quinta-feira, 4 de março de 2010

Circuito Cultural Paulista chega ao quarto ano

Ampliando os números de cidades participantes e atrações, o programa do Governo de São Paulo apresentará, até novembro, 800 espetáculos de circo, teatro, dança, música e exibição de filmes em 72 cidades. Todas as atividades são gratuitas

São 72 as cidades do interior e litoral de São Paulo participantes do Circuito Cultural Paulista 2010. O programa, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos, chega ao seu terceiro ano com a apresentação de 360 espetáculos de circo, teatro, dança, música e exibição de filmes, somente entre março e abril.

Ao todo serão oito meses de atividades culturais gratuitas e mais de 800 atrações. Dentre os destaques da programação dos primeiros nove finais de semana do ano, estão números circenses com o do mágico Ricardo Malerbi; a participação do grupo Cia Base com a atração Balões Mágicos; a peça teatral, Gandhi, Um Líder Servidor, monólogo do ator João Signorelli e Compacto Parlapatões, do grupo Parlapatões.

Na área de dança está o Ballet da Cidade de Taubaté com A Fada dos Espelhos – Uma Reflexão Mágica pela Dança e o Grupo Luceros que apresenta Yendo. Haverá também shows musicais com nomes como Seis Com Casca, Folias - Banda Estrambelhados e Tem Galega no Samba.

“A proposta do Circuito Cultural Paulista é a formação de público e o acesso à diversidade artística pela população de diversas cidades do Estado. No ano passado, promovemos mais de 700 espetáculos em 60 cidades. Agora em 2010, queremos que mais pessoas usufruam de todas as atividades que programamos”, afirma André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

Os municípios participantes e que recebem pelo menos um evento cultural por mês são Andradina, Adamantina, Agudos, Americana, Assis, Atibaia, Avaré, Bananal, Bragança Paulista, Brodowski, Cabreúva, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Capela do Alto, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Dois Córregos, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Garça, Guaíra, Guararema, Ibitinga, Iguape, Ilha Solteira, Ilhabela, Itapetininga, Itápolis, Itatiba, Jandira, Jaú, José Bonifácio, Lençóis Paulista, Lins, Lorena, Lucélia, Martinópolis, Matão, Miracatu, Mirandópolis, Mogi das Cruzes, Monte Alto, Monte Aprazível, Nova Odessa, Orlândia, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Piraju, Pirassununga, Pompéia, Presidente Epitácio, Regente Feijó, Registro, Salto, Santa Bárbara d'Oeste, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Fé do Sul, Santa Isabel, Santa Rosa de Viterbo, Santana de Parnaíba, São José do Rio Pardo, São Manuel, São Sebastião, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Taquarituba, Tupã, Valparaíso e Votuporanga.

A cidade de Agudos, a 269 quilômetros da capital, inicia a agenda do Circuito Cultural Paulista em 2010 com o espetáculo teatral Só os Doentes do Coração Deveriam ser Atores, com Antonio Petrin e a pianista Elaine Giacomelli, no dia 4 de março, às 20h.
Confira a programação completa em www.cultura.sp.gov.br
Programação do primeiro final de semana de março – das 4, 5, 6 e 7:

Agudos
Dia: 4 - Horário: 20h
Só os Doentes do Coração Deveriam ser Atores [TEATRO]
Espetáculo baseado em um depoimento de um ator presente no livro “Além das Ilhas Flutuantes”, do italiano Eugênio Barba (um dos principais diretores europeus, hoje à frente do grupo teatral Odin Teatret). A trama retrata o dilema de Jacek, um ator polonês de 60 anos as vésperas de reestrear Ricardo III,de Shakespeare, que, com problemas no coração, é proibido pelos médicos de continuar sua carreira. No palco, ao lado de Antonio Petrin, a pianista Elaine Giacomelli interpreta, ao vivo, obras de compositores consagrados nacionais e internacionais.
Local: Seminário Seráfico Santo Antonio
Acesso Frei Gregório Jonscher - Zona Rural, s/n.
Duração: 70 min. Classificação Indicativa: 14 anos

Caraguatatuba
Dia: 5 - Horário: 20h
Yendo – Grupo Luceros [DANÇA]
O Grupo Luceros, formado por bailarinos flamencos profissionais, vem atuando há mais de dez anos, traduzindo sempre a busca de um estilo que alia ao flamenco diversas tendências artísticas. O espetáculo Yendo apresenta o vibrante resultado do encontro do Luceros com o músico e compositor Toninho Ferragutti, traçando a rota percorrida entre o flamenco tradicional e a expressão da brasilidade de seus componentes, num diálogo que abre novas perspectivas criativas.
Local: TEATRO MUNICIPAL MÁRIO COVAS
Av. Goiás, 187 - Indaiá
Duração: 50 min. Classificação Indicativa: Livre

