quinta-feira, 24 de junho de 2010

"Toyota Trilhas da Natureza" com show do Paralamas do Sucesso

"Toyota Trilhas da Natureza" chega no dia 26 de junho à Indaiatuba (SP) com programação especial para toda a família, incluindo atividades socioambientais e culturais

Entre as atrações estão os shows da banda "Os Paralamas do Sucesso", "Banda PB", grupo "República du Som", "Banda Clã" e a "Orquestra Jovem, sob a regência de Roberto Sion" além de peças de teatro infantil, oficinas socioambientais e diversas atividades que alertam para a preservação do meio ambiente. Durante o evento haverá linha circular gratuita para atender a população e alteração do trânsito nas imediações do Parque

Os veículos interessados em fazer credenciamento, por favor, passem por e-mail prado@paulomarra.com.br ou pelo celular (11) 9255-5383 os nomes dos fotógrafos e equipes que irão fazer a cobertura. Confirmaremos o recebimento de todos e informaremos o procedimento do atendimento à imprensa durante o evento.


A Toyota do Brasil apresenta no dia 26 de junho (sábado), no Parque Ecológico de Indaiatuba (SP), "o projeto Toyota Trilhas da Natureza" das 9h às 22h30, evento apoiado pela Fundação Toyota do Brasil e pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba. A proposta é estimular o interesse ao aprendizado de questões relacionadas ao meio ambiente e também oferecer cultura e lazer à população. O evento "Toyota Trilhas da Natureza" contará ainda com neutralização de emissão de CO2.

Essa será a quinta edição do projeto e a segunda vez que acontece em Indaiatuba. Cidades como Guaíba (RS) (duas vezes) e São Bernardo do Campo (SP) (uma vez) também já receberam o "Toyota Trilhas da Natureza". Nas outras quatro edições mais de 94 mil pessoas participaram das diversas atividades do evento, sendo 40 mil crianças.

O "Toyota Trilhas da Natureza" contempla e valoriza os talentos locais. Para essa edição foram contratados 80 monitores, sendo 40 deles estudantes ou formados em diversos cursos como biologia e meio ambiente em universidades da região. Essa equipe irá coordenar as atividades socioambientais por meio de oficinas durante todo o evento. Com essas oficinas pretende-se transmitir e disseminar o conhecimento das questões socioambientais, além de gerar renda local com a contratação desses monitores.

Na programação do "Toyota Trilhas da Natureza", que também tem o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, os visitantes participarão de Oficinas de Plantio, que ensinam como utilizar produtos do cotidiano para transformar em terra orgânica; A Mata Atlântica é Aqui que mostra o equilíbrio existente entre as espécies e a importância do uso racional da água. O Túnel dos sentidos, em que os participantes presenciam uma simulação da Mata Atlântica através dos relevos, texturas, odores e sons reproduzidos no túnel, entre muitas outras atr ações. (Ao final do texto é possível conferir os horários e descritivos de cada atividade).

Todos os participantes das oficinas preenchem formulários, depositam nas urnas e concorrem a sorteios de bicicletas, MP3 Players e Kits da SOS Mata Atlântica.

Além das oficinas e atividades serão apresentadas peças de teatro infantil como o espetáculo "Menina Carolina, em defesa do planeta", da Cia Teatral Matéria Prima que fará exibições em dois períodos, um pela manhã e outro à tarde. A peça conta a aventura de uma garota em busca de quem destruiu o seu jardim. Nesta aventura, o Senhor Poluição é o causador do problema, e Carolina tenta impedi-lo de causar mais destruição. O espetáculo tem direção de Gerê Canova e ensina as crianças a cuidar e proteger o planeta.

Os participantes também poderão acompanhar o teatro de fantoches "Amigos da Mata", que de forma lúdica aborda temas como a preservação do meio ambiente e a conscientização ecológica. Os personagens centrais da apresentação são oriundos da Mata Atlântica e representados pelo Pau Brasil, Mico Leão dourado, papagaio e outras espécies do bioma.

Pela manhã, próximo da hora do almoço, a Orquestra Jovem sob a regência de Roberto Sion apresentará um repertório com forte influência do jazz. No set list estão Moonlight Serenade, de Glenn Miller, Frevo do Orfeu, de Tom Jobim, Don´t Be That Way, de Benny Goodman, Amor até o Fim, de Gilberto Gil, entre outros. Roberto Sion é um dos nomes mais importantes da música instrumental brasileira, além de saxofonista, flautista e clarinetista, ele também é reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor.

