quarta-feira, 31 de março de 2010

Associação Amigos do Projeto Guri lança programa de bolsas de estudos para ex-alunos

O lançamento acontece durante show, no dia 07 de abril, com a presença do renomado jazzista cubano Gonzalo Rubalcaba e da Banda Mantiqueira.

O Projeto Guri, gerido pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), está completando 15 anos. E para celebrar em grande estilo essa importante data, estão programadas para o decorrer do ano diversas ações. Uma das primeiras iniciativas é o lançamento do Programa de Bolsas de Estudos, que nasceu com a proposta de destacar jovens músicos que tenham passado pelas salas de aula do Projeto Guri e incentivá-los a dar continuidade aos estudos musicais em outras instituições. O lançamento oficial do Programa acontece no dia 07 de abril, na Sala São Paulo, a partir das 21h, durante show beneficente cuja renda será destinada integralmente a esta iniciativa.

Exatamente porque falar de música sem música não faz sentido, a AAPG fará o lançamento durante um grande show com a participação de um dos mais conceituados jazzistas da atualidade, o cubano Gonzalo Rubalcaba. Vencedor de dois Grammies Latinos, Rubalcaba vem ao Brasil a convite da AAPG para se apresentar juntamente com a Banda Mantiqueira, uma das mais importantes big bands do Brasil, cuja qualidade instrumental é amplamente reconhecida no Brasil e no exterior. O show conta ainda com uma apresentação de Coro formado por alunos do Projeto Guri.

Talento e perseverança reconhecidos

O Programa de Bolsas de Estudos tem por objetivo apoiar adolescentes e jovens que tenham participado do Projeto Guri, no período igual ou superior a 18 meses, e que estão em busca do aperfeiçoamento na área musical. As bolsas concedidas são para cursos e atividades dentro e/ou fora do País, a serem cursados em instituições formais e não-formais, tais como aulas particulares, participações em festivais, vivências em grupos musicais e outros, e devem ter a duração máxima de doze meses.

As bolsas de estudos serão concedidas de acordo com um processo seletivo que avaliará, em sua primeira fase, os Programas de Estudos apresentados pelos candidatos e DVDs contendo vídeos de suas performances. Os “ex-guris” interessados devem apresentar seus Programas de Estudos com informações complementares sobre a instituição onde deseja estudar, período de duração do curso, justificativa da solicitação da bolsa de estudos.

Em uma segunda etapa, serão realizadas entrevistas presenciais com os candidatos. Além do ponto de vista técnico, também farão parte dos critérios de avaliação questões sociais e econômicas e exequibilidade do Programa de Estudos – traçando, dessa forma, um perfil integral do candidato e de seu projeto.

O primeiro processo seletivo, bem como o prazo para a entrega de documentos, vai de 12 a 31 de abril de 2010. Os candidatos poderão se inscrever por meio do site WWW.projetoguri.org.br, onde encontrarão o regulamento e o formulário de inscrição contendo todas as informações para construir o Programa de Estudos. O número de bolsas será sempre proporcional às doações obtidas junto a pessoas físicas e aos apoios vindos da iniciativa privada, além de outras ações de captação de recursos promovidas pela área de Mobilização de Recursos da organização.

Onde tudo começou...

Em 2008, a Associação Amigos do Projeto Guri recebeu de duas ex-alunas, Anna Janaina Murakawa e Milena Salvatti, o pedido de auxílio financeiro para prosseguirem seus estudos em música fora do Brasil. A partir desta demanda, a AAPG detectou uma lacuna nos programas de bolsas para estudos em música, sobretudo no que diz respeito à performance em instrumentos. Surgiu então a ideia de instituir um Programa de Bolsas de Estudos para que ex-alunos do Projeto Guri possam concretizar o sonho de se aprofundarem em seus conhecimentos musicais. Após meses de desenvolvimento e definição de critérios, a AAPG lança esse programa inédito na história da organização.

A ex-guri Anna Murakawa foi convidada para fazer sua graduação em violino na Academia Pancho Vladigerov, em Sófia, Bulgária, com a professora Eugenia Popova. Assim, em 2008 a AAPG concedeu a Anna uma bolsa de estudos de um ano e meio, garantindo a passagem aérea e sua subsistência na Bulgária durante esse período.

Em 2009, foi a vez de Milena Salvatti viajar com o subsídio da AAPG. Ela foi convidada pelo professor Marek Jerie, que leciona na Musikhochschule de Lucerne, Suíça, para ser sua aluna de mestrado em performance em violoncelo. A ex-guri está frequentando as aulas preparatórias para o exame, que ocorrerá em abril próximo, para aperfeiçoamento técnico. Além de aprender o alemão básico, imprescindível para ingressar na Academia.

Ambas iniciaram os estudos em Polos do Projeto Guri e deram continuidade aos cursos em outras organizações de ensino musical do Brasil, até serem convidadas a aprimorar seus estudos no exterior.


