sexta-feira, 7 de maio de 2010

SEMANA ARTÍSTICA E CULTURAL

Entre os dias 10 e 14 de maio, o SESI-SP oferecerá atrações culturais provenientes de São Luiz do Paraitinga, cidade turística do Vale do Paraíba castigada pelas chuvas deste verão.
A programação, diversificada e gratuita, contará com feira de artesanato, shows musicais, oficinas de bonecos, exposições e contação de histórias. O ápice do evento é o Leilão Beneficente, que abre a agenda no dia 10/05, com obras de 19 artistas especialmente cedidas para que sua arrecadação contribua para os projetos culturais do município.
Esta é uma oportunidade para que a população paulistana conheça e prestigie um pouco de São Luiz do Paraitinga e sua importância cultural no Estado. E, também, de comemorar o aniversário de 241 anos que o município completará no dia 8 de maio.
O projeto Semana Artística e Cultural Paraitinga em São Paulo é resultado da união de esforços para cooperar com os moradores para a reconstrução da cidade.


Confira a programação:


* Abertura da Semana e Leilão Beneficente (10/05)

No primeiro dia da semana especial de São Luiz do Paraitinga, haverá a realização de um leilão beneficente, com obras doadas por diversos artistas de expressividade, com destaque para Cristiano Mascaro, Guto Lacaz, Gregório Gruber e George Rembrandt Gutlich. A verba arrecada será revertida, integralmente, para a realização de eventos culturais do município.

- Dia 10 de maio, às 19 horas


* Exposição fotográfica O Divino em Festa – São Luiz do Paraitinga, de Nana Vieira


Nana Vieira é uma fotógrafa com ampla identidade visual, cujos temas percorrem a natureza, retratos e celebrações. Autora do livro O Divino em Festa – São Luiz do Paraitinga, premiado na 7ª Bienal Internacional de Arte de Florença (Itália), apresenta os nove anos de trabalho e convivência da artista com o patrimônio cultural de Paraitinga e a comunidade local.

- Segunda-feira, das 12h às 20 horas; terça a sexta, das 10h às 20 horas




* Oficina e Exposição de Bonecos Gigantes


Há mais de um século, nas festas de São Luiz do Paraitinga, um português chamado João Paulino reparou que nas Festas do Divino faltava uma diversão para as crianças. Assim, construiu um casal de bonecos gigantes para divertir o público. É a chamada Arte Encucual.
Um dos seguidores desta linha artística é o artista Benito Campos que, por meio de obras, mitos e crenças, apresenta uma releitura de sua cidade natal com seus bonecos gigantes e máscaras. Benito contribui para que as diversas manifestações culturais continuem a acontecer, em busca da preservação das tradições festivas locais.

- Oficinas: dias 13 e 14 de maio, das 14h às 18h – Vagas Limitadas – inscrição pelo site www.sesisp.org.br

- Exposição: segunda-feira, das 12h às 20 horas; terça a sexta, das 10h às 20h


* Feira de Artesanato com produtos dos artesãos de São Luiz do Paraitinga

No Espaço Fiesp será realizada uma exposição de produtos artesanais locais. Com a venda dos trabalhos e arrecadação integralmente revertida aos artistas. Alguns artesãos produzirão, ainda, seus trabalhos durante a feira.

- Segunda-feira, das 12h às 20 horas; terça a sexta, das 10 às 20 horas


* Contação de história e literatura de Cordel, com Ditão Virgílio

Benedito dos Santos, 55 anos, conhecido como Ditão Virgílio, exerce atualmente atividade cultural de contação de histórias, compõe músicas-poemas e escreve cordéis embasados na cultura caipira e nas manifestações populares da Cidade de São Luiz do Paraitinga. O Cordel Caipira, literatura popular que revela o universo da mitologia brasileira, foi publicado em uma série de livretos denominados Estórias de Uma Perna Só.


- De 10 a 12 de maio, das 12 às 20h


* Demonstração de Trabalhos Artísticos

Os artistas plásticos José Carlos Monteiro e Helder dos Santos, trabalham com pinturas de quadros alinhados a diversos temas relacionados à cultura popular de São Luiz do Paraitinga, retratando casas e casarões da época áurea dos barões do café, por exemplo.

- Dias 10 e 11 de maio, das 12h às 20h - Pintura de Quadros com José Carlos Monteiro
- Dia 12 de maio, das 12h às 20h - Pintura de Camisetas com Helder dos Santos


* Apresentações Musicais

Os shows musicais da Semana Especial de Paraitinga serão realizados, às 11h50 e às 13h30, na Esplanada do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso.

10/05 - Banda Santos: Símbolo das verdadeiras festas de carnaval do interior do país, a banda traz a tradição de Elpídio dos Santos, compositor que encantou gerações com canções e trilhas dos filmes do Mazzaropi. Um repertório mesclado de músicas próprias e compositores antigos.

11/05 - Los Canteros: Apresentando um show que percorre a diversidade e riqueza da musicalidade brasileira, a banda, formada em 2007, trabalha com estruturas musicais e literárias do Vale do Paraíba conciliando a musicalidade tradicional com a moderna.

12/05 - Banda Kbeça Feita: Os músicos apresentam um repertório de composições próprias e inovadoras, utilizando instrumentos acústicos e mesclando o rock, reggae, a música caipira e a poesia.

13/05 - Grupo de Violeiros Rio Abaixo: Com poesia e folclore, o grupo toca clássicos da música brasileira instrumental com arranjos feitos por todos os integrantes.

14/05 – Camilo Frade: Com repertório de refinado bom gosto e de primeira qualidade, Camilo Frade já interpretou grandes clássicos brasileiros, dividindo palco com grandes ícones da MPB, como Fafá de Belém, Zeca Baleiro e Zé Geraldo.


* Show Especial no Teatro do SESI – São Paulo, dia 12 de maio, 20h: Paranga e Estrambelhados

A partir das 20h, dois shows de bandas luisenses ocupam o palco do Teatro do SESI – São Paulo. Um dos precursores da música do Vale do Paraíba, o grupo Paranga traz com naturalidade, elegância e apuro técnico o ambiente e a inocência lúdica da poética caipira e as mais variadas tendências contemporâneas.
Após o show do Paranga, o grupo Estrambelhados sobe ao palco representando a nova geração musical da cidade de São Luiz do Paraitinga. Por meio de seus acordes e arranjos, a banda busca divulgar a cultura popular zelando pela continuidade da tradição musical em uma linguagem contemporânea.


SERVIÇO:
Especial Paraitinga em São Paulo - Semana Artística e Cultural
Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso – Av. Paulista, 1313 – metrô Trianon Masp
Datas: de 10 a 14 de maio de 2010
Entrada: franca
Recomendação etária: Livre
Informações: (11) 3146-7405/7406