Belo Horizonte sedia este ano a 3ª edição da Feira Música Brasil
Iniciativa do Ministério da Cultura, o evento terá cinco dias de shows gratuitos para a população e movimentará o mercado da música, em dezembro.
A Feira Música Brasil passa a ser itinerante em 2010. Entre os dias 08 e 12 de dezembro Belo Horizonte (MG) será sede do evento que leva à cidade uma série de shows, palestras, painéis, estandes, mostras audiovisuais e de tecnologia, capacitações e rodadas de negócios promovendo, com isso, um grande encontro entre artistas, entidades e profissionais do mercado nacional e internacional de música.
A Feira Música Brasil é uma iniciativa do Ministério da Cultura realizada pelo Centro de Música da Funarte (CEMUS) com a parceria do Conselho Rede Música Brasil, formado por 15 entidades nacionais que representam os diferentes elos da cadeia cri ativa e produtiva da música, e conta com os apoios da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo de Minas Gerais.
Por onde passa, a Feira oferta a promoção de profissionais da região incorporando em seu staff os diversos serviços para a realização deste grande evento.
Com o objetivo de abranger todos os ritmos e estilos nacionais, bem como todos os ramos do mercado musical - independente de tamanho -, a Feira Música Brasil abre discussões e aponta os caminhos desse mercado para o ano seguinte: “Estima-se que a economia da Cultura movimente cerca de 6% do PIB e sabemos que boa parte provém da música. Com estrutura e organização, o segmento pode dar conta dos novos modelos de negócios que surgiram com a era digital.”, explica o diretor executivo da feira, Carlos “KK” Mamoni Júnior. A edição de 2009, em Recife (PE), recebeu um público de 400 mil pessoas durante cinco dias, em 35 shows, 100 mil pessoas nos 79 shows no Circuito Off Feira, 10 mil visitantes na área de experimentação da Feira e mais de 320 empresas, que geraram mais de 11.520 negociações, aferida pelo IBOPE. Estima-se que o volume gerado de negócios foi em torno de 50 milhões de reais. Também foram apresentados 45 painéis com convidados do mercado da música mundial, com 3 mil ouvintes. E mais de 2 milhões de pessoas ouviram as transmissões da FMB pelas rádios públicas.
A Feira Música Brasil também é um espaço de encontro dos profissionais da música para a discussão dos temas específicos do setor: “O espírito é esse. Juntar, agregar, possibilitar que a diversidade do nosso setor musical possa sentar numa mesa, ou em várias, para procurar caminhos para o futuro da música brasileira. Isto envolve fazer negócios e discutir política. Ou o contrário, fazer política e discutir negócios”, sinaliza Cacá Machado, Diretor do Centro de Música da Funarte/MinC.
O Conselho Rede Música Brasil é formado, atualmente, pelas seguinte entidades: ABMI (Associação Brasileira da Música Independente), ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos), ABER (Associação Brasileira de Editoras Reunidas), ABEM (Associação Brasileira de Editoras de Música), ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes), ABEART (Associação Brasileira de Empresários de Artistas), ARPUB (Associação das Rádios Públicas), Fórum Nacional da Música (FNM), Fora do Eixo, Central Única das Favelas (CUFA), Casas Associadas, Brasil Música & Artes (BM&A), Federação das Cooperativas de M&uacut e;sica, ABM (Academia Brasileira de Música) e Música Para Baixar. Diante da inexistência de entidades nacionais que representem a música de concerto, o Conselho convida profissionais que atuam no setor.
FEIRA MÚSICA BRASIL 2009
A Feira Música Brasil, idealizada em 2006, aconteceu, pela primeira vez, em fevereiro de 2007, na cidade do Recife. Foi o primeiro evento realizado pelo Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec) do Ministério da Cultura, com o objetivo de impulsionar a economia da cultura no País, aprovado dentro do Plano Plurianual do Governo Federal em junho de 2006.