No período da tarde a animação começa com a Banda PB. O Grupo formado por cinco músicos que reuniram e reinventaram vários arranjos de grupos que influenciaram de alguma maneira o rock atual, como por exemplo, Legião Urbana, Titãs, Ira, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor, Lobão, Lulu Santos, e outros ícones dos anos 80, com reefs de A-ha, Cindy Lauper, Michael Jackson, U2, Dire Straits e demais sucessos da época. A banda é formada por Roberto Tempesta (Guitarra e Vocal), Marcio Mossa (Baixo e Vocais), Fabrício Brandini (Sax, Flauta e Vocais), Rafael Brandini (Trompete e Violino) e Marcelo Lambert (Bateria e Percussão).
A Banda República du Som segue o roteiro musical do evento. Suas influências são diversificadas e viajam do Rock ao MPB, dos clássicos ao Pop e mais uma infinidade de composições de estilos diferentes. Atualmente o grupo de Campinas tem realizado shows nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná em casas noturnas, bares, festas universitárias, feiras e festivais. A banda é formada por Juliano Malatesta (Bateria), Ale Cavena (Guitarra/Backing Vocal), Thiago Patrucci (Baixo), Ricardo Dias (Guitarra/Backing Vocal) e Beto Sanches (Voz).
A outra atração musical é a Banda Clã. Com Tati Wan, nos vocais, Mau Borelli, no piano e Briel Trevisan, na bateria, o trio paulista realiza uma interpretação bem humorada e com um repertório que varia de Los Hermanos, Maria Rita, a miscelânea groove-soul-funk de Jamiroquai passando pelo soul de Amy Winehouse.

Como destaque principal e para fechar o evento, Os Paralamas do Sucesso traz em seu repertório os principais sucessos da carreira e músicas do seu mais recente álbum Brasil Afora lançado em 2009. Mantendo a mesma formação desde 1982 com Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (baixo) o trio é um dos maiores expoentes do rock nacional tanto pela popularidade quanto pelo prestígio e promete levantar o público com as canções "Lanterna dos Afogados" e "Meu Erro".

DESCRITIVO DAS ATIVIDADES SOCIOAMBIENTAIS

Oficina de Plantio
As oficinas ensinam sobre o plantio de mudas de pequeno e médio porte, adequadas para o espaço urbano. Fortalecendo o tema do Ano da Biodiversidade, o público terá acesso a técnicas de plantio de diversas espécies arbóreas nativas (frutíferas e ornamentais) e semeadura de hortaliças. Também terão acesso a demonstrações de transformação dos materiais que fazem parte do dia a dia (folhas, restos de corte de grama, cinzas, casca de ovo, borra de café, etc.) em componentes da terra orgânica e de como fazer o transplante da muda de tubete para um recipiente maior. Haverá orientação quanto à rega, plantio definitivo, estaqueamento e adubações futuras.

Túnel dos sentidos
O túnel proporciona o resgate do ambiente da floresta, neste caso a mata atlântica, por meio dos sentidos. Os participantes serão convidados a passar pelo túnel da floresta onde o clima, relevos, texturas, odores e sons reproduzirão o ambiente. Serão usadas exemplares de árvores, sementes, folhas secas, pedras, grama sintética, essências, pedras e folhas secas para dar autenticidade ao túnel.

Jogos
Conhecimento e curiosidades sobre espécies nativas e exóticas da Mata Atlântica e jogos interativos com diferentes temáticas sobre o meio ambiente. São eles: Jogo da Cidadania, Jogo da Água, Jogo da Memória, Jogo da Coleta Seletiva, Roda das sensações e Roda da Biodiversidade.

A Mata Atlântica é aqui
Painéis cenográficos e dinâmicos com abordagens sobre a Mata Atlântica com relação ao equilíbrio existente entre as espécies, o processo de desequilíbrio promovido a partir da intervenção da cadeia produtiva e sobre o uso responsável da água.

Os painéis utilizados serão: Painel do Clima, Painel da Mata Atlântica, Painel Quantidade de água no planeta, Painel Ciclo das Águas, Boas Práticas Começam em Casa - Uso Racional da Energia Elétrica, Monitoramento da água, Maquete socioambiental, entre outros.

Nesse tenda também haverá uma outra atividade realizada pelo projeto Mucky, uma ONG de Itu que atua na proteção dos sagüis endêmicos. As pessoas serão convidadas a entrarem dentro de uma gaiola por dois minutos para escutarem uma história. O objetivo é sensibilizar os participantes sobre a extinção dos sagüis.

Espaço Amigos da Mata
Atividades interativas sobre uso racional da água dentro de casa, consumo responsável - utilizando a técnica dos 3 Rs (reduzir, reciclar e reutilizar) e temas ligados a biodiversidade da Mata Atlântica.
A instalação Amigos da Mata representa alguns espaços do cotidiano - casa, escola, loja e rio - e foi pensada como atividade de educação ambiental que estimula a reflexão sobre hábitos sustentáveis e conhecimentos sobre a responsabilidade do cidadão e consumidor com o meio ambiente, em especial, com a biodiversidade da Mata Atlântica.

Trilha interpretativa
Percorrendo o Parque Ecológico de Indaiatuba o visitante presencia diversas espécies nativas da Mata Atlântica como Jequitibá rosa, Jequitibá branco, Ipê amarelo, Ipê Roxo, Aroeira Pimenteira, Jerivá, Jacarandá, Oiti e o Ingá. O Parque também contribui para a conservação do Córrego do Barnabé e seus bosques servem de abrigo e fonte de alimento para a fauna da região.
Programação

Manhã

9h às 12h Oficinas Socioambientais
10h às 10h25 Teatro Menina Carolina, em defesa do planeta
11h às 11h30 Divulgação dos Vencedores Projeto Ambientação
11h30 às 12h10 Orquestra Jovem sob a regência de Roberto Sion
12h10 às 12h40 Sorteio de Prêmios

Tarde

12h às 17h30 Oficinas Socioambientais
14h às 14h25 Teatro Menina Carolina, em defesa do planeta
15h às 15h45 Apresentação Banda PB
15h50 às 16h Sorteio de Prêmios
16h15 às 16h40 Teatro Amigos da Mata
16h45 às 17h30 Apresentação Banda República du Som
17h30 às 17h45 Sorteio de Prêmios
18h às 18h30 Apresentação dos Vencedores Projeto Ambientação
18h45 às 19h30 Apresentação Banda Clã
20h às 21h15 Show Os Paralamas do Sucesso


"PROJETO TOYOTA TRILHAS DA NATUREZA"

Principais atrações: Os Paralamas do Sucesso, Orquestra Jovem sob a regência de Roberto Sion, Banda PB, Banda República du Som, Banda Clã, Teatro "Menina Carolina, em defesa do planeta", Teatro "Amigos da Mata"e Oficinas Socioambientais


Data: 26 de junho de 2010 (sábado)
Horário: das 9h às 22h30.
ENTRADA FRANCA
Local: Parque Ecológico de Indaiatuba
Endereço: Av. Fábio Roberto Barnabé, 709 - Indaiatuba - SP


O local possui acesso para deficientes, banheiro químico, bombeiros, posto médico de apoio e ambulância.

Trânsito nas imediações do Parque: a Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé será interditada no trecho entre a Rua Sebastião Nicolau e a rotatória da Avenida Presidente Kennedy com a Avenida Conceição. Os veículos que estiverem no sentido bairro-centro devem desviar pela Rua Sebastião Nicolau.  
Como chegar:
Moradores da cidade de Indaiatuba
Para atender ao público da cidade foi criada uma linha circular gratuita que sairá em horários definidos de diversos pontos da cidade em direção ao Parque Ecológico de Indaiatuba.

O transporte, uma parceria com a Viação Guaianazes, funcionará nos seguintes locais e horários:

PONTOS DE PARTIDA
Bairro Locais Horários
Jardim Morada do Sol . Praça do Lago
. Praça do Parque Corolla
. Rua sem saída atrás da EMEB Luis Carlos (próximo residencial Cocais I e II) IDA: saídas às 8h, 13h e 14h

VOLTA: das 9h às 18h
Jardim João Piolli . Quadra do Projeto Educando para a Vida
Jardim Carlos Aldrovandi . Centro Comunitário
Parque Residencial Indaiá . Praça em frente à EMEB Balaminutti
Jardim Brasil . Em frente a EMEB Dom Ildefonso

De carro
Rodovia Castello Branco (SP 280)
Chegando à região de Sorocaba (Km 78) entre na Rodovia José Ermírio de Moraes (SP-75), mais conhecida como "Castelinho", no sentido de Campinas.
Rodovia Anhanguera (SP 330)
Ao chegar no Km 92, pegar o acesso a Rodovia Santos Dumont para Campinas/ Indaiatuba
Rodovia Marechal Rondon (SP 300)
Ao chegar à região de Itu, pegue a Rodovia José Ermírio de Moraes (SP-75), mais conhecida como "Castelinho", no sentido Indaiatuba/Campinas.

De ônibus
Por São Paulo
- Terminal Rodoviário do Tietê - Durante o dia existem linhas de para Indaiatuba

Por Campinas
- Ônibus metropolitano (circular) para Indaiatuba com linha a cada 40 minutos.