quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Espetáculo multimídia Machinations conta a história do nascimento da linguagem

Espetáculo multimídia Machinations conta a história do nascimento da linguagem
Evento integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil e será apresentado em São Paulo


O espetáculo Machinations, composta pelo músico George Aperghis e produzido pelo Instituto de Pesquisa em Música por Computador e Acústica (Ircam), chega ao dia 11 de setembro em São Paulo após apresentações de sucesso em Belo Horizonte. O evento integra o Festival Música Nova, será apresentado no SESC Vila Mariana e faz parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil.

“Trata-se de um espetáculo produzido por um dos mais respeitados centros musicais europeus. George Aperghis, por sua vez, permanece como um dos músicos mais criativos da atualidade. Esse espetáculo multimídia e plural só vem a acrescentar o quadro de eventos do Ano da França no Brasil”, afirmou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

Machinations é uma performance visual e musical que narra o nascimento da linguagem através de uma viagem do tempo. A história começa com um jogo de dados e termina, após várias fases, com programas de computador. Como engrenagens, um elemento depende do outro para que o espetáculo aconteça. Música, movimento e imagem se completam num contexto eletrônico de sensações e descobertas. O espetáculo multimídia foi encomendada a Aperghis pelo Ircam, e combina música, movimento e imagem em um contexto eletrônico de sensações e descobertas.

O criador do espetáculo, o renomado músico grego radicado na França George Aperghis, divide sua carreira entre suas atividades na escritura instrumental ou vocal, o teatro musical e a ópera. Em 1976, ele inaugura o Atelier Théâtre et Musique (Atem), onde consegue renovar seu trabalho, fazendo espetáculos com trabalhos de temas mais voltados para o cunho social. Seu lema é “Faça música de qualquer lugar”.

Segundo Aperghis, Machinations é “uma imagem que se constrói muito devagar, como uma brincadeira de criança. Um jogo de pega-varetas”. O Ircam é atualmente o principal centro de pesquisa musical europeu, ao combinar conhecimento musical com inovação tecnológica. Fundado em 1970, pelo músico Pierre Boulez, o instituto trabalha com a pesquisa de música por computadores e realiza anualmente o Festival Agora, no qual apresenta suas criações para o público.

Machinations, do Festival Música Nova, conta com o patrocínio de: Petrobras, Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Governo Federal do Brasil, Cultures France, República Francesa. O evento tem o apoio de Associação dos Amigos do Maria Antonia, Centro Universitário Maria Antonia – USP, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão - USP, Universidade de São Paulo, MIS – Museu da Imagem e do Som, Teatro São Pedro, APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, SESC TV, Consulado Geral da França no Brasil, Iracema Music Prod., Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura. O evento é realizado pelo SESC-São Paulo e pela Prefeitura Municipal de Santos, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:
Machinations – Festival Música Nova
Data: de 11 a 13 de setembro
Local: SESC Vila Mariana – Rua Pelotas, 141
Horário: sexta e sábado, às 21h; domingo, às 18h.
Preço: R$ 10,00 inteira (R$ 5,00 meia)

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil ( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:

Comitê dos patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

Parceria e realização:
TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil, SESC, SESC SP.
*
*
*
Publicidade:

*