domingo, 6 de setembro de 2009

ESPN E UNICEF - CARAVANA DO ESPORTE E CARAVANA DA MÚSICA EM EMBU DAS ARTES

Projetos sociais "Caravana do Esporte" e "Caravana da Música" chegam a Embu das Artes
Pela primeira vez, projetos sociais da ESPN Brasil visitam o município da Grande São Paulo. Ana Moser, Marta Sobral, Ida, Soraia André e Eduardo Bacellar são os ídolos do esporte que participam da ação. Mais de 3 mil crianças e 250 educadores serão atendidos

A Caravana do Esporte e a Caravana da Música, projetos sociais da ESPN Brasil, desembarcam pela primeira vez no município de Embu das Artes, na Grande São Paulo, na próxima quarta-feira, 9 de setembro. Até o dia 11/09, um time de grandes nomes do esporte nacional, músicos e educadores vai realizar oficinas com 3060 crianças e adolescentes de 5 a 14 anos e workshops com 250 professores da rede pública de ensino.
Uma cerimônia oficial de abertura da Caravana acontecerá às 16h30, na quarta-feira, 9 de setembro, no Campo Dom José (Rua Lorena, 128, Jardim Dom José, Embu). As clínicas esportivas e artísticas com os alunos e professores serão realizadas de 9 a 11/09, das 8h às 17h, no mesmo local.
A Caravana do Esporte leva a atividade esportiva como ferramenta de educação a municípios com baixos índices de desenvolvimento de todo o país e está em seu quinto ano de atuação. Neste ano, a iniciativa está inscrita na Lei de Incentivo ao Esporte e ganhou o apoio de importantes patrocinadores como Fundação Telefônica, IBM, Unibanco e CCR.
“A Caravana construiu uma rede que vai muito além dos números oficiais de atendimento nestes anos. São pessoas que abraçaram o projeto conosco, cidadãos que não ficam somente no discurso e trabalham muito para melhorar a qualidade da educação e de vida das crianças brasileiras”, comenta Adriana Saldanha, diretora da Caravana do Esporte e da Caravana da Música.

Ídolos do esporte brasileiro participam da Caravana em Embu das Artes
Em Embu das Artes, a Caravana do Esporte terá oficinas esportivas de vôlei, basquete e judô. E para comandar as atividades, estão confirmadas as presenças dos seguintes ídolos: Ana Moser (Líder de uma geração de jogadoras que mudou o rumo do voleibol no Brasil e conquistou vários títulos, como a medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta em 96), Ida (ex-jogadora de vôlei, bronze na Olimpíada de Atlanta), Marta Sobral (ex-pivô, ocupa lugar de destaque na história do basquete nacional. Foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta 96 e bronze em Sydney 2000), Soraia André (Campeã Pan-Americana de Judô em 1982 e 1987) e Eduardo Bacellar (judoca, bicampeão do Grand Prix Nacional de Judô em 2002 e 2003).
Criada em 2005 pela ESPN Brasil, a Caravana do Esporte já percorreu 39 cidades em 15 estados brasileiros e atendeu 85 mil crianças e adolescentes e 10.800 professores da rede pública de ensino. O projeto é possível graças à aliança com o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, que chancela a ação e indica as cidades a serem atendidas. O Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser, é o coordenador da metodologia aplicada e uma rede formada por mais de 50 atletas, incluindo grandes ídolos nacionais, é voluntária e parceira do projeto.
Em cada um dos municípios atendidos, a equipe da Caravana do Esporte organiza oficinas esportivas com crianças e adolescentes e também oferece workshops de formação para os professores da rede pública de ensino a fim de capacitá-los para que eles possam dar continuidade ao projeto após a passagem da Caravana.

