segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ROBERTO BUENO critica Gilberto Kassab em Sessão Solene na Câmara Municipal

Fotos e reportagem: Claudia Souza
Foi realizada em 03 de setembro ultimo, na Câmara Municipal de São Paulo, Salão Nobre, uma sessão solene comemorativa aos 12 anos de existência da Lei 12316, que instituiu a política municipal de atendimento à população de rua da cidade.
Na mesa, presididos pela Vereadora Juliana Cardoso, estava o Deputado Federal Paulo Teixeira; Robson Mendonça (Gestor do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo); Sebastião Nicomedis (Ex-morador de rua, ator e escritor); Profª Dra. Aldaiza Sposati (Professora titular da PUC de São Paulo); Padre Lédio Vilanez (Coordenador Adjunto do Fórum da Assistência Social do Estado de São Paulo); Padre Julio Lanceloti (Pastoral do Povo de Rua); Carlos Henrique Loureiro (Servidor Publico); Paulo Sergio de Souza (Coordenador do núcleo de análise e planejamento da Secretaria Municipal de Segurança ); Professor Roberto Bueno (Presidente da Ordem dos Músicos – CRESP); Inspetor Rubens Trapirá (Comandante operacional da Guarda Civil); Vereador Floriano Pesaro e Deputado Estadual José Candido. No auditório, pessoas da população de rua, representantes de classe e religiosos.
A Ordem dos Músicos do Brasil – Conselho Regional do Estado de São Paulo, recebeu o convite para participar da solenidade, porque está oferecendo um curso de música para vinte pessoas, que foram encaminhadas pelo Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo. O Presidente da OMB/CRESP, Professor Roberto Bueno, durante o seu pronunciamento, ressaltou a importância da solidariedade dizendo: - “O solidário nunca será um solitário. Se nós formos solidários com os menos afortunados na sorte, faremos com que esses nossos irmãos e irmãs sejam ressocializados.”
Contou três experiências marcantes que viveu com o trabalho voluntário que prestou no decorrer de sua vida, em que conseguiu encaminhar e ajudar dois homens em situação de rua e que hoje estão totalmente restabelecidos graças a oportunidade que receberam. Salientou que se sentirá realizado somente quando estes alunos que foram encaminhados pelo Movimento, conseguirem um emprego como músico. Aproveitando a oportunidade, Roberto Bueno surpreendeu a todos quando resolveu fazer um apelo público ao Prefeito Kassab para que tivesse um pouco mais de respeito com os músicos. Citou que em diversos países os músicos de rua são respeitados, ao contrário da Cidade de São Paulo, onde a Guarda Metropolitana impediu a apresentação de dois meninos (referindo-se sem citar nomes, aos gêmeos Cosme & Damião - Trio Forró Moleque) que são músicos filiados, ameaçando de tomar seus instrumentos, sendo necessário a interferência do público. Informou que a OMB/CRESP está entrando com um mandato de segurança contra a Prefeitura de São Paulo.
“Nós temos 60 mil músicos inscritos aqui na cidade de São Paulo, mas por incrível que pareça, só cinco por cento são privilegiados. São aqueles que ganham o que querem e quando querem e infelizmente, temos políticos dentro desta casa, que esqueceram as suas origens e se estão aqui é porque foram músicos. É muito importante que se frise que os políticos se preocupem no ‘ser’ e não no ‘ter’....” Afirmou.
Em seguida, o Inspetor Rubens Trapirá (Comandante operacional da Guarda Civil), em seu pronunciamento, comentou que chamou alguns oficiais de sua equipe para que presenciassem a Sessão e que a Guarda Civil está completando 23 anos de existência. Dirigindo-se com firmesa em tom de alerta à sua corporação entre a platéia, declarou: - ...”esse lema: amiga, protetora e aliada, deve estar presente em todas as nossas ações e a população de rua deve receber toda a nossa atenção, todo o nosso carinho... o princípio ao respeito e à dignidade humana tem que ser o princípio marcante da nossa conduta...”


Em resposta ao comentário de Roberto Bueno, o Comandante disse que a música é muito importante e ficou de levar o seu relato ao conhecimento do Comandante do Ibirapuera para que seja feita a devida verificação.


*


Tribuna do Músico - Revista músico! - http://www.tribunadomusico.com.br/


*
*
Assista o vídeo:

*
*
*
Publicidade:
*