos: Luiz Guadagnoli/Secom

Na manhã de 19/3, o prefeito Gilberto Kassab sancionou a lei que concede isenção de pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) às atividades culturais e de lazer. A Lei, proposta pela Prefeitura, era uma reivindicação antiga da comunidade artística nacional.
"A lei deve servir de referência para que possamos conquistar outras vitórias na área cultural. Os artistas precisam do apoio do Poder Público para desenvolver seus trabalhos e contribuir para a construção da cidade e da formação cultural das pessoas que vivem em São Paulo", disse Kassab.

A partir de agora ficam isentos de pagar ISS os espetáculos teatrais, de dança, balé, óperas, concertos de música erudita e recitais de música, shows de artistas brasileiros, espetáculos circenses nacionais, bailes, desfiles (inclusive de blocos carnavalescos ou folclóricos) e exibição cinematográfica em cinemas situados fora de shopping centers.

O presidente da Associação de Produtores Teatrais Independentes de São Paulo (Apti), Odilon Wagner, agradeceu ao prefeito por ter concretizado uma luta que começou há 10 anos. "Há uma década lutávamos pela aprovação dessa lei, ouvimos muitas promessas e tivemos o empenho de muitas pessoas nessa causa. Agradeço a gestão por tornar um sonho antigo em realidade", afirmou Odilon Wagner.

A lei aprovada em 24 de fevereiro não beneficia espetáculos artísticos apresentados em boates, danceterias, casas noturnas e bares, bem como não será estendida para artistas internacionais. A assinatura foi acompanhada por diversos artistas e produtores musicais. Compareceram ao evento as atrizes Beatriz Segall, Nicette Bruno, Regina Duarte e Eva Wilma, além do cantor Kiko, do grupo KLB, entre outros.