segunda-feira, 17 de maio de 2010

Inscrições abertas para o 8º Festival Yosakoi Soran

Grupos de qualquer lugar do Brasil já podem se inscrever para o grande carnaval japonês. As inscrições vão de 18 de maio a 21 de junho

Mais uma vez, a cidade de São Paulo será a capital da cultura japonesa no Brasil, com a realização do 8º Festival Yosakoi Soran no Espaço Via Funchal, em 25 de julho. O evento, considerado o grande carnaval japonês, já está com as inscrições abertas e grupos de qualquer lugar do Brasil formados por escolas, associações e entidades ligadas à cultura japonesa no país, podem participar.

Este ano as inscrições estão limitadas a 20 grupos, com o mínimo de oito dançarinos cada, nas categorias: Juvenil (idade média de 15 anos) e Adulto (acima de 15 anos). O regulamento estipula o uso obrigatório do Naruko (chocalho japonês) e da expressão Soran Bushi durante a coreografia. A apresentação deverá durar no máximo cinco minutos e poderá ser criada com base em qualquer ritmo e gênero musical. Os grupos serão avaliados pelos critérios de técnica, harmonia, criatividade e conjunto. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 18 de maio até 21 de junho, exclusivamente pelo site: www.yosakoisoran.org.br.

O evento acontecerá no dia 25 de julho, no Espaço Via Funchal. Serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria e um grupo destacado como o Grand Prix. Ao todo, serão distribuídos R$ 20 mil em prêmios.

Mais informações pelo telefone (11) 3541-1809 e e-mail: yosakoisoran@gmail.com.

Yosakoi Soran

O Yosakoi Soran nasceu há 18 anos da mistura de dois estilos musicais regionais do Japão (Yosakoi Bushi e Soran Bushi). O Yosakoi – “a noite vem” - é um tipo de música originária da província de Kouchi, dançada pelos jovens nas ruas, de maneira viva e vibrante. Soran é uma canção folclórica rítmica, comum entre os pescadores de Hokkaido, que usam a expressão como um grito de guerra.

Um universitário de Hokkaido conheceu o Yosakoi ao passar por Kouchi e decidiu introduzi-lo em sua cidade natal, acrescentando elementos do Soran. Dessa combinação surgiu, em 1991, o primeiro Festival de Yosakoi Soran no Japão, com 10 equipes e 1.000 participantes, que dançaram para cerca de 200 mil pessoas.

No Brasil, o Festival ocorre sempre no inverno, logo após o encerramento da etapa japonesa, e tem o objetivo de se transformar em um grande Carnaval japonês por aqui. As duas primeiras edições do Festival de Yosakoi Soran tiveram apresentações ao ar livre, no bairro da Liberdade, em 2003, e no Parque do Ibirapuera, em 2004 (com apresentação também no Ginásio do Ibirapuera). Desde 2005, os grupos se apresentam na Via Funchal, localizada na Vila Olímpia, em São Paulo, em dois horários, às 12h e às 17h.

8º Festival Yosakoi Soran
Inscrições gratuitas
Prazo: De 18/05/2010 até 21/06/2010
Ficha de inscrição e regulamento no site: www.yosakoisoran.org.br
Apresentação: 25/07/2010, no Espaço Via Funchal, às 12h e às 17h.
Informações: (11) 3541-1809 e yosakoisoran@gmail.com