quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Prelúdio estreia 5ª temporada com recorde de inscrições

Edição começa a ser exibida dia 27 e se firma como uma boa opção na TV para as tardes de domingo

A estreia da temporada 2009 do programa Prelúdio, da TV Cultura, acontece no último domingo de setembro (27/9), a partir das 14h30, trazendo 24 jovens músicos durante onze semanas. Este ano, o concurso recebeu quase três vezes mais candidatos que em 2008; foram 140 inscritos, vindos dos mais distantes pontos do Brasil - do Pará ao Rio Grande do Sul -, com idades entre 17 e 28 anos. Os selecionados concorrem a uma Bolsa de Estudos na Alemanha, patrocinada pelo Instituto Goethe, e a um concerto prêmio, regido pelo maestro Júlio Medaglia, idealizador e diretor artístico do programa, e que será exibido pela emissora.

Uma das novidades desta edição é a variedade de instrumentos: além do piano, contrabaixo e violão, haverá músicos tocando marimba, eufônio e oboé. Participa também uma maestrina e vários cantores. Eles se apresentarão com a Orquestra Prelúdio, regida por Medaglia. No repertório, obras de J. Strauss II, Mozart, Alexander Arutunian, Carl Maria Von Weber, Camille Saint-Saëns, Ney Rosauro, Lars-Erik Larsson, André Jolivet, Joseph Jean Baptiste Arban, Jacques Ibert, Heitor Villa-Lobos, C. W. Gluck, Radamés Gnatalli e Carl Ditters Von Dittersdorf.

O concurso terá onze etapas: oito eliminatórias, gravadas no Auditório Franco Zampari; duas semifinais, no Teatro do Colégio Santa Cruz; e a final, que será realizada no dia 6 de dezembro na Sala São Paulo. Em cada edição, três candidatos passam pelo crivo de um júri formado por músicos, críticos e especialistas.

Interatividade
A grande final, que acontece dia 6 de dezembro, terá, pela primeira vez, a participação do público, que votará pela internet, no site (www.tvcultura.com.br/preludio) e será transmitida, ao vivo, pela IPTV Cultura. Outra novidade é que, além dos concorrentes, músicos que postarem suas apresentações no site, em Vídeos do Internauta, terão a chance de serem vistos nas futuras edições do programa.

Único show de calouros erudito da TV brasileira, Prelúdio tem apresentação de Estela Ribeiro e conta com incentivo cultural da Lei Rouanet, apoio cultural O Boticário e Fundação Volkswagen e apoio institucional do Instituto Goethe.
*
*
*
Publicidade:
*