segunda-feira, 17 de maio de 2010

Para Kassab, a virada deste ano está mais diversificada e democrática

Depois de acompanhar diversas atrações da Virada Cultural 2010, o prefeito Gilberto Kassab prestigiou na manhã deste domingo (16) a 6ª Bunka Matsuri - A festa da cultura japonesa no bairro da Liberdade. O evento beneficente reúne exposições de arte, shows de música e dança, além de praça de alimentação com pratos típicos e bazar de produtos japoneses. Durante a visita, o prefeito apreciou as exposições da Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social e ressaltou que a diversidade da Virada Cultural permite a integração entre as diversas comunidades que residem na Capital.

Ronaldo Camargo, Alda Marco Antônio,
Alexandre de Moraes, Carlos Augusto Cali,
Gilberto Kassab e Alberto Goldman -
Foto: Vilma Gonçalves / Secom
"A Virada Cultural é muito diversificada e por isso temos a oportunidade de nos integrarmos a cultura das diversas comunidades que vivem em São Paulo e se misturam com os paulistanos. Hoje viemos a Bunka Matsuri para celebrar junto com a comunidade japonesa, uma das comunidades mais expressivas da cidade, os resultados parciais da Virada Cultural. Os números já mostram que, mais uma vez o evento foi um sucesso e vai se consolidar no calendário dos grandes eventos de São Paulo", disse Kassab.

Ele ressalta que este ano a Virada está mais diversificada e democrática. "A Prefeitura trabalhou para superar os índices e a qualidade da edição passada. Em 2009, foram quase quatro milhões de pessoas participando da festa e este ano esperamos superar as expectativas. A segurança e a limpeza estão mais eficientes, o número de atrações aumentou assim como os locais dos eventos", assinala Kassab.

Foto: Vilma Gonçalves / Secom
O prefeito aproveitou a visita para conhecer a exposição de Yutaka Toyota (foto), artista plástico japonês que, em 2010, completa 50 anos de arte. Além disso, Kassab admirou a exposição de Ikebana, arte milenar de arranjos florais, e prestigiou o Museu Histórico da Imigração Japonesa onde observou objetos e fotografias dos primeiros imigrantes e recebeu explicações sobre como era feita a viagem até o Brasil.




Foto: Vilma Gonçalves / Secom
Abertura
 
Sábado à noite (15/5) o prefeito prestigiou, ao lado do Governador Alberto Goldman, o início das 24 horas ininterruptas da 6ª Edição da Virada Cultural na Praça Júlio Prestes, Centro, ao som de Barbarito Torres e Ignacio Mazacotte da banda Buena Vista Social Club. Enquanto o ritmo cubano embalava a multidão, Kassab assistiu a animada apresentação e ressaltou as inovações realizadas na festa em relação à edição do ano passado.

A Virada Cultural 2010 está mais heterogênea e inclusiva com shows dos mais variados ritmos, apresentações de dança e circo, sessões de cinema, Parada Cosplay, entre outras atrações. Este ano o evento incorporou espaços do bairro da Luz para aumentar o número de atrações nas 24 horas ininterruptas de lazer e cultura.

Há que se ressaltar também a ampliação da presença da Guarda Civil Municipal (GCM) que aumentou a fiscalização de venda de produtos ilegais e bebidas alcoólicas. Mil homens, 173 viaturas e 20 Bases Comunitárias Móveis estão nas ruas distribuídos nas cinco regiões da cidade (Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste). O objetivo é realizar uma ação articulada e integrada com as Subprefeituras, Polícia Militar e Civil e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Foto: Fabio Arantes / Secom
Programação noturna
Após participar da abertura, o prefeito foi ao Sesc Pompéia, na Zona Oeste, onde assistiu as apresentações de danças regionais dos grupos "As Pastorinhas" e "Babado de Chita". Na Choperia do mesmo local, o prefeito acompanhou um grande baile onde um grupo de pessoas dançaram os mais diversos estilos musicais como samba-rock, rock dos anos 60 e ritmos caribenhos.

Às 22h, Kassab e sua comitiva seguiram para a Estação da Luz onde puderam apreciar a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Lírico que interpretaram Carmina Burana. Centenas de pessoas fizeram silêncio enquanto o grupo espalhava sua música pelo centro da cidade tão acostumado com o som dos carros e trens da CPTM. O espetáculo foi aplaudido de pé pela emocionada platéia.

Ele ressaltou que este megaevento traz uma grande movimentação econômica com receita significativa para a cidade. "Os hotéis estão ocupados. É grande o número de pessoas que vieram do interior e de outros estados. A Virada simboliza um grande evento do Brasil que vai da cultura popular à erudita. Enfim, é um evento que nos enche de orgulho", salientou.