Garça
Dia: 5 - Horário: 20h
Enquanto Houver Encanto – Ricardo Malerbi [CIRCO]
Em um rabo de cometa, um viajante inquieto e com manias de elegância chega a um local misterioso. De seu bolso sai seu amigo, um rato, que passa a guiá-lo para diferentes locais onde ele descobre a magia e o encantamento que se revela no que há de mais simples. Mistério e lirismo para encantar toda a família.
Local: TEATRO MUNICIPAL SALA “MIGUEL MÔNICO”
Av. Rafael Paes de Barros, 560 – Bairro Williams
Duração: 50 min. Classificação Indicativa: Livre

São Manuel
Dia: 5 - Horário: 19h
Viva Elpídeo! [MÚSICA]
Oswaldinho e Marisa Viana, acompanhados por seu grupo, apresentam o repertório do disco “Viva Elpídeo!”, fruto de extensa pesquisa sobre a obra do eclético compositor paulista Elpídeo dos Santos - que em 2010 completaria 101 anos de nascimento. As músicas são um fiel retrato do homem do interior de São Paulo, com seus costumes, linguajar, religiosidade, sabores, comportamento e emoções.
Local: CINE TEATRO MUNICIPAL “Dr. ALBERTO PAMPADO”
Rua Epitácio Pessoa, 235 – Centro. Duração: 80 min. Classificação Indicativa: Livre
Fernandópolis
Dia: 6 - Horário: 20h
Rihla – Douglas Felis [MÚSICA]
O músico Douglas Felis, nascido na Venezuela e formado no Cairo (Egito), mostra neste show um repertório de músicas tradicionais e turcas (ciganas e clássicas) e egípcias (folclóricas e místicas). Os instrumentos utilizados no show, também são tradicionais da região, como as flautas kawala e ney, os instrumentos de corda ud (alaúde turco) e zas e os tambores darbuka e bendir. Douglas é acompanhado pelos músicos Bruno Mansini, Fabrício Batalha e Mário Aphonso III. Uma viagem imperdível.
Local: TEATRO MUNICIPAL MERCIOL VISCARDI
Av. Milton Terra Verdi, nº 420 - Jardim Santa Helena
Duração: 50 min. Classificação indicativa: Livre

Paraguaçu Paulista
Dia: 6 - Horário: 20h30
Números – Os Geraldos [CIRCO]
Números é uma comédia clownesca em que um grupo de artistas mambembes apresenta uma série de números inspirados na tradição circense. Uma homenagem Dos Geraldos a esses pequenos circos que percorrem o interior do país.
Local: CINE TEATRO MUNICIPAL “LUCILA NASCIMENTO”
Rua Manílio Gobbi, 131 – Centro
Duração: 50 min. Classificação Indicativa: Livre

Lins
Dia: 6 - Horário: 20h
SALÃO [DANÇA]
Composição livremente inspirada no filme LE BAL, de Ettore Scola, enfoca a delicadeza e as sutilezas das relações entre quatro pessoas que se encontram para dançar e algo mais... Um ponto de encontro, um lugar onde o gesto determina as relações e o movimento compõe o universo de quem procura nada além de um par.
Local: CLUBE LINENSE
Rua Voluntário Vitoriano Borges, 356 – Centro
Duração: 50 min. Classificação Indicativa: Livre

Itatiba
Dia: 6 - Horário: 20h
Yendo – Grupo Luceros [DANÇA]
O Grupo Luceros, formado por bailarinos flamencos profissionais, vem atuando há mais de dez anos , traduzindo sempre a busca de um estilo que alia ao flamenco diversas tendências artísticas. O espetáculo Yendo apresenta o vibrante resultado do encontro do Grupo Luceros com o músico e compositor Toninho Ferragutti, traçando a rota percorrida entre o flamenco tradicional e a expressão da brasilidade de seus componentes, num diálogo que abre novas perspectivas criativas.
Local: TEATRO RALINO ZAMBOTTO
Rua Romeu Augusto Rela, 1100 – Bairro do Engenho
Duração: 50 min. Classificação Indicativa: Livre

Brodowski
Dia: 6 - Horário: 20h
Compacto Parlapatões [TEATRO]
Com dezoito anos de estrada, os Parlapatões apresentam, neste espetáculo, alguns dos melhores e mais divertidos números de seu repertório. Um show de variedades cômicas e circenses que vai agradar a adultos e crianças.
Local: PRAÇA CÂNDIDO PORTINARI
Duração: 55 min. Classificação Indicativa: Livre

