terça-feira, 11 de maio de 2010

Revista Soma apresenta nova edição

Publicação gratuita está disponível nos pontos de distribuição e download no site http://www.maissoma.com/


A Soma foi a Belo Horizonte encontrar uma figura mítica da música brasileira: Arnaldo Baptista. Um dos gênios criativos da Tropicália, ao lado dos Mutantes, Baptista saiu da banda nos anos 1970 direto para uma espiral de depressão e loucura – uma trajetória muitas vezes comparada à do ex-Pink Floyd Syd Barret. Após tentar o suicídio em 1982, viveu em reclusão em um sítio em Juiz de Fora com a nova mulher, Lucinha Barbosa. Depois de anos de ostracismo por parte da imprensa e do público, sua importância foi sendo resgatada a partir dos anos 1990. O último grande episódio desse resgate aconteceu no ano passado, com o lançamento do elogiadíssimo documentário Lóki?. No apartamento do casal, o editor Mateus Potumati e o fotógrafo Fernando Martins tiveram acesso total a uma mente peculiar, que recomeçou do zero como um disco rígido formatado depois de um bug quase irreparável.

Outra mente que teve forças para se reinventar – e alçar voos altíssimos – foi a de Jun Matsui, tatuador brasileiro que trabalhou como dekassegui no Japão, descobriu seu talento para a arte e chegou a desenhar corpos de membros da Yakuza. De volta ao Brasil, ele se tornou um dos profissionais mais respeitados do pais, com seu estilo carregado inconfundível e seu ethos de trabalho digno de um monge zen. Por Tiago Moraes.

Se os dois começaram do zero, Eugene Hutz não partiu nem disso. Filho de ciganos, criado na Ucrânia soviética, ele driblou a opressão do regime comunista e o preconceito étnico com um do-it-yourself de causar inveja a qualquer punk de um país capitalista. O líder do Gogol Bordello falou com Matias Maxx sobre gipsy punk, morar no Rio e trabalhar em Hollywood com o peito aberto de quem não se choca nem deslumbra com nada, mas não perde a intensidade de viver.

Thais Beltrame também gosta de virar o mundo do avesso. Seus desenhos delicados e solitários pulsam com uma reflexão obsessiva sobre o papel do artista e sua obrigação de sacudir a zona de conforto – sua e do público. Por Marina Mantovanini.

Possibilidades infinitas a quem vê o mundo a partir da experiência-zero.

E mais:

Shuffle . Tiago Nicolas, o Amauri Jr. indie, troca sua ideia de som com o DJ e produtor Zegon, do N.A.S.A., que trabalhou com meio mundo da música brasileira e internacional.

Alessandra Leão . Bala Que Rasga o Luar . Em turnê do seu segundo disco solo, Dois Cordões, a compositora pernambucana (ex-Comadre Fulozinha, de onde também saiu Karina Buhr) experimenta o esplendor de uma carreira que chamou a atenção de David Byrne e promete ser o próximo grande passo da música pernambucana no Brasil e no mundo. Por Arthur Dantas

Ensaio de Fotos . Retorvisor, por Michel Gomes . Trabalho autoral melancólico e com técnicas variadas de um ótimo novo nome da fotografia brasileira.

Entre (Outros) . Nesta edição, trabalhos de Raquel Schembri, Hermes!, Alex Vieira, Binho Martins e Tuila Barbosa. Patrocínio cultural Nike Sportswear.

Nekro . Veneno Remédio . No comando do Boom Boom Kid, o argentino Nekro é provavelmente o maior nome do harcore latino-americano em todos os tempos. Suas vendas de discos chegaram perto dos milhões e ele chegou até a inspirar um personagem de novela. Com uma entrega no palco parecida com a de um Iggy Pop, ele une emoções íntimas a temas políticos radicais. Por Arthur Dantas.

