terça-feira, 11 de maio de 2010

Maestrina Muriel Waldman - Paixão por música clássica

De um total de 131 maestros contemporâneos listados na Wikipedia, apenas 4 são mulheres e dentre elas se destaca a egípcia Muriel Waldman

Antigamente a escolha da profissão era realizada pela família, dentro de um contexto tradicionalista e mesmo assim a maestrina não abdicou do seu sonho e de sua vocação


Membro de uma lista que inclui Chiquinha Gonzaga como a primeira mulher a reger uma orquestra no país, a maestrina, física, professora e pianista Muriel Waldman destaca-se por ter mudado de profissão depois de permanecer durante 15 anos como professora de física em escolas particulares.
Formou-se regente pela Faculdade Santa Marcelina e obtendo posteriormente o título de mestre em musicologia e práticas interpretativas pela ECA/USP. Foi regente da Banda Juvenil do Estado de São Paulo, da Orquestra de Câmara Paulista, da Orquestra Filarmonia e do coro e orquestra da Sociedade Pro Musica Sacra de São Paulo. Foi também criadora do Coral Renascença da Universidade Livre de Música Tom Jobim de São Paulo, onde atua como professora.
Fez também curso de análise e regência das cantatas de Johann Sebastian Bach na International BachAkademie em Stuttgart, na Alemanha, sob orientação de Helmut Rilling. Foi também aluna de Roberto Farias, Aylton Escobar, Lutero Rodrigues, Eleazar de Carvalho, Ernani Aguiar e Naomi Munakata.
Como compositora, foi aluna de Osvaldo Lacerda e Almeida Prado, tendo recebido em 1982 o Troféu Bach.

Um caminho difícil porém glorioso e muito gratificante

De origem Egípcia, filha única, o pai francês e a mãe italiana, hoje com 65 anos, a maestrina mantém acesa a magia e o encantamento pelas notas musicais que tanto a emocionaram quando aos cinco anos, ouviu pela primeira vez a ópera Aída em Alexandria no Egito.
Desde então a música nunca mais deixou de fazer parte de sua vida. Quando tinha dez anos, a família fugiu do Egito e refugiou-se no Brasil, país que os acolheu e onde puderam construir uma nova vida.
Preocupados com o futuro de Muriel e sua fascinação pela música, seus pais insistiram para que ela tivesse uma formação na área científica, pois na época mulheres regentes simplesmente não existiam. Sempre determinada, casou-se, teve dois filhos, formou-se em física e seguiu o seu sonho.
Em 1986 regeu pela primeira vez uma orquestra, durante um festival, um momento sublime em sua vida.
Atualmente, Muriel Waldman é regente dos coros Vox Aeterna, dedicado exclusivamente à música sacra, e Canticorum Jubilum, com repertório erudito sacro e profano, bem como da Orquestra de Cordas Laetare.
Em 2008 criou o projeto “Quem tem medo de música clássica” que levou a orquestra jovem de cordas a se apresentar em escolas públicas do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura.
A maestrina sentia falta do público jovem nas salas de concerto e ficou preocupada, pois se os jovens não participam dos concertos hoje, certamente quando adultos também não frequentarão e nem tão pouco seus filhos. Por isso decidiu fazer o caminho inverso, levar a música ao alcance dos jovens que estão distantes das salas de concertos, em escolas de preferência distantes, com apresentações descontraídas e repertório composto de músicas dos estilos Barroco, Clássico, Romântico, Moderno e Contemporâneo, com obras de Vivaldi, Mozart, Mendelssohn, Mascagni, Tchaikovsky, Britten, Farkas, Janacek, Ernani Aguiar e Guerra Peixe.
Apesar da falta de patrocínio atual, já foram contempladas mais de 14 escolas na Grande São Paulo com aproximadamente 3 mil alunos, familiares e professores emocionados pelas apresentações que misturam música e cultura.
Para Muriel “as maestrinas brasileiras ainda tem um longo caminho a percorrer, mas o mais importante nesta profissão é a intuição, a sensibilidade, o senso de organização e a paixão música clássica”.
E conclui, “quando estou regendo a magia acontece, alguma coisa flui e quando sinto o silêncio do público tenho a certeza de que estão todos – eu, músicos e público – em uma sintonia perfeita compartilhando de uma mesma emoção. Este é o meu objetivo: emocionar”.

Informações gerais sobre a orquestra e os coros:
www.laetare.com.br e www.voxaeterna.org