Iguape
Dia: 6 - Horário: 20h30
Ausência – Cia de Ensaio [TEATRO]
Ana e Carlos são casados e trabalham na mesma loja de departamentos. Levam uma vida sem grandes acontecimentos e encontram no universo midiático e nos sonhos de consumo um contrapeso para a dureza do dia-a-dia. Nessa realidade nenhum dos dois é livre, estão presos às coisas que possuem as coisas que não podem ter e outras que compraram à prestação e neste cotidiano permeado de contradições terão que decidir sobre um acontecimento decisivo para suas vidas.
Local: CINE ARTE IGUAPE
Praça da Basílica, 15 - Centro Histórico
Duração: 60 min. Classificação indicativa: 16 anos

Andradina
Dia: 6 - Horário: 20h
Luna Parke – La Mínima [CIRCO]
Como sempre apoiados no trabalho do Palhaço, a Cia La Mínima recria aqui o ambiente dos Parques de Atrações, exibindo apresentações bizarras, junto com prestidigitadores, brincadeiras, acrobatas e vendedores de milagres.
Local: CENTRO CULTURAL PIONEIROS DE ANDRADINA (Teatro de Arena)
Avenida Barão do Rio Branco, s/ nº - Centro
Duração: 50 min. Classificação Indicativa: Livre

Ilha Solteira
Dia: 6 - Horário: 20h
Enquanto Houver Encanto – Ricardo Malerbi [CIRCO]
Em um rabo de cometa, um viajante inquieto e com manias de elegância chega a um local misterioso. De seu bolso sai seu amigo, um rato, que passa a guiá-lo para diferentes locais onde ele descobre a magia e o encantamento que se revela no que há de mais simples. Mistério e lirismo para encantar toda a família.
Local: Casa da Cultura - Praça dos Paiaguas, 86 - Centro
Duração: 50 min. Classificação Indicativa: Livre

Monte Alto
Dia: 6 - Horário: 20h
Seis Com Casca [MÚSICA]
A banda foi formada por alunos do departamento de música da universidade de São Paulo inspirada no quinteto criado por Astor Piazzolla no final de sua vida. Atualmente, o grupo mostra “música erudita de uma maneira popular e música popular de uma maneira erudita". No repertório, junto a Piazzolla há espaço para composições próprias e também Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Nino Rota e Prokofiev, entre outros.
Local: CINE TEATRO MUNICIPAL PREF. ANTÔNIO MAZZA
Pça do Centenário, s/n - Centro
Duração: 50 min. Classificação indicativa: Livre

Adamantina
Dia: 7 - Horário: 20h30
Rihla - Douglas Felis [MÚSICA]
O músico Douglas Felis, nascido na Venezuela e formado no Cairo (Egito), mostra neste show um repertório de músicas tradicionais e turcas (ciganas e clássicas) e egípcias (folclóricas e místicas). Os instrumentos utilizados no show, também são tradicionais da região, como as flautas kawala e ney, os instrumentos de corda ud (alaúde turco) e zas e os tambores darbuka e bendir. Douglas é acompanhado pelos músicos Bruno Mansini, Fabrício Batalha e Mário Aphonso III. Uma viagem imperdível.
Local: ANFITEATRO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL
Av. Adhemar de Barros, 200 - Centro
Duração: 50 min. Classificação Indicativa: Livre

Tupã
Dia: 7 - Horário: 16h
Balões Mágicos - Cia Base [CIRCO]
Durante um cortejo performático com músicos e seres esquisitos, três bailarinas se encantam com um lindo e misterioso balão. A partir daí desenrola-se uma série de conflitos que desafiam os limites do corpo e da gravidade, culminando com o incrível vôo das bailarinas em aparelhos aéreos num balão a 20 metros de altura.
Local: Praça de Distritos
Duração: 50 min. Classificação Indicativa: Livre

Jaú
Dia: 7 - Horário: 20h
Uma Breve História da Música Caipira – Passoca [MÚSICA]
Neste show, o violeiro interpreta músicas de artistas clássicos do mundo da viola como João Pacífico, Raul Torres, Alvarenga e Ranchinho, Cascatinha e Inhana entre outros, intercalando com “causos” e fatos históricos que forjaram a história da música caipira.
Local: TEATRO MUNICIPAL ELZA MUNERATO
Av. João Ferraz Neto, s/nº
Duração: 50 min. Classificação Indicativa: Livre


Secretaria do Estado da Cultura:
Rua Mauá, 51 – Luz - São Paulo/SP PABX: (11) 2627-8000
CEP: 01028-900 http://www.cultura.sp.gov.br/
*
*
*
Publicidade: