domingo, 23 de maio de 2010

OER faz concerto em homenagem à Gustav Mahler no Teatro Bradesco

Apresentação faz parte das comemorações de 20 anos da fundação

Dando prosseguimento à temporada de comemoração dos vinte anos de sua fundação, no dia 30 de maio, às 11h, a Orquestra Experimental de Repertório se apresenta no Teatro Bradesco, prestando um tributo à Gustav Mahler, em homenagem aos 150 anos de seu nascimento.
Raramente executada no Brasil, a orquestra interpretará uma das mais belas obras do regente austríaco, o ciclo de canções A Trompa Mágica do Menino (Lieder aus “Des Knaben Wunderhorn), uma coleção de textos de canções populares, publicada no início do século XIX, que inspiraram compositores como Schumann e Brahms.
Na segunda parte do espetáculo, a OER executará a Primeira Sinfonia, também de Gustav Mahler, intitulada “Titã”, numa referência a um romance do escritor romântico Jean Paul.
Denise de Freitas (meio-soprano) e Leonardo Neiva (barítono), dois dos maiores cantores líricos da nova geração brasileira, foram os escolhidos pelo Maestro Jamil Maluf, Titular da OER e regente do concerto, para interpretar as canções, com textos legendados em português.
Como nos demais espetáculos da atual temporada da OER, o público poderá assistir, às 10h30, a uma palestra ilustrada, conduzida pelo Maestro Jamil Maluf, sobre as obras que irá ouvir.

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO
A Orquestra Experimental de Repertório foi criada, em 1990, a partir de um projeto do Maestro Jamil Maluf, integrando o Theatro Municipal de São Paulo, como um de seus corpos artísticos.
Centro de cultura e treinamento da música orquestral, nesses últimos vinte anos já assaram pela OER mais de seiscentos jovens talentos, que atualmente ocupam postos em orquestras do Brasil e do exterior.
Por ser experimental de repertório, a orquestra desenvolve importante programa de execução de novas obras e de raridades, além de extensa abordagem do repertório tradicional.
A programação da OER é construída, em grande parte, sobre séries temáticas, que refletem a diversidade do repertório sinfônico de qualidade que, principalmente a partir do século XX, se faz presente nas diversas formas de expressão artística.
Séries como Ópera Estúdio, Música em Cena, Cinema em Concerto e Outros Sons conquistaram público e crítica, tendo várias de suas edições registradas em gravações para a TV, Rádio e produções de DVDs.
Desde sua fundação, a OER desenvolve extenso projeto de espetáculos didáticos, dedicados aos alunos da rede de ensino e público em geral.
O Concurso Jovens Solistas da OER, realizado anualmente, é uma iniciativa que propicia, ao instrumentista pré-profissional da orquestra, a oportunidade de mostrar seu trabalho individual, sendo, o vencedor, convidado a participar, como solista, de concerto da Temporada Oficial da orquestra.
Entre os prêmios recebidos pela OER, destaca-se o Prêmio Carlos Gomes, na categoria de melhor orquestra.
Ao longo de seus vinte anos de existência, a Orquestra Experimental de Repertório vem desenvolvendo um trabalho que, pela qualidade e criatividade, se tornou referência, dando decisiva contribuição para a formação de várias gerações de instrumentistas do mais alto gabarito. Sua instigante programação ocupa, hoje, um importante lugar no cenário musical brasileiro.

MAESTRO JAMIL MALUF
Natural de Piracicaba, onde iniciou seus estudos musicais, transferiu-se em 1970 para São Paulo. Em l973 seguiu para a Alemanha, onde se graduou em Regência Orquestral, na Escola Superior de Música de Detmold, sob orientação do Maestro e Professor Martin Stephani. Durante sua permanência de seis anos na Europa regeu diversas orquestras, e participou dos Seminários para Regentes com o Maestro Sergiu Celibidache.
Em 1980, regressando ao Brasil, assumiu os cargos de Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade São Paulo. Em 1990, no âmbito dessa secretaria de governo, criou e tornou-se Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Experimental de Repertório. De 2000 a 2001, foi também Regente Titular e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Foi Regente da Orquestra e Professor de Regência dos 12º (1981) e 34º (2003) Festivais de Inverno de Campos do Jordão, sendo também freqüentemente convidado a dirigir os principais conjuntos sinfônicos do país.
Por quatro vezes (1980, 1986, 2.000 e 2003) recebeu o prêmio de Melhor Regente de Orquestra, outorgado pela APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte, bem como, em l985, pela OMB - Ordem dos Músicos do Brasil. Em 1996 recebeu o Prêmio Carlos Gomes, na categoria de melhor regente de ópera e, em 1997, o Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho, como personalidade musical do ano, ambos concedidos pelo Governo do Estado de São Paulo.
Como compositor de trilhas sonoras para teatro recebeu, em 1999, o prêmio APETESP (pela peça Espias), em 2000, o APCA (pela peça Imago), e, em 2002, o PRÊMIO PANAMCO (pela peça A Mão). A partir de 1987 idealizou e apresentou, por cinco anos, os programas Palheta, na Rádio Cultura FM e Primeiro Movimento, na TV Cultura. De 2005 a 2009, foi Diretor Artístico do Theatro Municipal de São Paulo.
Autor de vários projetos inovadores, o Maestro Jamil Maluf vem dirigindo concertos, óperas e balés, em que sua marca de qualidade e poder de comunicação cultural são uma constante.

Serviço – OER 20 anos/ Mahler 150 anos!
8 Canções da “Trompa Mágica do Menino”
Sinfonia nº 1 “Titã”
Denise de Freitas, solista
Leonardo Neiva, solista
Jamil Maluf, regente


Ingressos
Data Horário Duração Preço Único
30/05 11h00 100' R$30,00 Sem intervalo - livre


 Cliente Bradesco tem 25% de desconto no valor do Ingresso, além de um guichê exclusivo na bilheteria do teatro.
 Usuário dos cartões Zaffari Card, Bourbon Card, e Rancho Card, possui 25% de desconto na compra de até 2 ingressos por titular do cartão na bilheteria do teatro.
 Descontos não cumulativos com meia entrada e outras promoções, limitado até 200 ingressos de cada sessão/espetáculo.

* ATENÇÃO: Não será permitida a entrada após o início do espetáculo