Apresentações Musicais

Gonçalo Rubalcaba
Dono de técnica irretocável, originalidade e versatilidade que lhe renderam inúmeros prêmios, entre eles dois Grammies Latino, Rubalcaba iniciou seus estudos na música tocando bateria, instrumento que pouco tempo depois foi substituído por outro não menos importante e com uma sonoridade inconfundível, o piano. O músico cubano teve seu primeiro contato com a música aos nove anos de idade, se tornando uma referência musical ainda muito jovem.

Em 1985, o pianista encontrou-se com o mestre do Jazz Dizzy Gillespie durante um Festival realizado no Havana Jazz Plaza em Cuba. Foi suficiente para que o jovem talento impressionasse o experiente músico que foi reticente ao afirmar que “Gonzalo Rubalcaba é o melhor pianista que escutei nos últimos dez anos”. Esse reconhecimento resultou no álbum Dizzy Gillespie com Arturo Sandoval e Gonzalo Rubalcaba Live – At The Jazz Plaza Festival - registrado em dois CDs históricos.

Atualmente Rubalcaba, é considerado um dos pianistas mais respeitados da tradição “afro” do Jazz que une criatividade a uma técnica e sensibilidade raras.

Banda Mantiqueira
Formada em 1991, por iniciativa do clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador – Nailor Azevedo, o Proveta – e integrada por outros músicos que sempre estiveram muito próximos a ele, a Banda Mantiqueira percorre um caminho muito difícil no nosso cenário musical. No Brasil, sabe-se que o espaço para a música instrumental é ínfimo. Mas, mesmo assim, graças ao talento e a competência desses músicos, conseguiu sobreviver ao longo desses 13 anos ganhando, cada vez mais, o reconhecimento e o respeito do público e da crítica, nacional e internacional.

PROGRAMA DO SHOW
Dia 07 de abril

21h – Abertura do evento
Fala do Mestre de Cerimônias
Vídeo institucional da Associação Amigos do Projeto Guri
Fala institucional: Ana Maria Wilheim presidente do Conselho de Administração da AAPG e João Sayad secretário de Estado da Cultura de São Paulo.

21h35 – Show de lançamento Programa Bolsas de Estudos
Gonzalo Rubalcaba, Banda Mantiqueira e Coral de Alunos do Projeto Guri
Músicas:
Airegin (Sonny Rollins) – Gonzalo Rubalcaba e Banda Mantiqueira
Aquellos Ojos Verdes (Nilo Menendez / Adolfo Utrera) – Gonzalo Rubalcaba e Banda Mantiqueira
Con Alma (Dizzy Gillespie) – Gonzalo Rubalcaba e Banda Mantiqueira
Tico-tico no Fubá (Zequinha de Abreu) – Gonzalo Rubalcaba e Banda Mantiqueira
Chega de Saudade (Tom Jobim) – Gonzalo Rubalcaba e Banda Mantiqueira
Bala com Bala (João Bosco) – Gonzalo Rubalcaba e Banda Mantiqueira
Drume Negrita (Eliseo Grenet Sanchez) – Gonzalo Rubalcaba, Banda Mantiqueira e Coro de alunos do Projeto Guri
Samba do Arnesto (Adoniran Barbosa) – Banda Mantiqueira e Coro de alunos do Projeto Guri


SHOW DE LANÇAMENTO DE PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDOS
QUANDO: DIA 07 DE ABRIL
ONDE: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3367 9500
Os ingressos podem ser adquiridos na Ingresso Rápido: WWW.ingressorapido.com.br ou televendas (011)4003-1212 (De segunda a sexta-feira, das 9 às 22h. Sábado e domingo, das 11 às 20h). Ou nas bilheterias da Sala São Paulo (de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h).
Lotação Máxima: 1256 lugares

Importante: Toda a renda do Show será revertida para o Programa de Bolsas de Estudos da Organização.

15 anos comemorados com muita música, números e resultados.
A Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), organização social de cultura desde 2004, atua na gestão do Projeto Guri, por meio de uma aliança estratégica com a Secretaria de Estado da Cultura. A missão da AAPG é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

O Projeto Guri é o principal projeto da AAPG e existe desde 1995. O Guri é um projeto socioeducativo que oferece continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. Atualmente o Projeto Guri atende cerca de 40 mil alunos em 301 municípios do Estado de São Paulo. Além do Governo do Estado – seu principal parceiro mantenedor – a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

As empresas que queiram colaborar com a AAPG e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

Pessoas físicas também podem contribuir com a AAPG e suas doações serão destinadas ao Programa de Bolsas de Estudos do Projeto Guri. Visite nosso site: www.projetoguri.org.br ou entre em contato com Mobilização de Recursos pelo tel. (11) 3874 3357.