sexta-feira, 7 de maio de 2010

VIRADA CULTURAL: O CHORO VOLTA AO CENÁRIO BRASILEIRO COM TRÊS DOS MELHORES BANDOLINISTAS DO MUNDO

Virada Cultural terá “Encontro de Bandolins” com o americano Mark Marshall, a alemã Caterina Lichtenberg e o brasileiro Danilo Brito, que idealizou o espetáculo

Mark Marshall
Pela 1ª vez no Brasil, os três principais bandolinistas do mundo serão destaque em terras tupiniquins no “Encontro dos Bandolins” na Virada Cultural produzido pela Orpheu Music. Os bandolinistas, o brasileiro Danilo Brito, o americano Mark Marshall e a alemã Caterina Lichtenberg apresentarão o que há de melhor no choro com suas habilidades particulares, virtuosismo, criatividade e um repertório atual e sincronismo que os músicos possuem. “Somos amigos e já desenvolvemos vários trabalhos em conjunto, será uma apresentação única e imperdível”, afirma o músico Danilo Brito que idealizou o encontro. O espetáculo será realizado no dia 16 de maio, domingo, na Estação da Luz às 13h em São Paulo.

O evento trará uma jornada musical que apresentará, por meio do tempo e dos estilos, musicas feitas por alguns dos maiores intérpretes do mundo, do século XVII ao contemporâneo, da Europa às Américas, com esses bandolinistas conhecedores da história e mestres em interpretação. Os estilos, alguns dos mais populares e respeitados do mundo, entre a música clássica européia, a música instrumental brasileira contemporânea, choro, o jazz, o bluegrass e a música contemporânea norte-americana.

Cada um vai apresentar obras populares consagradas e produção inédita de seus estilos dominantes.

<< Caterina Lichtenberg toca um bandolim de estilo Europeu (de bojo côncavo) e outro estilo Barroco (de 12 cordas) tocado com a pena de uma ave. Mike Marshall toca um bandolim norte-americano Gibson e Danilo Brito o bandolim brasileiro, inspirado no modelo português. “Embora estes bandolins tenham a mesma afinação, o timbre e a sonoridade são interessantemente peculiares”, acrescenta Brito.

Na segunda parte do concerto, os participantes serão premiados com o encontro de todos os estilos, em que os três intérpretes compartilham seu conhecimento e criatividade no estilo do outro, incluindo algumas músicas escritas e arranjadas especialmente para este espetáculo. “Será uma experiência original que traz ao público a oportunidade de, em um mesmo espetáculo, conhecer culturas de lugares e tempos diferentes, repertório variado e alguns dos mais intensos e virtuosos artistas do mundo, mostrando sua amplitude musical, sua evidente admiração mútua e seu excelente humor”, finaliza o bandolinista.

Sobre Danilo Brito
<< Danilo Brito é um jovem bandolinista com uma carreira prodigiosa de talento e reconhecimento. Aos 19 anos foi nomeado o melhor instrumentista brasileiro pelo júri mais respeitado do Brasil (Prêmio VISA). Com sua interpretação própria, virtuosidade e criatividade musical desde a infância tornou-se um grande conhecedor dos estilos brasileiros, seus intérpretes e compositores. Danilo Brito é dos raros instrumentistas que domina técnica e interpretação e totalmente autodidata. Sua escola é o Choro, gênero musical pai do samba, que combina ritmo, melodia e improviso. Aprendeu música escutando os velhos LPs de seu pai, desde o nascimento e, ainda criança, participando de rodas de choros das tradicionais lojas de música do centro de São Paulo.

Serviço:
Encontro de Bandolins – Virada Cultural
Quando: 16 de maio, domingo, às 13h
Onde: Estação da Luz: Orquestra (Estação da Luz)
Livre para todos os públicos
Informações: http://www.viradacultural.org/