domingo, 27 de setembro de 2009

1ª Orquestra Filarmônica de São Paulo integra música clássica brasileira ao meio ambiente

1ª Orquestra Filarmônica de São Paulo integra música clássica brasileira ao meio ambiente
*
Iniciativa inédita no estado, o conceito da Orquestra é levar a música erudita para as classes sociais menos favorecidas, além de promover espetáculos gratuitos em bosques, praças e parques em 2010. Neste momento o projeto está em fase de captação de recursos
Aprovado em abril de 2009 pelo Ministro da Cultura Juca Ferreira, o projeto para a criação da 1ª Orquestra Filarmônica de São Paulo (OFESP) está em fase de captação de recursos para dar início à primeira parte da série "Concertos OFESP", em 2010. Serão oito espetáculos realizados em parques, praças e bosques. As apresentações intituladas “Concerto com Meio Ambiente” serão gratuitas.
A captação de patrocínios está sendo proposta para pessoas físicas e jurídicas, dentro e fora da Lei Rouanet. Foram mais de 18 meses de muitos estudos para propor ao MINC um formato completamente diferente de apresentações.
De acordo com Jorge Muzy, idealizador do projeto e presidente da Muzy Corp, consultoria especializada em projetos culturais, o objetivo é garantir o acesso gratuito a pessoas de todas as idades, uma vez que os concertos acontecerão ao ar livre, fugindo do modelo tradicional de concertos em salas e teatros que muitas vezes inibem o conhecimento e acesso de grande parte da população, além de trazer em paralelo uma mensagem importante sobre a sustentabilidade, tendo a música como veículo.
O objetivo do projeto é levar a música sinfônica para as classes sociais menos favorecidas, que não têm acesso a este gênero de espetáculos musicais, e, dessa forma, promover a difusão da música erudita para desmistificar preconceitos, sem necessariamente vulgarizar as obras dos grandes compositores, priorizando a qualidade dos espetáculos.
Composta por 60 músicos, a orquestra será coordenada pelo Maestro Sérgio Igor Chnee e os espetáculos contarão com um repertório atraente, no qual, a OFESP mostrará a história de alguns compositores e de suas obras. As músicas serão interpretadas pela orquestra com programas de concertos, que contém dados sobre os compositores e suas obras, além de comentários sobre os mesmos.
*
*
*
Publicidade:
*