Em 2009, a Feira Música Brasil concretizou-se como referência dentro do calendário musical nacional, agregando toda a cadeia produtiva do setor e a diversidade criativa da música brasileira.
Realizada de 9 a 13 de dezembro na cidade do Recife (PE), a Feira Música Brasil apresentou artistas como Kassin, André Abujamra, Mundo Livre S/A e Wilson das Neves, selecionados por meio de um edital, que dividiram os palcos com nomes renomados como Sepultura, Paralamas do Sucesso, Pitty e Arnaldo Antunes. Nos Painéis de Debates, o palestrante Gerd Leonhard, futurista midiático, foi um dos destaques da última edição da Feira, onde apresentou um panorama geral do mercado digital no mundo.
FEIRA MÚSICA BRASIL 2010
SHOWS
Durante cinco dias, dois palcos vão receber 40 shows, dos quais 10 serão convidados âncoras. Os outros 30 artistas serão selecionados por uma comissão (que será definida pelo Conselho Consultivo do evento) por meio de um processo de seleção pública, aberto a todo o país. O acesso aos shows será livre e gratuito, atendendo tanto o público da feira, como a população local.
PAINÉIS E PALESTRAS
Com temas voltados para profissionais do mercado da música, serão apresentados nove painéis, envolvendo cinco painelistas cada e duas palestras. Os painelistas e palestrantes serão apontados pelo Conselho Consultivo da Feira, com a preocupação de trazer pessoas estratégicas, que realmente qualifiquem os painéis e palestras.
CAPACITAÇÃO
A capacitação dos profissionais inscritos trará temas estratégicos para o desen volvimento do setor, que vem sofrendo grandes mudanças em face da tecnologia digital. Os nomes dos ministrantes e os temas serão definidos pelo Conselho Consultivo.
ESTANDES
As empresas e profissionais interessados em divulgar seus produtos e serviços aos profissionais do setor terão uma área específica. As solicitações poderão ser feitas pelo site http://www.feiramúsicabrasil.com.br/.
ÁREA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Para os profissionais do mercado da música na área júridica, a Feira Música Brasil 2010 prestará suportes para licenciamentos, uso de mecanismos de crédito, entre outros assuntos específicos.
RODADAS DE NEGÓCIOS
Três rodadas de negócios, sendo uma por dia (exceto o dia da abertura e encerramento), poderão ter temas como: a venda de shows, os licenciamentos (incluindo audiovisual de música), a música digital e a música de concerto (incluindo partituras), entre outros. São voltados para os profissionais inscritos, como empresas, cooperativas, pontos de cultura, músicos, agentes de artistas, entre outros, pelo site http://www.feiramúsicabrasil.com.br/.
MOSTRA DE TECNOLOGIA
Para profissionais inscritos pelo site, a mostra apresentará o que há de mais recente no mundo digital, em pilares como criação, produção, gravação, divulgação/marketing, e-commerce (venda), entre outros assuntos de interesse com a modernização e agilidade do setor.
FEIRA DE PRODUTOS MUSICAIS
Para divulgar a diversidade musical brasileira e facilitar o acesso ao grande público, a Feira Música Brasil 2010 dispo nibilizará os catálogos completos de produtos a venda a preços promocionais, como CDs,
DVDs, equipamentos, instrumentos, livros e partituras, por exemplo. O evento também colocará à disposição um espaço para promoção de produtos independentes e divulgação da produção audiovisual sobre música. O acesso será livre e gratuito, atendendo tanto o público da feira, como a população da cidade.
MOSTRA DE FILMES SOBRE A MÚSICA DO BRASIL
Serão exibidos dois filmes por dia, em três dias de evento, com o objetivo de divulgar esse segmento importante do audiovisual brasileiro. Este é um instrumento qualificado de promoção da música, com grande potencial para exportação, mas pouco espaço nas salas de cinema e na televisão.