quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DIGNIDADE JÁ!

Maria Cristina Barbato
OMB/CRESP

Juridicamente falando... A nossa Constituição Federal, em seu art. 1º, inciso III consagra como fundamento principal, dentre outros, a dignidade da pessoa humana.
Observe: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

III - a dignidade da pessoa humana;
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Todo poder emana do povo?
- Sim. E o poder que emana do povo é o fundamento lógico para o cumprimento da Constituição Federal. Esse poder é exercido por meio dos representantes eleitos pela maioria dos votos.
A “dignidade da pessoa humana” como viga-mestra fundamental do nosso ordenamento jurídico, retrata o respeito “pelo ser humano” como órgão máximo do sistema, onde os governantes eleitos devem criar condições de sobrevivência que garantam uma vida digna a todos.
Vale dizer que essa “dignidade” deve ser conquistada. Ela existe, mas está em forma de semente e, portanto, deve ser plantada, regada, cultivada... Para que se produzam frutos em espécies.
Em outras palavras, “o clamor social” é o solo que faz nascer a tão sonhada conquista, onde todos, a uma só voz, entoam a mesma melodia, ou ainda, podemos reforçar o dito popular que diz: “a união faz a força”.

Quando falamos em união, falamos em somar os ideais originados pelas necessidades de determinada classe.

RECADO DO PRESIDENTE:

Somos uma classe!
A classe musical, com muito orgulho!

Uma classe até então esquecida, indefesa e desprotegida.
Queremos mudar o curso dessa história escrevendo capítulos diferentes dos já conhecidos.
Vamos fazer valer a lei que criou a Ordem dos Músicos e, como escoteiros, usaremos as ferramentas que temos para a reconstrução da nossa Casa, da nossa Ordem.
Tudo é bem vindo e necessário: idéias, críticas, sugestões, reclamações, denúncias...
Não é tarefa de fácil execução, mas como dizem os sábios, para andar mil metros é preciso dar o primeiro passo, e, o nosso primeiro passo é poder merecer a sua confiança.
Obrigado!
OMB - Conselho Regional de São Paulo e Diretoria
Presidente: Professor Roberto Bueno

Contamos com você!
*
Artigo publicado na Revista músico! nº 1 - Setembro/2009 - Pág. 17
http://www.tribunadomusico.com.br/
*
*
*
Apoio Cultural:



*