quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MÚSICA EM SALA DE AULA

Apesar de estar previsto para entrar em vigor apenas em 2011, a volta da disciplina musical obrigatória no Ensino Fundamental já vem mobilizando educadores, músicos e profissionais ligados a diferentes esferas do segmento abarcado pela música desde agora.
*Endossando a causa e buscando garantir a implantação do ensino musical nas instituições de ensino de todo o País, a Associação Brasileira da Música tem desenvolvido uma série de ações para garantir a volta dessa disciplina que, para o presidente da entidade, Synésio Batista da Costa, vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas: “Vai envolver capacitação, formação de novos professores, material didático. O que fazemos hoje simboliza o resgate de uma dívida que temos com este país”, comenta o executivo, referindo-se à extinção do ensino musical em 1971, durante a ditadura militar.
Partidária da opinião de que a música é um fator importante de transformação do meio, a Abemúsica defende a perspectiva de que ela contribui para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras, emocionais e afetivas dos alunos. Partindo desse pressuposto, oferecemos ao seu veículo fontes para falar sobre os benefícios da música em sala de aula.

A lei
Sancionada pelo Presidente Lula ano passado, a lei nº 11769 estabelece a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, dentro da disciplina de Artes. Atualmente o Brasil tem 27,5 milhões de jovens matriculados no Ensino Fundamental.

Benefícios da Música

- Crianças que recebem ensinamentos de conceitos simples logo que dão os primeiros passos têm melhor desempenho em matemática;

- Aulas de Música podem ajudar no desenvolvimento de habilidades espaciais;

- Aulas de Música na infância realmente fazem o cérebro crescer. Pesquisadores alemães descobriram que a área utilizada para analisar sons musicais é, em média, 25% maior nos músicos;

- A participação em atividades musicais aumenta a habilidade da criança para aprender leitura;

A música ajuda a trabalhar a autodisciplina, capacidade para trabalhar em grupo e para a resolução de problemas;

- O treinamento musical gera as conexões neurais utilizadas para o raciocínio abstrato;

- A música melhora o desempenho escolar. Independentemente do histórico socioeconômico;

- Abuso de drogas é menor em estudantes de música;

-Estudantes de ritmo aprendem frações mais facilmente.
*
*
*
Publicidade:
*