terça-feira, 25 de maio de 2010

APÓS DEZ ANOS JOSÉ CARRERAS SE APRESENTA EM SÃO PAULO

Tenor participa do projeto HSBC Music Series 2010

Um dos maiores ícones da ópera, José Carreras, está de volta a São Paulo depois de dez anos. O tenor fará apresentações na capital paulista nos dias 31 de maio e 02 de junho, na 4ª edição do projeto cultural HSBC Music Series 2010. Com mais de 60 óperas em seu repertório, Carreras possui mais de 600 títulos entrelaçados nos mais diversos estilos, desde o barroco à música contemporânea.

José Carreras, Plácido Domingo e Luciano Pavarotti formaram os eternos “Três Tenores” e conseguiram atingir a marca inédita de se apresentar para dois bilhões de pessoas, criando um impacto inesperado na história da ópera. Os tenores estiveram em São Paulo, em 2000, e Carreras, mesmo com a atribulada agenda, não deixou de dedicar atenção ao que se tornou a causa de sua vida: a luta contra a leucemia. Após o concerto o artista recepcionou um grupo de crianças portadoras de câncer.

O concerto do tenor José Carreras, com participação especial da soprano Aylin Perez e acompanhamento de orquestra brasileira regida pelo maestro espanhol Miguel Ortega dá continuidade ao HSBC Music Series, projeto cultural que traz ao Brasil alguns dos principais artistas no cenário da música internacional. Idealizado pela Dançar Marketing e conta com o patrocínio cultural do HSBC e da Redecard. Dentro do projeto, o público brasileiro já pôde conferir os shows de Buddy Guy, Robert Cray e Joss Stone.

Sobre José Carreras

O tenor já foi laureado com diversos discos de ouro e platina ao redor do mundo. No total, cerca de 60 milhões das mais de 150 gravações do artista já foram vendidas, com destaque para as 50 óperas completas, recitais clássicos e populares entre elas Andrea Chenier, La Bohème, Tosca, Werther, Don Carlo, Carmen, La Forza del Destino, I Pagliacci, L’Elisir d’Amore e Un Ballo in Maschera.
O público que esteve presente no trigésimo aniversário da estréia do tenor, no Viena State Opera, o ovacionou por mais de 35 minutos pela mais emocionante apresentação de “Sly”, na ópera Ermanno Wolf – Ferrari e pela interpretação de Don José, da ópera “Carmen”. Por esta incrível noite, Carreras foi homenageado, pelo Correio Austríaco, com um selo “José Carreras” que se reverteu para a “José Carreras International Leukemia Foundation”, fundada pelo artista após superar a doença, em 1988.
O décimo quinto aniversário do concerto de gala “José Carreras – Gala” (2009), cuja transmissão ocorre todos os anos pela TV alemã ARD, já contou com a presença de estrelas como Andrea Bocelli, Sting, Elton John, Liza Minelli, Andre Rieu, Anne Sophie Mutter, entre outros e foi assistido por mais de seis milhões de pessoas.

Atualmente o tenor se apresenta nos melhores teatros de ópera da Europa e faz recitais pelos quatro cantos do mundo. Sua fundação ocupa grande parte de seu tempo, com apresentações beneficentes.

Sobre Ailyn Pérez

Ailyn Pérez é uma das mais promissoras artistas da atualidade. A soprano ganhou o segundo lugar no prêmio do Concurso Operalia, em Valência, e o George London Award, em 2006. A artista fez sua estréia no Hamburg State Opera, quando se destacou ao interpretar Violleta em Berlim. Todos os prêmios que Pérez recebeu foram devido às óperas e apresentações de recitais. Venceu em 2007 o Shoshana Foundation Career. Em 2005, ficou em segundo no concurso Loren L. Zachary, recebeu o honroso prêmio da Opera Index e foi premiada em segundo lugar no Licia Albanese-Puccini Foundation, em 2004.

Sobre Miguel Ortega

Miguel Ortega é maestro, compositor e pianista. Nascido em Barcelona, em 1963, começou sua carreira como assistente do diretor musical do Gran Teatre del Liceu, em 1980. O Maestro Ortega já se apresentou em todos os reconhecidos auditórios e teatros da Espanha e trabalhou com as melhores Orquestras Espanholas, tanto regendo óperas como em concertos. Ortega já conduziu alguns dos mais famosos cantores do mundo, como Juan Pons, José Carreras, Luis Lima, Giacomo Aragall, entre outros. Sua discografia inclui recitais com Carlos Alvarez, Giacomo Aragall e Monstserrat Caballé e a primeira gravação do “Réquiem a la memória de Salvador Espriu”, do compositor catalão Xavier Benguerel com a Orquestra Sinfônica de Barcelona. Em 2007, o maestro foi premiado pela gravação deste disco. Atualmente, desfruta de um relacionamento próximo com a cantora de ópera Montserrat Caballé e o barítono Carlos Alvarez e tem acompanhado as apresentações e gravações de ambos.

SERVIÇOS:
Artista: José Carreras
Datas: 31/05 às 21h00
02/06 às 22h00
Casa de espetáculo: HSBC Brasil em São Paulo

Soprano: Ailyn Pérez
Orquestra regida pelo Maestro Miguel Ortega
Projeto: HSBC Music Series
Patrocínio Cultural: HSBC