Arte para educar
Na Caravana da Música, profissionais indicados por Daniela Mercury vão ministrar oficinas de música e dança para as crianças e adolescentes de Embu das Artes e também workshops para professores da rede pública de ensino. Empregando atividades musicais e de dança, os profissionais trabalham junto aos participantes habilidades como ritmo, atenção, concentração, organização pessoal e trabalho em equipe, possibilitando o desenvolvimento motor e cognitivo.
A Caravana da Música foi criada pela ESPN Brasil em 2007, em parceria com o UNICEF e o Instituto Sol da Liberdade, da cantora Daniela Mercury, com o objetivo disseminar o conceito da educação por meio da experimentação artística de música e dança. O projeto atua lado a lado com a Caravana do Esporte em todas as comunidades visitadas.

Depois que a Caravana passaOs principais resultados obtidos com a Caravana do Esporte e a Caravana da Música nos municípios atendidos são: queda na evasão escolar, maior envolvimento dos pais nas atividades da escola, maior participação das crianças em sala de aula, diminuição da violência e do trabalho infantil, maior motivação dos profissionais da educação pública e construção de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.
Durante a implantação do projeto, os professores capacitados constroem coletivamente o Plano Político-Pedagógico, com objetivos e metas para que possam coordenar as atividades de continuidade nas escolas e na comunidade. A Caravana do Esporte e a Caravana da Música também deixam um kit de materiais esportivos, instrumentos musicais, livros e revistas infanto-juvenis e brinquedos educativos em cada uma das comunidades visitadas. A ação é possível com o apoio de empresas como Plastbrinq, Algazarra, Instituto Maurício de Sousa, Redenção, Ediouro e Coquetel.

A Caravana na TVO documentário de uma hora de duração, exibido mensalmente pela ESPN Brasil, é o principal registro jornalístico da ação dos projetos, com abordagem sócio-econômica da realidade da infância, da educação pública, além de questões históricas, culturais, geográficas e ambientais da região visitada.

Desde 2005, o documentário da Caravana recebeu importantes premiações como o Prêmio APCA de Melhor Programa Esportivo da TV Brasileira (2005); Menção Honrosa nos Prêmios Ibero-americanos de Comunicação (UNICEF Espanha – 2005/2006); finalista do Prêmio Esso de Telejornalismo (2005/2006), finalista do Prêmio IGE de Jornalismo (coordenado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância - ANDI e pelo Instituto Gestão Educacional) na categoria Iniciativa Inovadora; Prêmio Mídia da Paz (2007/2008) e mais recentemente a menção honrosa no Prêmio Internacional Giorgio Binchi pela Promoção do Esporte (Itália).

A Petrobras é a patrocinadora da série de documentários da Caravana no canal ESPN Brasil.


Sobre a ESPN
Em 2009, a marca ESPN comemora 20 anos no Brasil. Líder mundial em esportes, a ESPN chegou ao país em 1989 e foi o primeiro canal de esportes da TV paga brasileira. Seis anos depois, em 1995, a empresa criou o canal ESPN Brasil. Hoje, além da TV, a ESPN expandiu sua presença no país para internet (ESPN.com.br e ESPN360), rádio (projeto Eldorado ESPN – AM 700 e 107,3 FM), celulares (ESPN Mobile TV e ESPN360 para iPhone) e eventos (ESPN X Games Brasil).
A ESPN do Brasil pertence à rede ESPN International que foi criada em 1988 como uma divisão da ESPN Inc. para os mercados fora dos Estados Unidos. A ESPN é 80% de propriedade da ABC, Inc., uma subsidiária da The Walt Disney Company. Os outros 20% são de propriedade da Hearst Corporation.

CARAVANA DO ESPORTE E CARAVANA DA MÚSICA EM EMBU DAS ARTES – SP
Abertura Oficial: 9 de setembro, quarta-feira
Horário: 16h30
Local: Campo Dom José (Rua Lorena, 128, Jardim Dom José, Embu das Artes)

Clínicas esportivas e artística com crianças e adolescentes
De 9 a 11 de setembro – das 8h às 17h

Workshops com educadores
De 9 a 11 de setembro – das 8h às 17h
*
*
*
*
Publicidade: