quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CANTORAS DO RÁDIO em entrevista no Programa Ensaio da TV Cultura

Cantoras da era de ouro do rádio mostram que estão inteiras, e podem ser vistas no Ensaio da TV Cultura
*“Não estamos na ordem do dia, mas estamos em dia e em ordem”, afirma o trio, que fala sobre o documentário Cantoras do Rádio e conta histórias curiosas de suas carreiras

Quem não se vê em ares de nostalgia quando escuta um trecho da canção “Nós somos as cantoras do rádio, levamos a vida a cantar...”? E é esse clima que vai tomar conta dos telespectadores na noite de quarta-feira (16/9), a partir das 22h10, durante o programa Ensaio, da TV Cultura, quando Fernando Faro conversa com Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas e Ellen de Lima, cantoras da era de ouro do rádio brasileiro.

Num bate-papo tranquilo e cheio de histórias curiosas, o trio conta detalhes de suas trajetórias e lembra das músicas que marcaram suas carreiras. Sobre o documentário recém-lançado Cantoras do Rádio, de Ricardo Cravo Albin, Carmélia revela que “o filme é a glória da nossa trajetória, é a oportunidade de perpetuarmos nosso trabalho e passarmos para a história da música brasileira. É também um grande presente para nosso fim de carreira. Diria que é o happy end das Cantoras do Rádio”. Para elas, o roteiro veio para reafirmar o valor que as cantoras do rádio ainda possuem: “A intenção é mostrar o nosso valor, a nossa geração. É mostrar que estamos vivas, inteiras e bonitinhas”, conta Carminha. E Ellen acrescenta: “Podemos não estar na ordem do dia, mas estamos em dia e em ordem”.

Entre as histórias e confissões do trio, algumas se tornam públicas durante o programa. Carmélia Alves fala do período que cantava no programa de calouros de Ary Barroso e como virou rainha do baião; Ellen de Lima, que começou dessa mesma forma, conta que no início imitava Ângela Maria e que, mais tarde, adquiriu seu estilo de cantar; e Carminha Mascarenhas se emociona ao lembrar que virou cantora para conquistar o pianista Raul Mascarenhas, quando o viu tocar no clube de sua cidade.

No repertório, Carmélia canta Sabiá lá na Gaiola (Hervê Cordovil), seu primeiro sucesso; Pau de Arara (Guio de Moraes e Luiz Gonzaga); Kalu (Humberto Teixeira) e Qui nem Jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira). Ellen de Lima lembra A noite do meu bem (Dolores Duran); Orgulho (Nelson Wederkind e Waldir Rocha) e o bolero de Fernando César, Vício. Carminha Mascarenhas traz Toalha de Mesa, composta em parceria com Dora Lopes; Samba da Madrugada, de mesma autoria, e que atualmente faz sucesso na voz de sua neta, Mariana Belém; e Mensagem (Aldo Cabral e Cícero Nunes), homenageando a cantora Isaura Garcia. Para fechar, todas cantam juntas canções como: Palpite Infeliz (Noel Rosa), Eu não tenho onde morar (Dorival Caymmi) e Conto de Areia (Toninho/ Romildo Bastos).

O programa conta ainda com a presença do historiador Ricardo Cravo Albin, que fala como seu roteiro do show se transformou no documentário sobre as artistas, e traz trechos do filme, inclusive com a quarta cantora, Violeta Cavalcante, que não participa do Ensaio por problemas de saúde.

*
*
*
Publicidade:

*