quinta-feira, 24 de junho de 2010

PRIMEIRO ESTÚDIO PÚBLICO

Primeiro estúdio público para gravação musical funciona também no fim de semana

Texto: Fernanda Geppert

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura Cidade Tiradentes, ampliou 40% o atendimento do primeiro estúdio público para gravação de CDs musicais. Desde o dia 29 de maio, o estúdio, que fica na Estação Juventude, em Cidade Tiradentes, passou a abrir também nos fins de semana, oferecendo dois dias mais para os músicos iniciantes da Capital.
O estúdio da Estação Juventude já promoveu a gravação gratuita de mais de 120 novos artistas, que ganham, até mesmo, capa para a produção. Além da ampliação de atendimento, a secretaria passou a direcionar os ensaios musicais para a praça multiuso da Estação, espaço desenvolvido para receber os artistas e eventos, liberando a agenda do estúdio para gravações.
"Com a mudança, quem trabalha passa a ter a chance de usar o estúdio aos sábados e domingos", explica o subprefeito de Cidade Tiradentes. "É um ganho importante, que irá incentivar a cultura paulistana e os músicos iniciantes".
O estúdio conta com estrutura de isolamento acústico de pisos e paredes e porta acústica maciça revestida de lã de rocha. Para auxiliar na gravação do CD das bandas, a subprefeitura disponibiliza um técnico de som que acompanha a produção e é responsável pela edição das músicas. O salão principal é usado para a organização de saraus e ensaios abertos ao público.
"O estúdio oferece novas oportunidades aos jovens carentes que sonham com um futuro no cenário musical, mas não têm locais para ensaiar e muito menos condições de bancar uma gravação", diz o subprefeito.

Para utilizar tanto o estúdio quanto a praça - que também pode ser reservada para outros eventos -, é preciso agendar um horário, entre 9h e 17h, na Subprefeitura Cidade Tiradentes.
As gravações no estúdio - e o funcionamento da Estação Juventude - ocorrem das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. No intervalo das 12h às 13h30h é servida alimentação.