quarta-feira, 16 de junho de 2010

Melhor escola de música dos EUA dá aulas a alunos e professores do projeto Guri por 2 semanas em SP

Parceria entre melhor escola de música dos EUA, Governo de SP e Santa Marcelina Cultura traz professores para ministrar aulas a alunos do Guri por duas semanas

500 alunos entre 6 e 18 anos e 34 professores serão beneficiados

Em junho o Brasil vai parar para acompanhar os jogos da Copa do Mundo, mas para os alunos do programa Guri Santa Marcelina, o foco vai ser outro: assistir a aulas ministradas por professores da mais renomada escola de música dos EUA, a Juilliard School.

De 9 a 23 de junho, quatro alunos de mestrado da Juilliard conduzem master classes, workshops e apresentações para grupos infanto-juvenis e professores do programa, que realiza inclusão social através de educação musical em regiões periféricas da Região Metropolitana de São Paulo.

O grupo da Juilliard contará com um professor de violino, um professor de viola, um professor de violoncelo e um professor de violão, além de uma coordenadora da escola americana, a violoncelista Claire Bryant. No sábado, 19 de junho, haverá uma apresentação dos jovens do Guri junto com os professores da Juilliard no CEU São Rafael, às 15h30.

O projeto tem sua origem em um programa de visitas técnicas aos EUA patrocinado pelo Departamento de Estado. Representantes da Secretaria de Cultura, incluindo o diretor do Guri Santa Marcelina, Paulo Zuben, visitaram a Juilliard (NY) no fim do ano passado. Esse contato resultou na vinda do vice-presidente para estratégias artísticas da Juilliard School, Christopher Mossey, a São Paulo em março deste ano, quando o programa de treinamento tomou forma. Atualmente a Juilliard e o Guri também estão discutindo a realização de intercâmbio de alunos.

Sobre o Guri Santa Marcelina: Lançado em 2008 a partir de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, o programa oferece educação musical a alunos entre 6 a 18 anos em 20 polos de ensino, atendendo hoje gratuitamente cerca de 7.500 alunos.

http://www.gurisantamarcelina.org.br/