Rincón Sapiência . ÁfricaZonaLesteBrasil . A cena hip-hop de São Paulo vive um momento incrível, e Rincón Sapiência é a prova mais recente disso. Aos 21 anos e prestes a lançar o primeiro disco, o MC da Zona Leste mistura bom humor e batidas de reggae para falar da realidade de São Paulo com um olhar inédito, que lembra o de um Lupe Fiasco. Por André Maleronka.

Mariana Abasolo . Fé No Mistério . Prestes a estrear sua segunda individual, no Espaço +Soma, a artista paulistana falou com Marina Mantovanini sobre desenho, colagens, pirataria e com uma obsessão sua: acabar com a ideia de que cultura é artigo de luxo.

Blitz The Ambassador . Boombox Suicida . Uma das grandes novidades no hip-hop internacional em 2009, o rapper natural de Gana unificou o rap com suas raízes africanas no elogiado disco de estreia Stereotype. Ele falou sobre seu “afrotronic hop”, que ganhou gente como Nas e Big Daddy Kane, com Daniel Tamenpi.

Diego de Moraes . Anjo Exterminado . Com uma qualidade de composição que remonta ao melhor de Jards Macalé, Tom Zé e Walter Franco, o goiano Diego de Moraes é o ponta-de-lança da novíssima música brasileira. Fenômeno nos festivais independentes pelo interior do Brasil, ele falou com Hígor Coutinho sobre Stooges, Maiakóvski, Bob Dylan, White Stripes, Roberto de Campos e Lula Côrtes com a naturalidade de quem, aos 22 anos, já tem experiência de sobra.

Quem Soma . Baixo Ribeiro . Em entrevista a Mateus Potumati, Ribeiro explica porque o papel do artista é objeto principal do trabalho da Choque Cultural, que, antes de ser uma galeria, leva a ferro e a fogo uma missão educativa inédita no Brasil.

Seleta . Especial Cleptomania . Em sua cruzada incansável pelas coleções mais originais do Brasil, Mentalozzz fala com um colecionador de copos roubados (que, por motivos óbvios, não quis revelar sua identidade) para abordar esse assunto tão controverso no mundo do colecionismo. Desta vez, ele conta ainda com uma ajuda de peso: o psicólogo Jacob Pinheiro Goldberg.

Quadrinhos . Nik Neves explora a relação entre tempo e dinheiro em uma HQ que remete a Chris Ware. Rafael Sica publica a terceira história de sua série inédita e perturbadora para a +Soma. Gabriel Góes, da revista Samba, explora o instinto animal em “Cavalos, Camelos e Cachorros”.
Obras Primas . Na nova coluna da revista, Pedro Pinhel faz um back-to-back com dois discos aparentados. Nesta edição, ele explora as relações entre a pérola soul Curtis (1970) e o icônico disco de rap Kurtis Blow (1980).

Reviews . Discos . Discos . Salve Jorge!, caixa de Jorge Ben, Rock Rocket EP (Rock Rocket), The Convoy Tour – The 25 Years of the Ex (The Ex), Sobre Todas e Qualquer Coisa (M. Takara 3), por Arthur Dantas. Grey Oceans (Cocorosie) e Plano de Fuga Pra Cima dos Outros e de Mim (Letuce), por Marina Mantovanini. New Amerykah Part 2 – Return of the Ankh (Erykah Badu), Plastic Beach (Gorillaz) e A Sufi and a Killer (Gonjasufi), por Daniel Tamenpi. Snakes For The Divine (High on Fire), por Mateus Potumati. Filme . Distrito 9 (Neill Blomkamp), por Mateus Potumati.

Serviço
Revista +Soma #017 (maio/junho 2010)
Realização Kultur Studio
108 páginas . colorida . Papel couchê fosco 115g Miolo / 230g Capa
Anunciantes: Nike Sportswear, Volcom, Converse, Element, MCD, Nixon, Pintar.
Distribuição Gratuita (58 pontos em 11 cidades, veja em www.maissoma.com/info) . 10 mil exemplares
Também em PDF no site www.maissoma.com