sexta-feira, 7 de maio de 2010

SESI-SP APRESENTA RUSSIAN VIRTUOSI OF EUROPE NO MÚSICA EM CENA

O concerto internacional, que contemplará os compositores Bach, Anton Bruckner, Tchaikovsky e Bèla Bartok, será realizado domingo (16/05), ao meio-dia. A entrada é franca.


São Paulo, 7/05/2010 – O Russian Virtuosi of Europe fará única apresentação no dia 16 de maio (domingo), no Teatro do SESI – São Paulo, às 12 horas.
O repertório contará com obras de consagrados compositores, como o alemão Johann Sebastian Bach, o austríaco Anton Bruckner, o russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky e o húngaro Bèla Bartok.
O projeto Música em Cena visa democratizar o acesso à música erudita, representando a significativa contribuição da indústria de São Paulo para oferecer ao público o encontro com a linguagem musical e a promoção da cidadania.


Histórico do grupo


Formada em 2004, por Yuri Zhislin, violinista russo radicado em Londres, a Russian Virtuosi of Europe reúne alguns dos melhores músicos de cordas da Rússia e da antiga URSS, que agora vivem na Europa Ocidental. O repertório do grupo é criativo e variado e sua estreia foi realizada no Wigmore Hall London. A singular combinação de música instrumental e talento de ensemble fazem deste grupo um dos mais motivantes da cena musical da atualidade.
Recentemente, apresentou-se no Festival de Prades (França), e no Festival Mendelssohn do Lincoln International Music Festival (Inglaterra), com a participação da grande violinista russa Alina Ibragimova e da pianista Mei Yi Foo.
Fundador e diretor artístico da Russian Virtuosi of Europe, Yuri Zhislin é um dos mais talentosos e versáteis músicos de sua geração. Ministra masterclasses e realiza concertos com orquestras da Europa, América do Norte e Oceania. Leciona violino no Royal College of Music e é líder convidado de orquestras, como a Philharmonia. Atualmente, é diretor artístico do Festival Internacional de Música Evaristo Valle, na Espanha; e professor de violino na Royal College of Music, em Londres.


Músico:
Yuri Zhislin, diretor artístico


Programa:



J. S. Bach (1685 – 1750)
Concerto em Lá menor para violino, BWV 1041
Allegro moderato
Andante
Allegro assai

Anton Bruckner (1824 – 1896)
Adagio

P. I. Tchaikovsky (1840 – 1893)
Andante Cantabile

Bèla Bartok (1881 – 1945)
Danças Romenas
I. "Jocul Cu Bata"
II. "Braul"
III. "Pe Lock"
IV. "Buciumeana"
V. "Poarga Romaneasca"
VI. "Maruntel"
VII. "Maruntel"
Calendário de maio:

23/05/2010
Duo Del Claro e Ricardo Ballestero
26/05/2010
Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
30/05/2010
Quinteto Sopra 5



SERVIÇO:
Música em Cena 2010 – Russian Virtuosi of Europe
Local: Teatro do SESI – São Paulo – Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Data e horário: dia 16 de maio (domingo), às 12 horas.
Entrada: Franca - A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria, no dia do espetáculo – domingo, a partir das 11 horas. São distribuídos dois ingressos por pessoa.
Recomendação etária: livre
Informações: (11) 3146-7405/7406